http://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/101.jpg
Eduardo Vilas Bôas
Eduardo Vilas Bôas
Professor, consultor, blogger e editor do MMdaMODA

O que é essa tal experiência de compra?

Experiência de compra pode ser definida como o conjunto das percepções que um shopper constrói ao interagir com uma operação varejista, durante o ato de compra ou pesquisa. Essa percepção parte da interação com um enorme conjunto de elementos, tais como arquitetura e aspectos visuais, ambientação de loja, marketing sensorial, preço, operação e atendimento alinhados a expectativa do consumidor, ineditismo, inovação etc. 

Uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes, escassos de tempo e informados sobre produtos e tendências, uma boa experiência de compra pode significar o fator de diferenciação competitiva para o varejista, já que um momento singular de compra deve aumentar as compras, a taxa de recompra e as indicações da empresa à rede de relacionamentos do cliente.

Uma pesquisa realizada por Bäckström e Johansson (2006) investigou em 7 grandes varejistas suecos de diferentes setores (roupas, eletrodomésticos, móveis, livraria, artigos esportivos e supermercados) quais eram os principais aspectos que influenciavam e criavam uma experiência de compras adequada para o shopper. Ainda que a pesquisa não seja brasileira, ela reflete de forma bastante clara algumas percepções que são globais. Vejamos.

1. Ensinar o cliente a perceber o valor da oferta: é possível ensinar e orientar o shopper sobre as características e o funcionamento de produtos e serviços do lojista através de vendedores treinados e materiais informativos. Tome como base o atendimento prestado nas lojas da rede Outback. 

 

2. Inspirar o shopper: o ponto de venda tem como missão sugerir formas de uso e uma boa apresentação dos produtos, de forma a inspirar o shopper a aquisição. E empresa Leroy Merlin usa de forma muito assertiva seus espaços aéreos para exposição correlacionada e ambientação de produtos.

 

3. Combinações de produtos e serviços: a oferta cruzada de bens (cross merchandising) e serviços complementares (cross shopping) desperta lembranças no shopper e sugere novas formas de uso. A marca Zara utiliza a técnica de exposição anatômica, na qual apresenta no próprio equipamento o look completo.

 

4. Experimentação de produtos e serviços: espaços que fortalecem a interação do shopper com os produtos, serviços e marcas de forma relevante e significativa contribuem para criação de experiências positivas. Muitas seriam os exemplos, mas a marca Brigaderia, que faz brigadeiros gourmet, recria um ambiente de loja vintage e saudosista, reforçando a ideia de um doce caseiro e saboroso como aquele que a vovó fazia. 

 

5. Estimulação dos sentidos: tem a finalidade de fixar uma marca/produto/serviço, criando sensações através dos 5 sentidos e, com isso, um vínculo emocional com o shopper. A marca Melissa apostou numa estratégia sensorial e ligada no comportamento, estabelecendo uma relação afetiva, e não utilitária, com a consumidora. Até o cheiro das sandálias é usado no marketing de vendas, já que aguça a memória olfativa.

 

6. Atividades especiais e lojas lúdicas: a intenção é permitir que os shoppers não só experimentem, mas possam usar e testar os produtos e serviços como se estivessem em suas casas ou na situação real. A Nike inaugurou em novembro de 2016 um espaço de aproximadamente 5 mil m2 no SoHo repleto de telas digitais que os shoppers podem usar para conhecer melhor os produtos e eventos da loja; itens customizados que podem ser entregues no mesmo dia nas casas ou hotéis; provadores diferenciados: as luzes podem se adaptar para simular ambientes (uma sala de ginástica ou um cenário para corrida noturna, por exemplo); a loja conta ainda com espaços para prática de esportes (Nike +Zone), a fim de testar os produtos. 


Eduardo Vilas Bôas| Eduardo-Vilas-Boas, Experiencia, Compra, Tendências, ACIC, Campinas, Associação-Comercial, Blog

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados