Entenda como melhorar a gestão do seu tempo por meio da organização pessoal e profissional

Entenda como melhorar a gestão do seu tempo por meio da organização pessoal e profissional

Estudos indicam que uma rotina desordenada sobrecarrega o cérebro, o que demanda mais energia, levando à queda no rendimento nas diversas atividades cotidianas

Se você é dessas pessoas que adorariam que o dia tivesse ao menos três horas a mais para dar conta de todos os seus afazeres; se você deixa tarefas inacabadas tanto no âmbito pessoal como no profissional, ‘guarda’ objetos e depois não os encontra e, apesar de fazer tudo correndo, não sobra nem um minuto sequer para se dedicar ao que realmente é importante na sua vida, preste muita atenção. Está na hora de melhorar a gestão do seu tempo por meio da organização.

Você pode começar, por exemplo, adotando o uso de um quadro ou uma agenda para anotar as tarefas diárias, as pessoais e as profissionais, como as compras no supermercado, o pagamento das contas e as reuniões de trabalho.

Estudos mostram que uma rotina bagunçada sobrecarrega o cérebro, o que demanda mais energia. Como resultado, há queda no rendimento nas diversas atividades cotidianas, como dificuldade para tomar decisões, desmotivação e estresse. Por outro lado, quando o fator organização está presente, impera a tranquilidade e aumenta a produção de serotonina, que é um importante neurotransmissor que regula o humor, o sono e o apetite.

Ambientes desorganizados são prejudiciais, inclusive para quem se preocupa com a forma física. O estudo Environment and Behavior realizado pela Universidade de New South Wales, na Austrália, mostrou que em uma cozinha bagunçada, mulheres comem duas vezes mais biscoitos do que participantes do mesmo sexo em um ambiente organizado.

A bagunça impacta negativamente na nossa mente porque ela realiza associações lógicas. Automaticamente, nosso cérebro procura padrões que o façam sentir-se confortável em determinado ambiente. Ou seja, se estabelecermos um padrão lógico na nossa rotina, nosso cérebro vai ‘trabalhar’ com maior previsibilidade.

Simone Serrano é personal organizer qualificada pela OZ, empresa membro da National Association of Professional Organizers e referência no Brasil na qualificação de profissionais de organização. No dia 22 de setembro, das 8h30 às 10h30, a especialista participará do encontro do Conselho da Mulher Empreendedora (CME), a ser realizado na Associação Comercial de Campinas (ACIC), no Espaço das Ideias (2º andar). Simone dará dicas de como se organizar melhor na vida pessoal e profissional, de forma a gerar um melhor aproveitamento de tempo no dia a dia. Informações sobre o CME podem ser obtidas pelo e-mail: atendimento@acicampinas.com.br

Para a profissional, são inúmeros os benefícios da organização na nossa vida. “Além de contribuir para a tranquilidade cotidiana, há a redução do stress e da ansiedade. Isso sem falar na mudança da energia porque em qualquer ambiente desorganizado a energia fica retida, paralisada. Quando nos organizamos o humor muda e, com uma rotina organizada, há também ganho de tempo livre para fazer algo que gostamos ou apenas ficar com a família”, explica Simone.

De acordo com ela, para mulheres que estão à frente do seu próprio negócio, a organização é ainda mais necessária. “Muitas empreendedoras ficam aflitas em sair para trabalhar e se dedicar ao empreendimento, deixando seus filhos em casa. Com a organização da rotina e do trabalho, ela consegue fazer ambas as coisas com tranquilidade e, ainda, garante mais tempo para se dedicar a família”, enfatiza a personal organizer, formada em Administração de Empresas e Design de Interiores.

A organização – ou a falta dela – tem diferentes níveis.  Há pessoas que não seguem qualquer tipo de regra ou agrupamento na organização dos objetos. E há, também, o oposto, pessoas que mantêm as peças no seu armário bem dobradas e separadas por cor e estação do ano, por exemplo.

No ambiente de trabalho, a organização pode representar a diferença entre a eficiência que gera bons resultados e o estresse causado pelas longas horas em busca de um objeto perdido. Os arquivos, as pastas, os documentos e os armários devem ser separados por critério lógico, catalogados e devidamente identificados. Assim como os estoques, os materiais de trabalho e as estações de trabalho. 

Organizar tudo isso é trabalhoso. Requer técnica, emprego de tempo, planejamento e paciência, mas, o custo-benefício é altamente positivo. Em vez de perder tempo procurando pelo arquivo do cliente, o foco passa a ser aquilo que realmente é prioridade – o desempenho da função, a realização do trabalho.


CME, Conselho-Mulher-Empreendedora, ACIC, Associação-Comercial-Campinas, gestão-tempo, organização-pessoal

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados