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Como redes sociais podem ajudar empresas a vender mais

As redes sociais no cotidiano do brasileiro

Com a popularização dos smartphones e os avanços tecnológicos dos últimos tempos, as redes sociais caíram no gosto dos brasileiros, colocando o país entre um dos maiores consumidores deste tipo de produto no mundo. São mais de 650 horas mensais dedicadas a navegar nestas plataformas digitais, segundo uma pesquisa realizada pela ComScore, consultoria especializada no universo digital. O Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e o YouTube estão no topo da pirâmide da preferência nacional. 

Desde o surgimento das primeiras redes sociais, constatou-se o desejo do brasileiro de verbalizar sensações, opiniões, ideias e sentimentos. Aos poucos, grupos e comunidades foram criados, com o objetivo de reunir adeptos e fãs dos mais diversos temas. Uma prática que impactou, diretamente, na maneira de criar relacionamento com este público. Eram os primeiros passos de uma revolução gradativa no processo de compra. O conceito do “está em rede” colocou uma lente de aumento na visibilidade adquirida com as redes sociais e, como fruto deste processo, estes canais digitais tornaram-se verdadeiros influenciadores na hora de consumir um produto ou serviço. 

Redes sociais viraram sinônimo de troca de experiências positivas ou negativas sobre política, economia, televisão, esportes, amenidades. E as empresas não ficam de fora desta esfera. É muito comum que o cliente recorra a esses meios para tirar dúvidas, entender mais sobre o item desejado, pesquisar sobre a reputação da marca e, até mesmo criar vínculos com outros usuários, com o objetivo de minimizar impactos e insatisfações.


Como transformar engajamento em estratégia para crescer?
O Marketing Digital é um conjunto de estratégias que visam o fortalecimento de uma empresa, marca ou negócio a partir de canais digitais. A ampla difusão e abrangência destas técnicas colocaram a palavra “engajamento” no centro das atenções no universo corporativo. Engajar é o mesmo que gerar envolvimento, interação, relacionamento a partir de publicações nas mais diversas redes sociais. Engajar é influenciar uma audiência, fazendo com que estas pessoas atuem como “replicadores” dos benefícios e qualidades da marca em questão, um fenômeno que o marketing digital costuma nomear de “evangelização”.

O que a sua empresa ganha quando consegue um nível de engajamento relevante nas redes sociais? Muitos empresários e profissionais de marketing atentam-se para métricas, de um ponto de vista primário: curtidas ou número de seguidores em uma determinada página. Para Brian Haven, consultor da Forrester, a interação com o usuário nasce a partir dos comentários, pedidos de informações, discussões em fóruns e ações que caracterizam a iniciativa do usuário em entrar em contato com a marca. Ainda segundo Haven, uma empresa só estabelece uma relação de intimidade com o seu cliente final através dos meios digitais, quando consegue entender o que o consumidor sente, colocando-se em uma condição empática e assertiva; ferramentas de monitoramento são bem-vindas nesta tarefa de mapear opiniões, perspectivas, sentimentos e palavras relacionadas ao negócio, empresa ou serviços.

O que podemos aprender com os “campeões” das redes sociais?
Marketing Digital não é uma ciência exata. Ele conecta pessoas e está baseado na interação, experimentação e aperfeiçoamento de técnicas, ferramentas e maneiras de atuar na internet. Empresários e empreendedores devem ficar de olho nos “cases de sucesso” e aprender com estas boas práticas, criando estratégias, posicionamento e soluções personalizadas, de acordo com a sua realidade.

Alguns ícones nacionais de engajamento nas redes sociais estarão presentes na 4ª Semana de Empreendedorismo e Negócio, especialmente no dia 24 de Outubro, para o evento de Marketing Digital, dentro de uma programação repleta de oportunidades elaboradas pela ACIC. Dentre eles, vale a pena destacar a atuação de duas pessoas e seus grandes feitos, que conquistaram fãs e uma audiência fiel:

Beth Viveiros, criadora da Beth Bakery, criou uma padaria artesanal com ares modernos e amplamente pautada em estratégias de marketing digital, com o objetivo de gerar soluções para seus clientes. A produção de Beth é programada, de acordo com a demanda que chega através das redes sociais. A empresária criou uma espécie de e-commerce para comercializar pães quentinhos, doces, bolos e quitutes, sempre fresquinhos. A Beth Bakery se tornou um case de sucesso reconhecido pela própria rede social, ao engajar e conquistar clientes com o seu negócio. Os participantes da SNE 2016 poderão ouvir, em detalhes, sobre o case de Beth Viveiros, no Painel: “Como o Facebook pode ampliar meus resultados?”

Marcos Giovanella conseguiu uma das maiores façanhas digitais dos últimos tempos, transformar a Fanpage de uma prefeitura em uma das páginas mais queridas, comentadas, compartilhadas e propagadas espontaneamente no Brasil. Giovanella foi responsável por um dos maiores virais da história do Facebook: a página da Prefeitura de Curitiba, carinhosamente chamada de “Prefs” pelos usuários da rede. Giovanella, que fundou sua própria agência voltada para criação e gestão de conteúdos digitais, a “Queen Content”, também é presença confirmada na SNE 2016, para falar sobre “Como engajar seu público através da personificação da sua marca”.


4ª Semana de Empreendedorismo e Negócio é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Campinas. Se você quer aumentar os resultados da sua empresa e transformar o seu negócio em uma fábrica de vendas, não perca esta oportunidade. Inscreva-se para o evento de Marketing Digital e junte-se aos campeões do mercado.

A SNE 2016 é uma oferta aos associados ACIC com o objetivo de fomentar e estimular o empreendedorismo e negócios de Campinas e Região. As inscrições já estão abertas e são limitadas, para conferir maior conforto e melhor aproveitamento aos participantes da Semana de Empreendedorismo e Negócios.

Acesse o site da ACIC ou ligue para o telefone (19) 2104.9200. Aprenda com quem faz a diferença no mercado e revolucione seus negócios com Marketing Digital.

ACIC: parceria para vencer

A Associação Comercial e Industrial de Campinas está comprometida com o sucesso e crescimento dos empreendedores da região, sempre com ações, estratégias e meios para levar o que há de mais promissor aos seus associados. Para ficar antenado nestas novidades, não deixe de acompanhar as postagens e conteúdos exclusivos na Fanpage, site, YouTube e demais canais da ACIC. 


Associação Comercial| SNE 2016, ACIC, Engajamento, Redes Sociais, Canais Marketing Digital, Empresários Empreendedores

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