- , 23 de Junho de 2017
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Consultora explica como uma boa estratégia de Marketing Digital ajuda uma marca a se posicionar no mercado
Publicitária Emília Barreto, especializada no assunto, dividiu seu conhecimento no encontro do Conselho da Mulher Empreendedora, realizado hoje, 23
Premiada no exterior por sua atuação na área de Marketing Digital, a publicitária Emília Barreto falou sobre a importância de uma presença digital eficiente para as empresas, na manhã de hoje, 23, durante o encontro do Conselho da Mulher Empreendedora, realizado na Associação Comercial de Campinas.
A consultora explicou o conceito de Marketing Digital – um conjunto de estratégias voltadas à promoção de uma marca na internet, por meio do uso de diferentes canais online e de métodos que possibilitam a análise dos resultados em tempo real – e destacou os três quesitos que devem ser bem definidos para a obtenção de resultados positivos em uma estratégia de Marketing Digital: público-alvo, objetivos e posicionamento.
De acordo com Emília, quanto melhor a empresa conhecer o público-alvo maior a capacidade de desenvolver uma comunicação mais interessante e que gere resultados.
A especialista abordou a importância da “persona”, que, como o nome demonstra, é um personagem, um perfil semificcional, o mais parecido possível com uma pessoa de verdade, que representa o cliente ideal de uma empresa. Ele é criado para ajudar o negócio a compreender melhor quem é o seu cliente e do que ele precisa.
“Persona e público-alvo são diferentes. A persona é bem mais aprofundada. Já o público-alvo, não fornece dados e insights suficientes para a criação de uma estratégia de marketing mais eficiente e precisa”, esclareceu Emília Barreto.
“Muitas empresas definem seu público-alvo como pessoas na faixa etária de 20 a 45 anos, pertencentes às classes A e B. Mas essas informações não são suficientes para criar uma estratégia de Marketing Digital. Quem nunca recebeu, por exemplo, e-mails ou outras comunicações sobre produtos ou serviços pelos quais nunca demonstrou qualquer interesse?”, questiona ela. Isso ocorre porque a empresa não ‘afinou’ sua estratégia para o público correto, ela não ‘fala’ para as pessoas certas. É justamente aí que a persona é importante.
Uma vez definido o público-alvo, a empresa precisa ter um objetivo que seja tangente, executável e mensurável, saber o que a empresa deseja obter por meio da presença digital. Pode ser reforçar o institucional, pode ser realizar promoções. O importante é ter objetivos claros.
“O institucional é muito relevante porque ele engloba a missão, os valores e os objetivos de uma empresa. É por meio desses quesitos que o cliente passa a confiar em uma marca. Por exemplo, quando você vai comprar pela primeira vez de um e-commerce que você não conhece, você compra um item e reza para que ele seja entregue. Se chegar direitinho, no prazo, não vier produto errado você passa a confiar nessa empresa. A partir daí, na próxima compra, talvez você compre mais produtos. Essa mensagem deve ser transmitida também pelo Marketing Digital da empresa”, diz.
Segundo o professor e autor de diversos livros, Philip Kotler, um dos gurus do marketing moderno, posicionamento de mercado é a ação de projetar o produto e a imagem da organização, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha do seu público-alvo. Em resumo, é a imagem que a empresa quer projetar na mente do consumidor, a forma como ela vai se destacar e se valorizar perante esse consumidor.
Uma empresa que tem um posicionamento bem feito é o McDonald´s. As pessoas identificam a marca à simples menção de seus princípios, valores e objetivos. Outro case lembrado por Emília Barreto foi o da L’Oréal. A marca é reconhecida mundialmente, por diferentes classes sociais, por ter um posicionamento bem definido, no caso, ligado à autoestima, à beleza, ao cuidado pessoal. “É esse o atributo da marca e ele independe de questão social”, afirma a consultora de Marketing Digital.
Outro ponto enfatizado na palestra foi o conteúdo, que exerce função determinante nas estratégias de Marketing Digital. “Existe todo um cuidado com a linguagem utilizada. Uma academia não pode falar com o seu público da mesma forma que um restaurante, por exemplo. Também é preciso avaliar o melhor horário para fazer as postagens. No caso da academia, o ideal seria logo pela manhã e no caso do restaurante, próximo do horário do almoço”, exemplifica Emília.
A especialista destacou ainda a importância do relacionamento em qualquer boa estratégia de Marketing Digital. “Pessoas se conectam a pessoas e não a marcas”, afirma ela. E o que isso significa? Significa que o primeiro passo é transmitir credibilidade e confiabilidade. Isso é feito por meio do conteúdo e da interação diária com os internautas, seja nas redes sociais, sites como Reclame Aqui, etc. “Se o problema não for o produto em si, mas o relacionamento com os clientes for ruim (e nesse contexto está incluído o atendimento, o SAC, o encaminhamento de reclamações, etc.), as chances de concretizar uma venda para esse consumidor, que ficará desconfiado, é sempre muito menor”, esclarece.
“Costumo dizer que a publicidade tradicional está morta. A propaganda online, ainda que exista e seja de fato importante, nunca substituirá o relacionamento que cada marca deve construir com seus consumidores”, enfatiza Emília, que dá uma dica: “Sempre comece uma comunicação com o cliente agradecendo o contato, mesmo que ele esteja fazendo uma reclamação. Cliente quer atenção. Da mesma forma, procure responder aos questionamentos dele no mesmo canal onde foram feitos, exceto quando envolver dados pessoais. Evite responder inbox porque a dúvida dele pode ser a mesma de outras pessoas”.
Uma estratégia de Marketing Digital estruturada com timing, criatividade e profundo conhecimento do público-alvo pode ser o grande diferencial do seu negócio. E, vale ressaltar que as redes sociais são gratuitas e também existem ferramentas para criação de sites, vídeos, imagens personalizadas, ferramentas grátis para envio de newsletters e confecção de blogs grátis.
CME, Conselho-Mulher-Empreendedora, ACIC, Associação-Comercial-Campinas, Marketing-Digital
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