https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/273..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

7 dicas para realizar mais vendas pelo WhatsApp

O WhatsApp é uma das ferramentas mais importantes atualmente. Saiba as principais dicas de como você pode utilizar ela para vender mais.

O método de vendas utilizado pelas empresas hoje, mudou, incluindo estratégias de marketing digital. Entre elas, está o uso do WhatsApp, uma ferramenta poderosa de comunicação. Segundo o Facebook, que comprou o aplicativo em 2014, um em cada dois brasileiros, utilizam a plataforma, ou seja, mais de 100 milhões de pessoas.

Quem tem empresa, já está se adaptando ao envio de mensagens no dia a dia. Se ainda não, é bom pensar na implementação, o aplicativo é simples, gratuito e de fácil a acesso.

A utilização do WhatsApp, facilita diversos processos, possibilitando, por exemplo, a continuidade de rotina, com atendimento de telefone e responder e-mail simultaneamente.

Para saber como aumentar as vendas, continue lendo este artigo e veja as maneiras de impulsionar o seu negócio pelo WhatsApp.

1- Ofereça conteúdo 

Não restrinja sua estratégia em apenas fazer propaganda, ofereça conteúdo para engajar o público, um exemplo, é a utilização de um texto que você já tenha pronto, seja ele da rede social, até mesmo do blog da empresa, faça um resumo e adapte para o WhatsApp. 

Também é válido encaminhar dicas relacionadas ao produto que você oferta, essa é uma ótima ação de marketing de conteúdo, por exemplo, se a empresa vende calçados, apresente a solução: “como evitar mau cheiro onde são guardados os sapatos”. 

Claro, para que você possa ofertar esse conteúdo rico, é preciso entender sobre o público alvo. Além dos textos, você pode trabalhar o envio de imagens, áudios e vídeos, mas tenha bom senso e evite os exageros, para que o cliente não se sinta incomodado, levando a um eventual bloqueio. 

 

2- Utilize outras redes sociais

É muito importante que seu número de WhatsApp seja divulgado, para isso, use outros perfis da empresa, como Facebook e Instagram, construindo uma audiência por lá.

Faça posts para capturar contatos, além disso, peça para que as pessoas salvem o número, dessa forma, será possível trabalhar em uma lista de transmissão. Um exemplo para captura de contato é: “Mande a mensagem xxxx para o WhatsApp 19 xxxx-xxxx e obtenha desconto exclusivo”. 

Tenha postagens que direcionam o cliente para uma landing page ou página de captura e não esqueça de colocar o campo do número de WhatsApp como obrigatório,  com isso, o leitor está autorizando que você tenha o contato dele e o encaminhamento de conteúdo.

Trabalhe também com e-mails marketing para a divulgação dos seus contatos, explique que o consumidor terá atendimento exclusivo por aquele canal. 

 

    3- Crie estratégias 

    Procure criar uma campanha e invista no Copywriting, que é a arte de escrever textos persuasivos, com isso, o cliente passa a se sentir mais atraído, facilitando o processo de vendas no aplicativo. 

    Fazer a utilização de gatilhos mentais relacionados ao emocional, é muito importante, principalmente se é voltado ao de escassez e urgência. Quando é imposta uma condição para compra, se torna mais rápida a resposta, como, por exemplo: “Aproveite essa promoção, essas são as últimas peças” ou “Você tem apenas até amanhã para aproveitar essa condição especial”. 

    4- Aproveite a ferramenta

    Além de ser um ótimo instrumento, o WhatsApp pode ser usado para o pós-vendas e eventuais problemas. Por isso, treine a sua equipe, para que estejam capacitados e a prontidão para um bom atendimento em qualquer conversa.

Apresente um atendimento diferenciado, personalizado com uma comunicação clara e objetiva, para isso, é preciso ter um cronograma de mensagens. Nessa etapa, possivelmente a empresa terá diversos níveis de clientes no funil de vendas, sendo assim, cada um merece abordagem específica. É preciso entender o momento da negociação com cliente, não basta simplesmente encaminhar uma mensagem, tenha estágios de como abordá-lo, confirme avança pelo funil. 

    Além das mensagens tradicionais, outro recurso que pode ser explorado é o Status, essas são as publicações que duram 24 horas, com tempo limitado para visualização. Procure publicar algo que chame a atenção do cliente, assim, ele pode iniciar uma conversa para vendas. 

5- WhatsApp Business 

Para melhor aproveitamento, utilize o WhatsApp Business, ele é voltado especialmente às empresas, além disso, possui mais funcionalidades que o aplicativo comum. Podendo acrescentar sugestão de respostas automáticas. 

Também é possível que seja registrado por um número de telefone fixo para encaminhar as notificações. A vantagem do Business, é obter as métricas de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas.

Vale lembrar, nada de usar números pessoais para criar a conta empresarial, ter um número próprio para o comercial é mais profissional, além disso, você consegue determinar os horários de atendimento.  

6- Tenha uma lista de transmissão 

Não utilize grupos para divulgar seu conteúdo, propague suas mensagens por listas de transmissão, ela pode servir para diversos fins, como, anunciar a chegada de produtos ou de promoções. Já os grupos, é algo que não se aplica para empresa, pois, são informais, sendo invasivo aos consumidores, afinal, é possível visualizar o número de todos os participantes. 

Para que o cliente saiba com qual empresa está em contato, utilize da identidade visual, opte sempre em usar uma foto com o logo, isso irá passar maior credibilidade em uma negociação.

7 - Utilize o WhatsApp Web 

Para facilitar a digitação, prefira utilizar o WhatsApp Web. Com ele, é possível gerenciar a conta em um computador com internet, ficando mais fácil acompanhar as conversas, encaminhar arquivos e mensagens.

Para utilizar é simples, clique aqui e entre no site do WhatsApp Web, nele, aparecerá um código de QR, com o celular você irá entrar nos ajustes do WhatsApp, clicar em WhatsApp Web e escanear a imagem que aparece no computador.

 

Aproveite e coloque em prática as oportunidades de gerar negócios pelo WhatsApp. Esperamos que as dicas sejam úteis para que você possa utilizar na sua empresa. Quer saber mais sobre treinamentos para o varejo, entre em contato conosco no e-mail: atendimento@acicampinas.com.br, telefone (19) 2104-9200 ou WhatsApp (19) 99607-7604.

 

Equipe ACIC| whatsapp, vendas, acic, associação comercial e industrial de campinas, vender mais, vender por whatsapp

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados