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Equipe ACIC
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Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Descubra como manter seus colaboradores qualificados e dobre seus resultados

Investir na educação dos seus colaboradores além de auxiliar na redução de custos, pode alavancar as vendas e preparar futuros líderes para novos desafios

O bom atendimento, é a porta de entrada de um negócio, com ele, é que será decretado se a empresa terá sucesso ou fracasso com as vendas, ou seja, essa é uma grande responsabilidade de experiência que o consumidor terá na loja. Mas para ter sucesso na hora de recepcionar seus clientes, é necessário avaliar se os colaboradores e líderes estão recebendo a devida atenção para qualificação, podendo esse, ser a raiz de um problema nos comércios. 

O empreendedor precisa se atentar a este quesito, entretanto, é válido lembrar que, independente de qualquer qualificação, o exemplo que os colaboradores terão, são dos líderes à volta. Para que todos tenham um bom desempenho, é imprescindível que a qualificação seja oferecida a todos os níveis hierárquicos, até mesmo para quem pensamos que já esteja qualificado o suficiente, sendo esse um erro, conhecimento é sempre bem-vindo. 

Além disso, vale lembrar, que é preciso avaliar as contratações, pois, é indispensável, candidatos com perfis que realizam mais de uma tarefa, não basta realizar apenas vendas, mas, que também possa desenvolver outras capacidades, inclusive de liderança, a longo prazo. 

No mercado, a concorrência entre os varejistas é grande, e algo que se tornou primordial e que difere uma loja de outra é a forma que o cliente é atendido ou mesmo como foi realizada a venda, isso acontece porque as pessoas estão mais qualificadas para esse tipo de trabalho. Aliás, colaboradores que recebem boas qualificações e que são desenvolvidos por bons líderes, além de atender bem os clientes são capazes de auxiliar e entender a empresa, podendo alertar sobre possíveis riscos que ocorrem no mercado. 

Por onde devo começar qualificando meu funcionário? 

Muitos empresários enxergam qualificação como gasto, entretanto, este é mito, sendo até um investimento para o próprio negócio, tendo o objetivo de desenvolver diversas capacidades produtivas e de inovação. Mostrar interesse em enriquecer o conhecimento dos colaboradores traz maiores resultados no fim do mês, sendo entendido que ele não é mais um, na empresa. Também não se trata apenas de trazer os conhecimentos internos corporativos, é legal que ele absorva e que possa implementar de diversas maneiras na vida pessoal. 

Quando falamos na qualificação, ela deve começar desde o primeiro dia de emprego, geralmente é um momento de insegurança para quem está iniciando. Por isso, é muito importante a acolhida, podendo ser feita por um colega de empresa que já tenha experiência com o setor. O entendimento dos processos se tornam mais fáceis e evita erros que sejam prejudiciais à empresa.

Veja esse exemplo, imagina, um vendedor recém-chegado que não entenda do sistema da loja e no momento em que estiver uma negociação, ao invés de gerar um orçamento, é gerada uma venda. Isso causará um desconforto e má impressão para quem está sendo atendendo. Sendo esse, um fator decisivo para o cliente escolher se voltará a fazer negócio com sua empresa ou não. 

Outro meio, são as qualificações através de instituições e associações voltadas para o comércio. Os treinamentos devem ser direcionados para equipe de vendas, onde sejam abordadas e exploradas as competências de atendimento ao cliente, como contornar objeções e de se comunicar com o público. É muito importante ter o apoio e pessoas qualificadas para assessorar a equipe no momento de aprendizagem. 

Benefícios de investir em qualificação dos colaboradores 

Tratar o colaborador com um olhar para a educação, pode trazer bons frutos para o seu negócio, e alguns deles são, por exemplo: 

Aumenta a produtividade - potencializa a capacidades de todos, trazendo diversas vantagens para a empresa, agregando novos conhecimentos para toda a equipe. 

Redução de custos - é até estranho falarmos isso, mas sim, reduz despesas para a empresa, afinal, com boas qualificações, o funcionário enxerga que ele tem valor dentro de uma companhia que preza pelo conhecimento. Com essas iniciativas, a retenção de talentos aumenta e despesas trabalhistas e de rescisões tendem a diminuir. 

Treinar os líderes - é de extrema importância as capacitações a nível gerencial, principalmente em gestão de pessoas e também de negócios, com isso, a empresa terá um gestor apto a liderar uma equipe e a lidar com desafios. 

Para entender mais sobre varejo entre em contato conosco no e-mail: atendimento@acicampinas.com.br, telefone (19) 2104-9200 ou WhatsApp (19) 99607-7604 e veja mais sobre a gama de cursos voltados aos empreendedores desse segmento.


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