http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/87.jpg
Victor Faidiga
Victor Faidiga
Economista do departamento de Economia da ACIC.

A influência e importância do YouTube para sua marca

O YouTube é muito mais do que uma mídia social. É um lugar onde assuntos surgem, conteúdos são amplificados, e por fim causam impactos na vida das pessoas. O Brasil já é o segundo maior mercado do mundo em horas de vídeo assistidas, além de contar com 82 milhões de usuários.

A razão desse sucesso todo se dá pela alta seletividade por parte dos expectadores. É uma audiência engajada, com poder de compra e que não consome conteúdo passivamente, bem diferente da televisão. Desse modo, ele pode ser uma ferramenta para construção de sua marca. Existem grandes três razões que mostram a importância do YouTube:

1 - INFLUÊNCIA

O YouTube tem tido um papel fundamental nos movimentos sociais e nas transformações da sociedade como um todo. Um exemplo é da youtuber Jout Jout, que convoca as mulheres a fazer um escândalo ao #OrgulhoDeSer. Isso evidencia os valores de representatividade, liberdade de expressão e diversidade da plataforma. No ano passado, das dez celebridades mais influentes entre os jovens, 5 já eram youtubers.

2 – AUDIÊNCIA

A segunda razão é o comportamento específico da audiência. As pessoas vivem suas paixões no YouTube, consumindo ativamente somente os conteúdos que elas mais gostam. Sejam mães, cozinheiros amadores, aficionados por fitness ou games, e por aí vai. Coisas que seriam nichos na TV são as coisas mais importantes na plataforma. Aliás, no Brasil o YouTube atinge mais pessoas de 18 a 49 anos do que todas as emissoras de TV a Cabo juntas.

3 – RESULTADOS

Daí você se pergunta se essa influência toda gera vendas. E a resposta é sim. Em 2016, uma pesquisa feita pelo Google verificou que grandes anunciantes tiveram 4 vezes mais retorno de anúncios e engajamentos no YouTube do que em qualquer outra mídia. Nesse sentido, outra ferramenta interessante é o “Google Preferred”, que coloca as marcas no topo dessa onda de influência e do que é relevante na cultura. Ela garante sua presença nos top 5% de canais do YouTube de acordo com seu nicho, no conteúdo mais quente que a plataforma tem para oferecer e que pode te gerar retorno.

Audiência, influência e resultados. Três razões que transformam o YouTube em uma oportunidade incrível para qualquer marca. Não pense que isso só serve para os “grandes” e que você não deve se importar com isso. É inovando que se cresce e se diferencia. Não é à toa que alguns dos vídeos mais vistos do ano são anúncios. Entenda melhor sobre as possibilidades de trabalhar com o YouTube e saia na frente dos seus concorrentes.


Victor Faidiga| Victor-Faidiga, Youtube, Influência, Marca, Audiência, ACIC, Campinas

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados