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Equipe ACIC
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Como vender pela internet, 14 dicas úteis para um negócio online

Vender não é fácil, mas alinhar algumas iniciativas, pode aumentar o fluxo de caixa da empresa. Para isso é necessário conhecer algumas dicas de marketing digital

Com a popularização da internet, vender se tornou mais fácil para muitas empresas, mas é preciso escolher as estratégias certas para obter sucesso com uma loja virtual [colocar link do texto de e-commerce], pois, é ela que resulta positivamente ou negativamente sob um negócio. Outro ponto a ser pensado na internet, é ter um diferencial para o cliente, afinal, a concorrência é maior e cada vez mais acirrada.

Segundo a NeoTrus, em 2020 está previsto um aumento de 21% no crescimento das vendas online, podendo ser ainda maior nos períodos de quarentena que o país está passando. A empresa analisa trimestralmente o comportamento de compras e se baseia em dados coletados pelo Compre&Confie.

Por isso é muito importante buscar a todo instante, novas estratégias de marketing digital, mas não é só estudar sobre o comportamento dos consumidores nos momentos em que ele está comprando, é fundamental entender algumas técnicas para aplicar nas vendas digitais. 

Neste artigo, vamos trazer os principais métodos de vendas, assim, você poderá aplicar no seu estabelecimento virtual e alcançar vários objetivos. Continue lendo. 

Dicas básicas para vender mais pelas redes

  1. Seja focado, tenha objetivo e proatividade

Para conquistar sucesso na web, o empresário precisa estar disposto a trabalhar muito e ser dedicado, dessa maneira, estabeleça horários para seu trabalho e persistas com seus objetivos. 

Outra qualidade que um empreendedor precisa ter, é a proatividade para chegar entre os melhores, estude sobre mercado, absorva conteúdos sobre varejo. Além de estar disposto a ter um excelente atendimento ao cliente. Sem esses atributos, é quase impossível ter sucesso. 

  1. Tenha estratégias definidas

Nada do que foi dito acima adianta ser feito, se seu negócio não tem uma estratégia bem definida, pense no comercial, marketing e até mesmo na logística. Não se esqueça de traçar o perfil do público-alvo ou até mesmo a persona

  1. Conheça o segmento de atuação

Conhecer o que você faz, não significa saber apenas sobre o produto ofertado no site, é conhecer a concorrência, os preços aplicados por eles e também entender quais são os produtos com maior número de vendas de estabelecimentos do mesmo ramo. Com isso,  trace uma boa estratégia, para se antecipar e sair na frente dos seus concorrentes, satisfazendo a clientela. 

  1. Tenha bons fornecedores e saiba preços 

Para que a loja tenha as mercadorias necessárias, é imprescindível contar com bons fornecedores. Opte por quem oferece materiais ou produtos de qualidade, e se possível, a pronta entrega, assim, você não ficará sem itens para comercializar. 

Com base nos produtos ofertados dos fornecedores, não se esqueça de avaliar a precificação do produto para a venda. Um artigo mal precificado, pode levar a empresa ao vermelho, procure avaliar os custos antes da definição do preço, mas lembre-se, ele precisa ser justo, para que o cliente não vá procurar a concorrência. 

  1. Faça anúncios bem elaborados

A conquista de novos públicos pode ser difícil, mas não é impossível, uma opção para captar compradores é, através de anúncios. Trabalhe a imagem do seu comércio e de produtos no site e nas mídias sociais. Use sempre fotos de boa qualidade e capriche na descrição, pense diferente dos outros lojistas e solte a criatividade para ofertar o produto. 

  1. Ofereça benefícios 

Uma oportunidade de atrair fregueses, é a oferta de diminuição de preços, para que o ticket médio não caia, opte pelo desconto progressivo, quanto mais a pessoa compra, mais desconto ela recebe, estabeleça um valor mínimo de consumo. Isso faz com que o estoque da loja gire e também seja gerado mais receita. 

Outro benefício a ser ofertado, é a entrega de brindes, você pode estipular isso na obtenção de determinados produtos, por exemplo. Essa é uma iniciativa que fideliza clientes e faz sua empresa ser lembrada. Os brindes podem ser produtos, vale de desconto ou alguns mimos como amostras grátis, caderneta, chaveiros e canetas. 

  1. Aproveite o marketing das datas comemorativas 

Entre na onda das datas mais esperadas do ano, que as pessoas costumam presentear as outras ou mesmo aquela que remetem a grandes promoções. São datas como dia das mães, dos pais e dos namorados. Pode ser aproveitadas as datas de consumo da Black Friday, Cyber Monday, Semana do Consumidor, etc.

  1. Tenha um bom pós-vendas 

A trajetória do cliente não acaba quando a compra é realizada. É preciso ter um canal de comunicação após a obtenção de produtos, em casos de dúvidas, reclamações e eventuais trocas. Tenha um atendimento de prontidão para se relacionar com ele e mostre o quão eficiente e ágil sua empresa é para atendê-lo. 

  1. Tenha propulsores

Você já tem os melhores promotores, são eles, os compradores. Então una o útil ao agradável, faça com que essas pessoas te indique para outras pessoas. Mas para que isso aconteça, oferte algo interessante para ele trazer novos fregueses, um exemplo, é ofertar desconto para cada cliente indicado e se ele realizar a primeira compra no site, ambos ganham um valor de abatimento no ato da aquisição.

Para facilitar os convites, disponibilize botões de compartilhamento para redes sociais e e-mails, assim, o consumidor tem mais facilidade de encaminhar seu endereço de web para os amigos. 

  1. Use as redes sociais 

Com a facilidade das redes sociais, a possibilidade de divulgar e realizar vendas aumentou, então use as plataformas que melhor se encaixa com o seu negócio. Divulgue ao máximo os seus produtos e tenha relacionamento com os clientes e interaja com quem está prestes a comprar com você. 

As principais redes sociais utilizadas pelos varejistas são Instagram, Facebook e o WhatsApp, quando usadas da maneira correta, o faturamento pode ser elevado consideravelmente.

  1. Invista em conteúdo útil     

Leve para o público conteúdo, essa iniciativa é uma forma de divulgação. Procure oferecer textos de relevância e relacionado a produtos que a empresa oferece, mas lembre-se, não é para falar do seu negócio e sim das vantagens em adquirir um produto que é vendido. A estratégia do marketing de conteúdo, tem o objetivo de gerar mais engajamento no seu site. 

  1. Realize benchmarks

Aprenda com outras pessoas que já passaram pelo que você está passando, outros empresários já estiveram no mesmo patamar que está hoje, então não exite em entender o que o levou a ter sucesso atualmente. Fazendo benchmarks, é possível esclarecer dúvidas sobre assuntos específicos que todo empreendedor passa ou que já passou. 

  1. Realize análise de métricas 

Um bom gerenciamento está diretamente ligado com análise de números, por isso, acompanhe de perto os registros do e-commerce, se seu objetivo é alcançar bons resultados, veja de perto a evolução das métricas, assim, se pode ver o que está dando certo ou errado na hora de vender na internet.

Com dados concretos, poderá ser visualizada a eficiência da sua loja e otimizar processos para atender melhor o cliente e faturar mais. 

  1. Se necessário, procure ajuda

Empreender é sempre um desafio, mas com algumas estratégias você pode obter sucesso e sair na frente da concorrência. Com estudo você pode se tornar especialista no assunto e deslanchar nos negócios, basta se aprofundando em temas de relevância. 

Preparamos também um material em vídeo voltado para Vendas Online, por isso, acompanhe os nossos conteúdos, desenvolvidos especialmente para você, empreendedor.

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