http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/87.jpg
Victor Faidiga
Victor Faidiga
Economista do departamento de Economia da ACIC.

A influência e importância do YouTube para sua marca

O YouTube é muito mais do que uma mídia social. É um lugar onde assuntos surgem, conteúdos são amplificados, e por fim causam impactos na vida das pessoas. O Brasil já é o segundo maior mercado do mundo em horas de vídeo assistidas, além de contar com 82 milhões de usuários.

A razão desse sucesso todo se dá pela alta seletividade por parte dos expectadores. É uma audiência engajada, com poder de compra e que não consome conteúdo passivamente, bem diferente da televisão. Desse modo, ele pode ser uma ferramenta para construção de sua marca. Existem grandes três razões que mostram a importância do YouTube:

1 - INFLUÊNCIA

O YouTube tem tido um papel fundamental nos movimentos sociais e nas transformações da sociedade como um todo. Um exemplo é da youtuber Jout Jout, que convoca as mulheres a fazer um escândalo ao #OrgulhoDeSer. Isso evidencia os valores de representatividade, liberdade de expressão e diversidade da plataforma. No ano passado, das dez celebridades mais influentes entre os jovens, 5 já eram youtubers.

2 – AUDIÊNCIA

A segunda razão é o comportamento específico da audiência. As pessoas vivem suas paixões no YouTube, consumindo ativamente somente os conteúdos que elas mais gostam. Sejam mães, cozinheiros amadores, aficionados por fitness ou games, e por aí vai. Coisas que seriam nichos na TV são as coisas mais importantes na plataforma. Aliás, no Brasil o YouTube atinge mais pessoas de 18 a 49 anos do que todas as emissoras de TV a Cabo juntas.

3 – RESULTADOS

Daí você se pergunta se essa influência toda gera vendas. E a resposta é sim. Em 2016, uma pesquisa feita pelo Google verificou que grandes anunciantes tiveram 4 vezes mais retorno de anúncios e engajamentos no YouTube do que em qualquer outra mídia. Nesse sentido, outra ferramenta interessante é o “Google Preferred”, que coloca as marcas no topo dessa onda de influência e do que é relevante na cultura. Ela garante sua presença nos top 5% de canais do YouTube de acordo com seu nicho, no conteúdo mais quente que a plataforma tem para oferecer e que pode te gerar retorno.

Audiência, influência e resultados. Três razões que transformam o YouTube em uma oportunidade incrível para qualquer marca. Não pense que isso só serve para os “grandes” e que você não deve se importar com isso. É inovando que se cresce e se diferencia. Não é à toa que alguns dos vídeos mais vistos do ano são anúncios. Entenda melhor sobre as possibilidades de trabalhar com o YouTube e saia na frente dos seus concorrentes.


Victor Faidiga| Victor-Faidiga, Youtube, Influência, Marca, Audiência, ACIC, Campinas

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados