Acesso rápido
Resultados da busca: ACIC
09/12/2019
Em Campinas e Região, a Black Friday movimentou R$ 480 milhões, cerca de 6,70% acima dos R$ 450 milhões previstos, sendo 55% nas vendas on-line e 45% nas lojas físicas, de acordo com cálculos do departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).
Em Campinas, especificamente...
12/01/2018
Quais são nossas ambições, nossos desejos e nossas reais possibilidades para este começo de ano?
10/01/2018
O que há pela frente são novas tecnologias e o que elas trazem consigo, como novas profissões e atividades baseadas na capacidade cognitiva. Tudo isso, claro, de maneira acelerada. Assim, acelerada, também deve ser nossa resposta.
05/01/2018
As vendas varejistas fecharam no azul em Campinas, 2,31%, e na RMC, em 1,86%
17/11/2017
[Tempo de leitura: 3 minutos]
Este mês, ocorre uma das principais datas promocionais para vendas no varejo em todo mundo, a Black Friday, momento que os consumidores esperam ansiosamente para irem às compras em busca das melhores oportunidades.
Esse momento tão aguardado pelos consumidores surgiu inicialmente no final da dé...
08/11/2017
Consumidor comprou mais a crédito, e menos à vista, já refletindo a queda nas taxas de juros
13/10/2017
Música dentro de loja não é luxo, tão pouco desnecessária. Músicas corretas ajudam a vender mais – e isso é comprovado. Sabe por que funciona? Simplesmente porque os sons interferem no nosso psicológico, impactando fisiologicamente através do sistema nervoso.
Há pelo menos tr&e...
09/10/2017
Com uma elevação ainda pequena, o Comércio Varejista de Campinas e Região suplantou em 0,19% as vendas de agosto, e em 1,30% as de setembro do ano passado.
Apesar do feriado prolongado de Dia da Pátria, o consumidor comprou mais à vista, 2,69%, e menos a prazo, (-2,27%), tendo em vista a melhora da macroecono...
06/10/2017
Temos acompanhado grandes discussões em relação ao legado (ou a falta dele) em relação às Olimpíadas de 2016, algo tão recente e já questionado de todas as formas. O que se diz é que não tivemos os benefícios esperados em nosso país, um perfeito conflito sem solu&cc...
15/09/2017
A velocidade das mudanças tem sido tema constante de muitos eventos e de seus palestrantes, assim como a discussão sobre como acompanhar essas mudanças no mundo dos negócios para que uma organização não fique para trás. A impressão é de que todo dia temos algo novo e que tudo está...
08/08/2017
As vendas do comércio varejista de Campinas e Região apresentaram uma redução de 3,60% em relação à julho de 2016, mas superou em 2,55% as vendas de junho de 2017. O julho em si, é um mês de férias escolares, com movimentação mais intensa em viagens e turismo, que &...
28/06/2017
Daniel Monaco, Junho/2017
O Inbound Marketing, conhecido também como marketing de permissão ou marketing de atração, é uma metodologia de marketing digital que cada vez mais tem sido adotada por diversas empresas no Brasil e no mundo, com o objetivo de entender o comportamento dos consumidores no contexto digital e in...
27/06/2017
Agora é lei! Estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços de todo o Brasil poderão conceder desconto para pagamentos feitos em dinheiro à vista. A Medida Provisória, MP, 764, publicada no final de dezembro, torna legal esta prática que já era adotada informalmente por muitas empresas, principalment...
08/06/2017
O comércio varejista de Campinas e Região apresentou neste mês de maio de 2017, uma movimentação positiva, quando se constata uma elevação de 2,10% nas vendas de maio/2017, contra as vendas de maio/2016. Na avaliação com os números de Abril passado, a expansão foi de 16,86...
05/06/2017
Já há muitos anos se fala na dificuldade da gestão empresarial brasileira. Há também muita reclamação de se fazer negócios no Brasil, e há todo tipo de índices que podem ajudar nesse debate e no ataque a vários pontos que são denotados como sendo dificultadores de se fazer...
02/06/2017
Sua vitrine tem sido usada apenas para mostrar produtos à venda? Se sim, me desculpe dizer, mas você está fazendo isso errado e talvez desde a metade da década de 1990. Isso porque desde essa época o varejo tem focado suas estratégias na criação de valor e não mais na simples oferta de produtos...
29/05/2017
Daniel Monaco, Maio/2017
O consumidor moderno utiliza-se, cada vez mais, da Internet no celular ou computador, para buscar informações sobre os produtos e serviços que deseja adquirir. Nesse contexto de mudança do comportamento de compra do consumidor, muitas empresas têm adotado estratégias de marketing digital...
18/04/2017
Mais do que possibilitar a conexão multimídia e instantânea entre as pessoas, o uso das tecnologias de Internet tem gerado transformações significativas no comportamento de compra do consumidor. Muitas empresas estão investimento em marketing de conteúdo para acompanhar e tirar proveito dessas mudança...
06/04/2017
O comércio varejista de Campinas e Região, apresentou neste mês de março de 2017, uma movimentação de 2,70% acima da movimentação de março de 2016. Mantendo uma tradição que tudo começa a funcionar no mercado após o Carnaval, observa-se que os consumidores volt...
04/04/2017
Aproveito esta oportunidade para reproduzir, contextualizadamente, o artigo de David Lavenda, publicado no site “Entrepreneur” no início deste ano em 13 de janeiro de 2017. David nos traz de forma simples, organizada e objetiva, boas dicas de produtividade para nosso dia a dia no trabalho, e que se aplicam também em nossas vidas....
29/03/2017
Experiência de compra pode ser definida como o conjunto das percepções que um shopper constrói ao interagir com uma operação varejista, durante o ato de compra ou pesquisa. Essa percepção parte da interação com um enorme conjunto de elementos, tais como arquitetura e aspectos visuai...
09/03/2017
Nosso dia a dia no mundo dos negócios inclui uma série de conceitos que são amplamente discutidos e promovidos pelos mais variados e renomados palestrantes. Vemos continuamente alguém promover atitudes e comportamentos que certamente vão nos propiciar sucesso em algo que fazemos. Muitos desses hábitos [compostos p...
17/02/2017
Marketing sensorial é um conjunto de ações de comunicação não-verbal, de baixo custo, usado principalmente no ponto de venda (PDV). Tem como finalidade fixar uma marca, um produto ou até mesmo um serviço na mente do consumidor, através de sensações que gerem vínculo emocio...
13/02/2017
Muito se tem falado, escrito e ensinado neste século 21 sobre carreiras. Afinal, uma grande parte de nossa vida será vivida trabalhando, então, que seja em algo bom e proveitoso. Muito se tem feito também para orientar os jovens a escolherem bem sua formação, sua profissão e terem uma carreira profissional ...
16/01/2017
O ano de 2017 começa cheio de expectativas. Depois de três anos operando no negativo, não há muita certeza sobre o que esperar da economia, seja crescimento, ou mesmo ainda estabilidade que se traduz em estagnação. A indicação é de que o governo brasileiro está em busca de aç&otil...
05/01/2017
Todo varejista sabe do potencial comercial de uma boa vitrine, mas, pela minha experiência em atendimentos, noto também que poucos sabem que estão subutilizando essa ferramenta tão poderosa para o branding e para as vendas.
O desenho abaixo ilustra um modelo genérico de vitrine quanto a sua estrutura. Podemos dec...
19/12/2016
Hoje trago para vocês mais um tópico interessante e que pode influenciar seu negócio. Apresento a filosofia LEAN. A ideia central dessa filosofia, que quer dizer “enxuto” ou “esbelto”, é ampliar o valor do consumidor, minimizando os desperdícios. O processo Lean agrega maior valor para os clientes ...
19/12/2016
Você está buscando a recuperação do seu negócio? Veja aqui algumas considerações imprescindíveis
15/12/2016
Se você tem um negócio ou trabalha para algumas marcas, sabe o quanto este clima de instabilidade política e econômica afeta a tomada de decisões - tanto de quem compra quanto de quem vende. Quando a situação fica meio nebulosa, é importante parar, entender as mudanças no comportamento do consum...
05/12/2016
O YouTube é muito mais do que uma mídia social. É um lugar onde assuntos surgem, conteúdos são amplificados, e por fim causam impactos na vida das pessoas. O Brasil já é o segundo maior mercado do mundo em horas de vídeo assistidas, além de contar com 82 milhões de usuários.
A...
30/11/2016
Materiais de ponto de venda englobam displays, cartazes, painéis, faixa de gôndola, displays, cartazetes, móbiles, folheto, stopper, luminosos, indicadores, balões, letreiros, sinalética, expositores específicos, entre outros, que podem contribuir para a compra, na medida que orientam na organização e...
25/11/2016
Muito se tem falado ultimamente sobre liderança e gestão, e sobre como desempenhar seu papel de líder bem como sua função de gestor, de forma exemplar. Um dos grandes desafios de todo líder, na própria gestão, tem sido unir a estratégia às pessoas. Muitas empresas divulgam estraté...
17/11/2016
A Black Friday é mais um dia especial de vendas usado pelos lojistas para alavancar os negócios, queimar estoques e se preparar para o ano seguinte. A Black Friday brasileira começou online e depois se espalhou para as lojas físicas. A internet é o ambiente nativo do evento, cada vez mais impulsionado pelo crescimento do...
31/10/2016
Invariavelmente tenho a confirmação de que a ideia de conhecer o público-alvo, para muitos varejistas, é apenas um apelo metodológico daqueles que se propõe a dar algum tipo de treinamento ou consultoria. E, por isso, infelizmente muitos lojistas ainda acham que a segmentação por classe econômi...
19/10/2016
"As regras do jogo não podem atingir seu efeito pretendido a menos que antecipem de forma correta o modo como os negócios respondem estrategicamente às oportunidades e às ameaças da concorrência" (Michael Porter, em seu livro Estratégia Competitiva, tomado como referência para a discuss&atild...
05/10/2016
“Ter um bom emprego – um sonho de cada vez menos pessoas”
23/09/2016
O que você faria se fosse o novo presidente da sua própria empresa?
09/09/2016
O consumidor é cada vez mais o foco do varejista. Produtos? São o meio, não mais o fim. Nessa jornada precisamos conhecer realmente quem é o indivíduo que compra periodicamente ou esporadicamente conosco, o que compra e, mais recentemente, como compra.
Sim, entender o processo de comportamento do consumidor no p...
24/08/2016
“Por que fazemos o que fazemos”. Com esta frase, em parte, Charles Duhigg complementa o título de seu livro “O Poder do Hábito”. Então repetimos a pergunta, por que fazemos o que fazemos?
No desejo de fazermos o melhor, de forma exemplar e legitimamente, muitas vezes nos deparamos com um resultado insatisfat...
08/08/2016
Franquias: os números de um mercado promissor
Franquia ou franchising empresarial, de acordo com a definição do SEBRAE, é um sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de usa da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos e serviços....
01/08/2016
As redes sociais no cotidiano do brasileiro
Com a popularização dos smartphones e os avanços tecnológicos dos últimos tempos, as redes sociais caíram no gosto dos brasileiros, colocando o país entre um dos maiores consumidores deste tipo de produto no mundo. São mais de 650 horas mensais dedic...
01/08/2016
“Ter as pessoas certas no lugar certo - o trabalho que nenhum líder pode delegar”, conforme Larry Bossidy e Ram Charan, no livro “Execução. A disciplina para conseguir resultados”.
Se vamos falar da gestão de pessoas, vamos começar pela gestão de nós mesmos. Delegar é uma a...
28/07/2016
Como afirmou Carl Jung, pai da psicologia analítica, as cores são a língua nativa do subconsciente e, portanto, afetam muito mais as emoções, interesses e comportamentos do consumidor do que podemos imaginar.
A famosa Gestalt, um ramo da psicologia que estuda a percepção das formas, afirma que para...
26/07/2016
Posso afirmar que pelo menos 90% dos leitores deste artigo já ouviram falar da expressão "Marketing Digital". E, se mais de 40% das pequenas empresas do estado de São Paulo já atuam com alguma iniciativa de Marketing Digital, podemos concluir que os empresários estão aprendendo a explorar seus benef&iacu...
25/07/2016
Renovar ideias, aperfeiçoar ações e lapidar projetos a partir de boas práticas e exemplos de sucesso. A ACIC está em constante movimento, em busca de reforçar os laços com os associados e oferecer oportunidades concretas de crescimento no mercado. São 96 anos de uma história pautada em pioneir...
15/07/2016
AC SAÚDE: Plano de Saúde com qualidade e economia
Em tempos de crise, concorrência acirrada e novos entrantes no mercado, investir em capital humano pode alavancar resultados e fortalecer as bases do seu negócio. A Associação Comercial e Industrial de Campinas entende a necessidade de ações estrat&...
11/07/2016
Reduzir custos, enxugar gastos e rever orçamentos. O cenário econômico nacional pede uma visão mais assertiva sobre investimentos e maneiras de potencializar resultados com ações estratégicas. A ACIC, consciente das necessidades dos empreendedores de Campinas, busca, cada vez mais, soluções que...
07/07/2016
Você já deve ter visto isso acontecer. Várias vezes. Como evitar?
22/06/2016
Não precisa nem trabalhar com moda para saber que esse mercado é regido pelas aclamadas tendências. Elas, no entanto, nem sempre existiram. Surgiram, na verdade, como uma tentativa de “direcionar” o gosto da população e, assim, conseguir-se produzir peças em larga escala com menor chances de encalhe no ...
15/06/2016
Alguns escritores mencionam que empresas têm comportamento semelhante ao do ser humano, talvez uma forma figurativa para se fixar algumas ideias sobre como gerir os negócios. Entretanto, sem entrar no mérito da semelhança ou não dos comportamentos, acredito que sim, temos que gerir o comportamento dos nossos negóci...
07/06/2016
As vendas do comércio varejista de Campinas, em maio de 2016, quando avaliado com o mês de abril passado, apresentou uma elevação de 11,32%. Na comparação com maio de 2015, no entanto, o impacto foi negativo em 8,15%.
Além do mês de maio comemorar o “Dia das Mães”, apresentou uma variação climática de temp...
03/06/2016
Seus diferenciais profissionais vão bastante além do que está no currículo
02/06/2016
A maioria das pessoas não enxerga que isso já está chegando
30/05/2016
No último artigo expliquei os níveis de visual merchandising, isto é, algumas das atividades fundamentais que a sua loja pode (ou não) estar trabalhando. E, muito provavelmente, você deve ter se questionado por onde começar a implantação de uma política de visual merchandising.
Pretendo...
18/05/2016
Não podemos criticar nossa própria cultura eternamente, em especial nossa cultura empresarial. Podemos sim, transformá-la, renová-la, profissionalizá-la.
Já há algumas décadas que o Brasil vive uma nova realidade, fortemente marcada pela transição de um governo militar para um govern...
10/05/2016
As vendas do comércio varejista de Campinas, em abril de 2016 continuam em queda, em comparação com abril de 2015, com uma redução de 9,38% no seu volume de vendas. Quando comparado com o mês anterior, abril de 2016 apresentou uma leve queda de 0,74%, que representa praticamente uma igualdade no volume de vendas, i...
09/05/2016
\"Sorte e azar sempre encontram preparo ou despreparo”
05/05/2016
Se algum entrevistador em um processo seletivo perguntasse sua opinião sobre a “crise”, o que você diria?
03/05/2016
Muito se ouve, hoje em dia, sobre as empresas e suas definições de visão, missão e valores. Também se veem várias definições de princípios e propósitos de toda forma. Definições essas que norteiam a atuação das suas respectivas empresas, ao mesmo tempo em que...
03/05/2016
Tudo mudou! E acho que todo munda já entendeu isso. Talvez alguns distraídos ou resistentes à mudança não queiram aceitar... Mas tudo mudou.
O conhecimento humano em 1900 dobrava a cada 45 anos, em 1945 a cada 25 anos, em 2015 a cada 13 meses e em 2020 dobrará a cada 12 horas. Até aos 35 anos as pe...
25/04/2016
O termo visual merchandising (VM) é cada vez mais difundido no mercado, porém, nem todos ainda conhecem realmente sua função e importância para o comércio. Por definição, podemos entender que o visual merchandising é um conjunto integrado de estratégias e ações or...
11/04/2016
...e é condição essencial para o sucesso profissional
08/04/2016
As vendas do Comércio Varejista de Campinas, em Março de 2016, em avaliação com Março de 2015 tiveram uma redução de 5,56% no volume de vendas, apesar de ter uma evolução de 7,21%, quando avaliada com Fevereiro de 2016, por ser Março, um mês de mais dia corridos que Fevereiro pass...
05/04/2016
“Há momentos nos quais você deve escutar sem ouvir”
23/03/2016
Você já deve ter ouvido falar da ascensão do consumo via e-commerce e dos riscos que isso acarreta para o seu negócio, certo? Na realidade criou-se um alarde sobre tal questão, tanto que há poucos anos chegaram a decretar a extinção das lojas físicas em função desse modelo de come...
22/03/2016
À medida que uma sociedade evolui, a necessidade por serviços cresce e, consequentemente, esse setor se desenvolve, cita Rosalvo Lima em seu livro O ABC da Empresa de Serviços (tomado como referência para a discussão que se segue).
Podemos notar essa observação claramente em uma revisão da evolu&cc...