https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/283..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

A importância da educação financeira para pequenos empresários

A importância e a necessidade de realizar um planejamento financeiro, seja pessoal ou empresarial, são realmente indiscutíveis. 

 

Uma pesquisa do SEBRAE Ceará revela que pessoas organizadas e conscientes da necessidade de manter sob controle suas finanças pessoais são bons gestores empresariais. O comportamento pessoal reflete, positivamente, nos resultados das empresas.

 

De acordo com o SCPC - Boa Vista, cerca de 56% das empresas brasileiras estão endividadas.  Parte da culpa se deve ao fato do empreendedor não ter tido educação financeira antes de iniciar o negócio e por esse motivo, perde o controle de suas finanças.

 

A pesquisa também revela os principais erros mais comuns de empreendedores endividados, sendo estes, o descontrole com gastos desnecessários, uma vez que a preocupação do proprietário se deve somente com a condução das vendas da empresa. 

 

Outro ponto é a má gestão do fluxo de caixa, pois, grande maioria dos micro e pequenos empresários não utilizam quaisquer tipos de sistemas para registro de contas ou até mesmo dados dos clientes, o que os impedem de desenvolver estratégias de marketing eficientes. Assim como explicado neste artigo, outro problema de empresários endividados é a falta de disciplina em separar as finanças pessoais das empresariais. 

 

Por fim, o quarto principal motivo seria o endividamento e juros elevados. O empreendedor precisa ter cuidado com as facilidades de crédito disponíveis no mercado, uma vez que, dominados pela emoção, acabam dando "passos maiores que as pernas", consumindo e utilizando parcelamentos longos em demasia. 

 

Um bom começo para começar a controlar as finanças é já organizando todos os extratos e recibos tanto pessoais quanto da empresa. Lembre-se de separar todos os papéis e reveja o que é importante ser guardado e o que já pode ser jogado fora. Uma boa organização é de extrema importância para assumir o pleno controle da situação.

 

O ideal é consumir de forma consciente e dar mais atenção na hora de comprar, realizando pesquisas de preços e verificar planos de pagamentos são estratégias interessantes.

 

Realizar o registro de contas com seus devidos valores e data é imprescindível para que nenhuma acabe sendo esquecida e consequentemente não pagas e gerando juros.  

 

A educação financeira do empreendedor é essencial para garantir um bom gerenciamento de seu fluxo de caixa. Dessa forma será possível focar na expansão e na condução do negócio, que deve ser, antes de tudo, financeiramente saudável.

 

Visando a capacitação dos empreendedores da região, a ACIC, em parceria com o SEBRAE lançam a programa Surpreenda Varejo. 

Neste curso, você terá a oportunidade de aprender sobre marketing digital, engajamento e motivação de equipe, ganho de mercado e principalmente educação financeira, adequados à sua realidade. 

 

Para saber mais sobre o Surpreenda Varejo, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (19) 9 9607 7604 ou pelo telefone (19) 2104 9200 e fale com um de nossos especialistas.

 

Para mais dicas sobre educação financeira, assine a nossa NewsLetter.

 

Equipe ACIC| planejamento financeiro, educação financeira, saúde financeira, organização financeira, finanças, financeiro

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados