http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/90.jpg
Victor Faidiga
Victor Faidiga
Economista do departamento de Economia da ACIC.

Filosofia Lean e o seu negócio

Hoje trago para vocês mais um tópico interessante e que pode influenciar seu negócio. Apresento a filosofia LEAN. A ideia central dessa filosofia, que quer dizer “enxuto” ou “esbelto”, é ampliar o valor do consumidor, minimizando os desperdícios. O processo Lean agrega maior valor para os clientes com a utilização de menos recursos. Mas como isso é feito?

Uma empresa Lean foca seus processos-chave para ampliar o valor agregado ao cliente. O objetivo é fornecer um valor “perfeito” para o cliente através de um processo “perfeito” de criação de valor. Esse tem como alvo gerar zero resíduos ou alcançar o “defeito zero”.

Para isso, o pensamento Lean substitui o foco da gestão na otimização de tecnologias segregadas, ativos e departamentos verticais (estrutura burocrática) pela otimização da cadeia de serviços e de produtos. Isso se faz através da transmissão total do valor, que dessa forma flui horizontalmente através de tecnologias, ativos e departamentos para os clientes (gestão de processos).

Mas daí você pensa: “Como posso aplicar isso na minha empresa ou loja?” 

Eliminar resíduos ao longo de toda a cadeia de produção, pensando como um todo, em vez de pontos isolados. Isso cria processos que necessitam de menor espaço, menor esforço humano, menor quantidade de capital, e por fim menor tempo para produzir serviços e produtos a um custo menor e com muito menos defeitos, em comparação com os tradicionais sistemas de negócios.

Mas daí você pensa: Então a filosofia Lean é um programa de redução de custos de curto prazo?

A resposta é não, é muito mais do que isso! É uma nova forma de como a empresa pensa e opera. O pensamento transformador Lean pode ser resumido nos três P’s. São três questões negociais principais que devem conduzir a transformação e são eles: Propósito, Pessoas e Processos.

O propósito gira em torno de qual o problema do cliente que a empresa irá resolver para atingir seus próprios objetivos de prosperar. Por exemplo, experiência de compra, ou satisfação do cliente ao comprar. Os processos giram em torno de como sua empresa irá avaliar cada fluxo na cadeia de valor, garantindo sua relevância, eficácia, disponibilidade e flexibilidade. E por fim, as pessoas são responsáveis por analisar continuamente a cadeia de valor e conduzir o fluxo de valor na cadeia. Ou seja, qual funcionário seu estaria engajado ou motivado para tal.

Entenda mais sobre o seu negócio e otimize os seus processos. Você ganha, seu cliente ganha!


Victor Faidiga| Lean, Filosofia, Empreendedorismo, Tendência, Blog, Victor-Faidiga, ACIC, ACICampinas, Campinas

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados