Acesso rápido

Resultados da busca: ACIC

14/03/2024

Desbloqueando o Potencial da Criatividade

Em um mercado saturado de informações, capturar a atenção do público é algo que se torna cada vez mais desafiador.

21/02/2024

Receita alerta MEI sobre erros no preenchimento da DASN-SIMEI

Prazo final para enviar a declaração anual de faturamento é 31 de maio. Ela deve ser entregue mesmo pelo microempreendedor individual que não teve receita em 2023.

07/02/2024

Folia que Vende: Como Preparar o seu Negócio para o Carnaval

O Carnaval de Campinas está se aproximando e, com ele, surge a chance de impulsionar as vendas do seu negócio.

31/01/2024

Futuro do Varejo: A Revolução da Personalização com a Inteligência Artificial

Vamos explorar como essa tecnologia está redefinindo o cenário varejista e de que modo você, empresário, pode aproveitar ao máximo essa revolução.

31/01/2024

Feirão em Campinas vai oferecer consulta gratuita ao SCPC

A ACIC oferecerá consulta gratuita para pessoas físicas e empresas

17/01/2024

Com que frequência você deve postar no Instagram?

Pergunta frequente, que divide muitas opiniões entre os gestores de mídia social, criadores e empreendedores individuais.

17/01/2024

Os desafios para o varejo em 2024

Juros, emprego e renda até podem jogar a favor do consumo. Agora, crédito continua caro, consumidor, ainda mais exigente, e competição com importados só deve aumentar.

27/12/2023

Dicas sobre Liderança para aplicar em 2024

Neste artigo, vamos explorar estratégias valiosas para todos os tipos de profissionais, desde aqueles que buscam cargos de gestão até proprietários de empresas.

21/12/2023

BOX DE MARKETING 2024

Kit de Marketing gratuito, para alavancar os resultados da sua empresa, pode ser o diferencial para o seu sucesso em 2024.

29/11/2023

A importância da mediação para pequenos negócios

A advogada Patrícia Freitas (à esq.) compartilhou com empreendedores algumas vantagens dos meios extrajudiciais de resolução de litígios durante seminário promovido pela CEMAAC.

28/11/2023

Passo a passo para abrir um MEI ainda este ano: Tudo o que você precisa saber

Orientações detalhadas sobre como iniciar um registro de MEI, documentos necessários, vantagens fiscais e benefícios de se tornar um MEI através do Espaço MEI.

23/11/2023

ACIC prevê aumento de 15% no comércio na Black Friday

Além do dia de promoções, 13º salário é fator importante para a expectativa de desempenho positivo

23/08/2023

MEI Descomplicado: Formalização x Legalização, Qual a Diferença?

A jornada do Microempreendedor Individual envolve tanto a formalização quanto a legalização, sendo ambas essenciais para o sucesso e a sustentabilidade do negócio.

26/07/2023

Foco total na revitalização do Centro

Essa iniciativa, inserida no contexto das comemorações dos 249 anos da cidade, revela-se como um importante passo em direção à recuperação e revitalização do Centro de Campinas.

09/12/2019

Vendas da Black Friday crescem 6,50% em Campinas e Região

Em Campinas e Região, a Black Friday movimentou R$ 480 milhões, cerca de 6,70% acima dos R$ 450 milhões previstos, sendo 55% nas vendas on-line e 45% nas lojas físicas, de acordo com cálculos do departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). Em Campinas, especificamente...

12/01/2018

A busca da autorrealização

Quais são nossas ambições, nossos desejos e nossas reais possibilidades para este começo de ano?

10/01/2018

O desafio da 4ª Revolução Industrial

O que há pela frente são novas tecnologias e o que elas trazem consigo, como novas profissões e atividades baseadas na capacidade cognitiva. Tudo isso, claro, de maneira acelerada. Assim, acelerada, também deve ser nossa resposta.

05/01/2018

Vendas de dezembro de 2017 se expandem frente a dezembro passado

As vendas varejistas fecharam no azul em Campinas, 2,31%, e na RMC, em 1,86%

17/11/2017

Isso é o que você precisa saber para preparar sua empresa para o Black Friday

[Tempo de leitura: 3 minutos] Este mês, ocorre uma das principais datas promocionais para vendas no varejo em todo mundo, a Black Friday, momento que os consumidores esperam ansiosamente para irem às compras em busca das melhores oportunidades. Esse momento tão aguardado pelos consumidores surgiu inicialmente no final da dé...

08/11/2017

Consumo de outubro cresce em Campinas e região

Consumidor comprou mais a crédito, e menos à vista, já refletindo a queda nas taxas de juros

13/10/2017

Música na loja ajuda a vender mais

Música dentro de loja não é luxo, tão pouco desnecessária. Músicas corretas ajudam a vender mais – e isso é comprovado. Sabe por que funciona? Simplesmente porque os sons interferem no nosso psicológico, impactando fisiologicamente através do sistema nervoso. Há pelo menos tr&e...

09/10/2017

Varejo de setembro cresce 1,30% frente ao mesmo mês de 2016

Com uma elevação ainda pequena, o Comércio Varejista de Campinas e Região suplantou em 0,19% as vendas de agosto, e em 1,30% as de setembro do ano passado. Apesar do feriado prolongado de Dia da Pátria, o consumidor comprou mais à vista, 2,69%, e menos a prazo, (-2,27%), tendo em vista a melhora da macroecono...

06/10/2017

Como estamos construindo nosso legado

Temos acompanhado grandes discussões em relação ao legado (ou a falta dele) em relação às Olimpíadas de 2016, algo tão recente e já questionado de todas as formas. O que se diz é que não tivemos os benefícios esperados em nosso país, um perfeito conflito sem solu&cc...

15/09/2017

A comunicação corporativa em tempos de smartphones

A velocidade das mudanças tem sido tema constante de muitos eventos e de seus palestrantes, assim como a discussão sobre como acompanhar essas mudanças no mundo dos negócios para que uma organização não fique para trás. A impressão é de que todo dia temos algo novo e que tudo está...

08/08/2017

Vendas de julho/2017 em queda frente a julho/2016 em Campinas e Região

As vendas do comércio varejista de Campinas e Região apresentaram uma redução de 3,60% em relação à julho de 2016, mas superou em 2,55% as vendas de junho de 2017.  O julho em si, é um mês de férias escolares, com movimentação mais intensa em viagens e turismo, que &...

28/06/2017

O que é e como funciona o Inbound Marketing?

Daniel Monaco, Junho/2017 O Inbound Marketing, conhecido também como marketing de permissão ou marketing de atração, é uma metodologia de marketing digital que cada vez mais tem sido adotada por diversas empresas no Brasil e no mundo, com o objetivo de entender o comportamento dos consumidores no contexto digital e in...

27/06/2017

Diferenciação de preços: uma conquista do consumidor

Agora é lei! Estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços de todo o Brasil poderão conceder desconto para pagamentos feitos em dinheiro à vista. A Medida Provisória, MP, 764, publicada no final de dezembro, torna legal esta prática que já era adotada informalmente por muitas empresas, principalment...

08/06/2017

Vendas no varejo em maio de 2017 em expansão em Campinas e Região

O comércio varejista de Campinas e Região apresentou neste mês de maio de 2017, uma movimentação positiva, quando se constata uma elevação de 2,10% nas vendas de maio/2017, contra as vendas de maio/2016.  Na avaliação com os números de Abril passado, a expansão foi de 16,86...

05/06/2017

Os desafios da gestão empresarial brasileira

Já há muitos anos se fala na dificuldade da gestão empresarial brasileira. Há também muita reclamação de se fazer negócios no Brasil, e há todo tipo de índices que podem ajudar nesse debate e no ataque a vários pontos que são denotados como sendo dificultadores de se fazer...

02/06/2017

Sua vitrine vende produto ou valor?

Sua vitrine tem sido usada apenas para mostrar produtos à venda? Se sim, me desculpe dizer, mas você está fazendo isso errado e talvez desde a metade da década de 1990. Isso porque desde essa época o varejo tem focado suas estratégias na criação de valor e não mais na simples oferta de produtos...

29/05/2017

Como o Marketing Digital pode fazer sua empresa ganhar visibilidade na Internet e aumentar as vendas

Daniel Monaco, Maio/2017 O consumidor moderno utiliza-se, cada vez mais, da Internet no celular ou computador, para buscar informações sobre os produtos e serviços que deseja adquirir. Nesse contexto de mudança do comportamento de compra do consumidor, muitas empresas têm adotado estratégias de marketing digital...

18/04/2017

Marketing de conteúdo: As oportunidades geradas com a mudança no comportamento de compra do consumidor pós-Internet

Mais do que possibilitar a conexão multimídia e instantânea entre as pessoas, o uso das tecnologias de Internet tem gerado transformações significativas no comportamento de compra do consumidor. Muitas empresas estão investimento em marketing de conteúdo para acompanhar e tirar proveito dessas mudança...

06/04/2017

Vendas no varejo em Campinas e região se expandem após o Carnaval

O comércio varejista de Campinas e Região, apresentou neste mês de março de 2017, uma movimentação de 2,70% acima da movimentação de março de 2016.  Mantendo uma tradição que tudo começa a funcionar no mercado após o Carnaval, observa-se que os consumidores volt...

04/04/2017

Dicas simples de produtividade para organizar sua vida no trabalho

Aproveito esta oportunidade para reproduzir, contextualizadamente, o artigo de David Lavenda, publicado no site “Entrepreneur” no início deste ano em 13 de janeiro de 2017. David nos traz de forma simples, organizada e objetiva, boas dicas de produtividade para nosso dia a dia no trabalho, e que se aplicam também em nossas vidas....

29/03/2017

O que é essa tal experiência de compra?

Experiência de compra pode ser definida como o conjunto das percepções que um shopper constrói ao interagir com uma operação varejista, durante o ato de compra ou pesquisa. Essa percepção parte da interação com um enorme conjunto de elementos, tais como arquitetura e aspectos visuai...

09/03/2017

As lições de Hollywood para o mundo dos negócios

Nosso dia a dia no mundo dos negócios inclui uma série de conceitos que são amplamente discutidos e promovidos pelos mais variados e renomados palestrantes. Vemos continuamente alguém promover atitudes e comportamentos que certamente vão nos propiciar sucesso em algo que fazemos. Muitos desses hábitos [compostos p...

17/02/2017

5 dicas para um marketing sensorial descomplicado

Marketing sensorial é um conjunto de ações de comunicação não-verbal, de baixo custo, usado principalmente no ponto de venda (PDV). Tem como finalidade fixar uma marca, um produto ou até mesmo um serviço na mente do consumidor, através de sensações que gerem vínculo emocio...

13/02/2017

Profissões em alta nos últimos 500 anos

Muito se tem falado, escrito e ensinado neste século 21 sobre carreiras. Afinal, uma grande parte de nossa vida será vivida trabalhando, então, que seja em algo bom e proveitoso. Muito se tem feito também para orientar os jovens a escolherem bem sua formação, sua profissão e terem uma carreira profissional ...

16/01/2017

Os pilares do compliance corporativo no Brasil e seus benefícios.

O ano de 2017 começa cheio de expectativas. Depois de três anos operando no negativo, não há muita certeza sobre o que esperar da economia, seja crescimento, ou mesmo ainda estabilidade que se traduz em estagnação. A indicação é de que o governo brasileiro está em busca de aç&otil...

05/01/2017

Sua vitrine tem as 7 estruturas básicas necessárias?

Todo varejista sabe do potencial comercial de uma boa vitrine, mas, pela minha experiência em atendimentos, noto também que poucos sabem que estão subutilizando essa ferramenta tão poderosa para o branding e para as vendas.  O desenho abaixo ilustra um modelo genérico de vitrine quanto a sua estrutura. Podemos dec...

19/12/2016

Filosofia Lean e o seu negócio

Hoje trago para vocês mais um tópico interessante e que pode influenciar seu negócio. Apresento a filosofia LEAN. A ideia central dessa filosofia, que quer dizer “enxuto” ou “esbelto”, é ampliar o valor do consumidor, minimizando os desperdícios. O processo Lean agrega maior valor para os clientes ...

19/12/2016

A estrada da recuperação econômica e como percorrê-la

Você está buscando a recuperação do seu negócio? Veja aqui algumas considerações imprescindíveis

15/12/2016

O novo comportamento do consumidor

Se você tem um negócio ou trabalha para algumas marcas, sabe o quanto este clima de instabilidade política e econômica afeta a tomada de decisões - tanto de quem compra quanto de quem vende. Quando a situação fica meio nebulosa, é importante parar, entender as mudanças no comportamento do consum...

05/12/2016

A influência e importância do YouTube para sua marca

O YouTube é muito mais do que uma mídia social. É um lugar onde assuntos surgem, conteúdos são amplificados, e por fim causam impactos na vida das pessoas. O Brasil já é o segundo maior mercado do mundo em horas de vídeo assistidas, além de contar com 82 milhões de usuários. A...

30/11/2016

Por que usar materiais de comunicação no ponto de venda?

Materiais de ponto de venda englobam displays, cartazes, painéis, faixa de gôndola, displays, cartazetes, móbiles, folheto, stopper, luminosos, indicadores, balões, letreiros, sinalética, expositores específicos, entre outros, que podem contribuir para a compra, na medida que orientam na organização e...

25/11/2016

Você está preparado para a retomada dos negócios? Seus processos, sistemas, e controles internos estão em dia?

Muito se tem falado ultimamente sobre liderança e gestão, e sobre como desempenhar seu papel de líder bem como sua função de gestor, de forma exemplar. Um dos grandes desafios de todo líder, na própria gestão, tem sido unir a estratégia às pessoas. Muitas empresas divulgam estraté...

17/11/2016

O que esperar da BLACK FRIDAY 2016

A Black Friday é mais um dia especial de vendas usado pelos lojistas para alavancar os negócios, queimar estoques e se preparar para o ano seguinte. A Black Friday brasileira começou online e depois se espalhou para as lojas físicas. A internet é o ambiente nativo do evento, cada vez mais impulsionado pelo crescimento do...

31/10/2016

Lifestyle do público-alvo deve orientar a atmosfera de loja

Invariavelmente tenho a confirmação de que a ideia de conhecer o público-alvo, para muitos varejistas, é apenas um apelo metodológico daqueles que se propõe a dar algum tipo de treinamento ou consultoria. E, por isso, infelizmente muitos lojistas ainda acham que a segmentação por classe econômi...

19/10/2016

Estratégias competitivas, o que são e como usá-las

"As regras do jogo não podem atingir seu efeito pretendido a menos que antecipem de forma correta o modo como os negócios respondem estrategicamente às oportunidades e às ameaças da concorrência" (Michael Porter, em seu livro Estratégia Competitiva, tomado como referência para a discuss&atild...

05/10/2016

Empreendedorismo em todas as idades

“Ter um bom emprego – um sonho de cada vez menos pessoas”

23/09/2016

Sob nova direção

O que você faria se fosse o novo presidente da sua própria empresa?

09/09/2016

CRIE ENGAJAMENTO NO PDV PARA UMA MELHOR EXPERIÊNCIA DE COMPRA

O consumidor é cada vez mais o foco do varejista. Produtos? São o meio, não mais o fim. Nessa jornada precisamos conhecer realmente quem é o indivíduo que compra periodicamente ou esporadicamente conosco, o que compra e, mais recentemente, como compra.  Sim, entender o processo de comportamento do consumidor no p...

24/08/2016

Cinco armadilhas comportamentais, como identificá-las e evitá-las

“Por que fazemos o que fazemos”. Com esta frase, em parte, Charles Duhigg complementa o título de seu livro “O Poder do Hábito”. Então repetimos a pergunta, por que fazemos o que fazemos? No desejo de fazermos o melhor, de forma exemplar e legitimamente, muitas vezes nos deparamos com um resultado insatisfat...

08/08/2016

Franquias: o passo a passo para empreender

Franquias: os números de um mercado promissor Franquia ou franchising empresarial, de acordo com a definição do SEBRAE, é um sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de usa da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos e serviços....

01/08/2016

Como redes sociais podem ajudar empresas a vender mais

As redes sociais no cotidiano do brasileiro Com a popularização dos smartphones e os avanços tecnológicos dos últimos tempos, as redes sociais caíram no gosto dos brasileiros, colocando o país entre um dos maiores consumidores deste tipo de produto no mundo. São mais de 650 horas mensais dedic...

01/08/2016

A gestão de pessoas nos negócios

“Ter as pessoas certas no lugar certo - o trabalho que nenhum líder pode delegar”, conforme Larry Bossidy e Ram Charan, no livro “Execução. A disciplina para conseguir resultados”. Se vamos falar da gestão de pessoas, vamos começar pela gestão de nós mesmos. Delegar é uma a...

28/07/2016

Entenda (e use) o poder de classificação das cores no varejo

Como afirmou Carl Jung, pai da psicologia analítica, as cores são a língua nativa do subconsciente e, portanto, afetam muito mais as emoções, interesses e comportamentos do consumidor do que podemos imaginar.  A famosa Gestalt, um ramo da psicologia que estuda a percepção das formas, afirma que para...

26/07/2016

Como o Marketing Digital pode ajudar a sua empresa?

Posso afirmar que pelo menos 90% dos leitores deste artigo já ouviram falar da expressão "Marketing Digital". E, se mais de 40% das pequenas empresas do estado de São Paulo já atuam com alguma iniciativa de Marketing Digital, podemos concluir que os empresários estão aprendendo a explorar seus benef&iacu...

25/07/2016

Vem aí a 4ª Semana de Negócios e Empreendedorismo!

Renovar ideias, aperfeiçoar ações e lapidar projetos a partir de boas práticas e exemplos de sucesso. A ACIC está em constante movimento, em busca de reforçar os laços com os associados e oferecer oportunidades concretas de crescimento no mercado. São 96 anos de uma história pautada em pioneir...

15/07/2016

AC SAÚDE: Plano de Saúde com qualidade e economia

AC SAÚDE: Plano de Saúde com qualidade e economia Em tempos de crise, concorrência acirrada e novos entrantes no mercado, investir em capital humano pode alavancar resultados e fortalecer as bases do seu negócio. A Associação Comercial e Industrial de Campinas entende a necessidade de ações estrat&...

11/07/2016

AC CELULAR: Economia com qualidade na sua empresa

Reduzir custos, enxugar gastos e rever orçamentos. O cenário econômico nacional pede uma visão mais assertiva sobre investimentos e maneiras de potencializar resultados com ações estratégicas. A ACIC, consciente das necessidades dos empreendedores de Campinas, busca, cada vez mais, soluções que...

07/07/2016

A arte de desmotivar seus melhores talentos.

Você já deve ter visto isso acontecer. Várias vezes. Como evitar?

22/06/2016

Como utilizar corretamente as tendências no varejo de moda?

Não precisa nem trabalhar com moda para saber que esse mercado é regido pelas aclamadas tendências. Elas, no entanto, nem sempre existiram. Surgiram, na verdade, como uma tentativa de “direcionar” o gosto da população e, assim, conseguir-se produzir peças em larga escala com menor chances de encalhe no ...

15/06/2016

A gestão comportamental dos negócios

Alguns escritores mencionam que empresas têm comportamento semelhante ao do ser humano, talvez uma forma figurativa para se fixar algumas ideias sobre como gerir os negócios. Entretanto, sem entrar no mérito da semelhança ou não dos comportamentos, acredito que sim, temos que gerir o comportamento dos nossos negóci...

07/06/2016

Varejo de maio levemente mais aquecido em Campinas e região

As vendas do comércio varejista de Campinas, em maio de 2016, quando avaliado com o mês de abril passado, apresentou uma elevação de 11,32%. Na comparação com maio de 2015, no entanto, o impacto foi negativo em 8,15%. Além do mês de maio comemorar o “Dia das Mães”, apresentou uma variação climática de temp...

03/06/2016

Quer conquistar uma nova colocação? Saiba como...

Seus diferenciais profissionais vão bastante além do que está no currículo

02/06/2016

A 4ª revolução industrial

A maioria das pessoas não enxerga que isso já está chegando

30/05/2016

Como melhorar o visual merchandising? Entenda em um passo a passo

No último artigo expliquei os níveis de visual merchandising, isto é, algumas das atividades fundamentais que a sua loja pode (ou não) estar trabalhando. E, muito provavelmente, você deve ter se questionado por onde começar a implantação de uma política de visual merchandising. Pretendo...

18/05/2016

A gestão cultural dos negócios

Não podemos criticar nossa própria cultura eternamente, em especial nossa cultura empresarial. Podemos sim, transformá-la, renová-la, profissionalizá-la. Já há algumas décadas que o Brasil vive uma nova realidade, fortemente marcada pela transição de um governo militar para um govern...

10/05/2016

Vendas de abril em contenção em Campinas e região

As vendas do comércio varejista de Campinas, em abril de 2016 continuam em queda, em comparação com abril de 2015, com uma redução de 9,38% no seu volume de vendas. Quando comparado com o mês anterior, abril de 2016 apresentou uma leve queda de 0,74%, que representa praticamente uma igualdade no volume de vendas, i...

09/05/2016

Sorte x Preparação

\"Sorte e azar sempre encontram preparo ou despreparo”

05/05/2016

O que você diria?

Se algum entrevistador em um processo seletivo perguntasse sua opinião sobre a “crise”, o que você diria?

03/05/2016

Os sete princípios de uma empresa bem-sucedida

Muito se ouve, hoje em dia, sobre as empresas e suas definições de visão, missão e valores. Também se veem várias definições de princípios e propósitos de toda forma. Definições essas que norteiam a atuação das suas respectivas empresas, ao mesmo tempo em que...

03/05/2016

Tudo Mudou...

Tudo mudou! E acho que todo munda já entendeu isso. Talvez alguns distraídos ou resistentes à mudança não queiram aceitar... Mas tudo mudou.  O conhecimento humano em 1900 dobrava a cada 45 anos, em 1945 a cada 25 anos, em 2015 a cada 13 meses e em 2020 dobrará a cada 12 horas. Até aos 35 anos as pe...

25/04/2016

Score de Visual Merchandising: Qual é o nível da sua loja?

O termo visual merchandising (VM) é cada vez mais difundido no mercado, porém, nem todos ainda conhecem realmente sua função e importância para o comércio. Por definição, podemos entender que o visual merchandising é um conjunto integrado de estratégias e ações or...

11/04/2016

Uma matéria que não se aprende na escola...

...e é condição essencial para o sucesso profissional

08/04/2016

Varejo de março influencia negativamente as vendas do 1º trimestre

As vendas do Comércio Varejista de Campinas, em Março de 2016, em avaliação com Março de 2015 tiveram uma redução de 5,56% no volume de vendas, apesar de ter uma evolução de 7,21%, quando avaliada com Fevereiro de 2016, por ser Março, um mês de mais dia corridos que Fevereiro pass...

05/04/2016

Ouvido seletivo

“Há momentos nos quais você deve escutar sem ouvir”

23/03/2016

As lojas virtuais não vão acabar com as lojas físicas

Você já deve ter ouvido falar da ascensão do consumo via e-commerce e dos riscos que isso acarreta para o seu negócio, certo? Na realidade criou-se um alarde sobre tal questão, tanto que há poucos anos chegaram a decretar a extinção das lojas físicas em função desse modelo de come...

22/03/2016

Os 3 elementos-chave para uma gestão empresarial de sucesso

À medida que uma sociedade evolui, a necessidade por serviços cresce e, consequentemente, esse setor se desenvolve, cita Rosalvo Lima em seu livro O ABC da Empresa de Serviços (tomado como referência para a discussão que se segue). Podemos notar essa observação claramente em uma revisão da evolu&cc...