No dia do comerciante, Acic divulga alta de 3,1% nas vendas do setor

O faturamento em Campinas no primeiro semestre de 2024 somou R$ 6,6 bilhões, um aumento de 3,1% em comparação ao mesmo período de 2023.

Em 16 de julho de 1953, pela Lei Nº 2.048 e por iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC), foi instituído o “Dia do Comerciante”. Esta data celebra o economista, jurista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, nascido na Bahia em 16 de julho e considerado o patrono do comércio no Brasil. Cairu foi fundamental para o desenvolvimento de políticas de bom relacionamento comercial com outros países e leis em benefício dos novos empreendedores.

O Dia do Comerciante visa homenagear os proprietários de lojas e estabelecimentos comerciais, reconhecendo sua importante contribuição para a economia, ao oferecer produtos e serviços aos consumidores e impulsionar o crescimento comercial e empresarial do país.

Segundo o departamento de economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), o faturamento em Campinas no primeiro semestre de 2024 somou R$ 6,6 bilhões, um aumento de 3,1% em comparação ao mesmo período de 2023, que foi de R$ 6,4 bilhões. Este crescimento foi impulsionado principalmente pelo setor de de vestuário e calçados (2,0%) , seguido de alimentação, que registrou um aumento de 0,7%, seguido pelo segmento e artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria (0,2%).

A inadimplência de janeiro a junho de 2024 registrou cerca de 374.359 carnês/boletos não pagos, em comparação aos 378.556 no mesmo período de 2023, representando uma redução de 1,11%.

De acordo com o último dado do Ministério do Trabalho, de janeiro a maio de 2024, foram gerados 9.361 postos de trabalho em Campinas, um aumento de 19,3% em relação aos 7.844 do mesmo período de 2023. A taxa de desemprego na cidade está estimada em 6,84%, comparada a 8,67% no ano anterior.

“A geração de empregos, distribuição de renda e combate às desigualdades sociais são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico. Fortalecer e estruturar o empresariado, os microempreendedores individuais e as micro e pequenas empresas é essencial, pois o empreendedorismo tem o potencial de alavancar a economia e contribuir no combate às desigualdades”, diz o economista da Acic, Mário Eduardo Campos.

“Após a pandemia de 2019, o rápido e crescente avanço da inovação tecnológica está inevitavelmente mudando as tendências de venda, consumo e pagamento. É crucial aceitar e nos preparar para o futuro próximo na nova era digital”, finaliza Campos.

Comerciante, ACIC, Vendas

Pode lhe interessar