http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/77.jpg
Eduardo Vilas Bôas
Eduardo Vilas Bôas
Professor, consultor, blogger e editor do MMdaMODA

CRIE ENGAJAMENTO NO PDV PARA UMA MELHOR EXPERIÊNCIA DE COMPRA

O consumidor é cada vez mais o foco do varejista. Produtos? São o meio, não mais o fim. Nessa jornada precisamos conhecer realmente quem é o indivíduo que compra periodicamente ou esporadicamente conosco, o que compra e, mais recentemente, como compra. 

Sim, entender o processo de comportamento do consumidor no ponto de venda é fundamental para entregar-se uma experiência de compra satisfatória. Afinal, como tanto se fala, a experiência é mais lembrada do que o próprio produto e fazer compras, cada vez mais, é compreendido como um objetivo (desejos) e não com um objetivo (necessidades).

Alguns acadêmicos e profissionais de mercado têm construído modelos que organizam o comportamento do consumidor no ponto de venda. Enquanto ainda não há um consenso – particularmente creio que nunca haverá – alguns pontos são concordantes e, um deles, é a necessidade de criar engajamento no shopper.

Engajamento é o nível de envolvimento, interação e relacionamento do consumidor com uma marca. O bom nível de engajamento deve despertar no shopper um conjunto de ações que resultem no uso, na defesa e no compartilhamento do produto, serviço, marca ou ideia.

Para criar engajamento é preciso algum tipo de conexão forte com o consumidor, seja num contexto de utilidade (descontos, por exemplo) ou emocional (ser divertido, por exemplo). Mas, de nada adianta sensibilizá-lo e não fornecer a ele mecanismos de propagar sua boa experiência no momento que a vivencia: deixar para depois é exigir muito da boa vontade do cliente.

As mídias sociais têm mostrado a sua enorme capacidade de aproveitar a impulsividade do shopper, ajudando a dar maior visibilidade a ações simples do ponto de venda, aquilo que chamamos de buzz marketing. Por exemplo, peça para os seus consumidores tirarem fotos na loja ou consumindo o seu produto para postar usando alguma hashtag promocional especifica. Veja o exemplo da marca de moda Cavalera: no espelho do provador, espaço no qual o cliente tem privacidade para tirar uma selfie, há uma comunicação pedindo que postem a foto com a hashtag #CavaRockerNaPista a fim de conseguir-se desconto nos produtos.

Já o Shopping Diagonal Mar, sediado em Barcelona, investiu um pouco mais na ação e desenvolveu uma sacola com um modelo masculino estampado e, no lugar da boca, havia um QR Code. As clientes usavam seus smartphones para ouvir o galã cobri-las de elogios sensuais e divertiram-se muito com a situação (confira no vídeo abaixo).

Imagine quantas pessoas postaram essas ações em suas mídias sociais compartilhando sua experiência memorável! E quantas pessoas devem ter ido até o shopping/loja a fim de conquistar uma dessas vantagens (desconto ou sacola) e poder viver a mesma experiência? Isso é um bom engajamento no ponto de venda: vender uma ideia e torná-la pública de forma espontânea pelo endosso do próprio shopper.  


Eduardo Vilas Bôas| Coluna, Engajamento, PDV, Experiência, Compra, Eduar-Vilas-Boas, Artigo, ACIC, Acicampinas

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados