https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/289..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Descubra como manter seus colaboradores qualificados e dobre seus resultados

Investir na educação dos seus colaboradores além de auxiliar na redução de custos, pode alavancar as vendas e preparar futuros líderes para novos desafios

O bom atendimento, é a porta de entrada de um negócio, com ele, é que será decretado se a empresa terá sucesso ou fracasso com as vendas, ou seja, essa é uma grande responsabilidade de experiência que o consumidor terá na loja. Mas para ter sucesso na hora de recepcionar seus clientes, é necessário avaliar se os colaboradores e líderes estão recebendo a devida atenção para qualificação, podendo esse, ser a raiz de um problema nos comércios. 

O empreendedor precisa se atentar a este quesito, entretanto, é válido lembrar que, independente de qualquer qualificação, o exemplo que os colaboradores terão, são dos líderes à volta. Para que todos tenham um bom desempenho, é imprescindível que a qualificação seja oferecida a todos os níveis hierárquicos, até mesmo para quem pensamos que já esteja qualificado o suficiente, sendo esse um erro, conhecimento é sempre bem-vindo. 

Além disso, vale lembrar, que é preciso avaliar as contratações, pois, é indispensável, candidatos com perfis que realizam mais de uma tarefa, não basta realizar apenas vendas, mas, que também possa desenvolver outras capacidades, inclusive de liderança, a longo prazo. 

No mercado, a concorrência entre os varejistas é grande, e algo que se tornou primordial e que difere uma loja de outra é a forma que o cliente é atendido ou mesmo como foi realizada a venda, isso acontece porque as pessoas estão mais qualificadas para esse tipo de trabalho. Aliás, colaboradores que recebem boas qualificações e que são desenvolvidos por bons líderes, além de atender bem os clientes são capazes de auxiliar e entender a empresa, podendo alertar sobre possíveis riscos que ocorrem no mercado. 

Por onde devo começar qualificando meu funcionário? 

Muitos empresários enxergam qualificação como gasto, entretanto, este é mito, sendo até um investimento para o próprio negócio, tendo o objetivo de desenvolver diversas capacidades produtivas e de inovação. Mostrar interesse em enriquecer o conhecimento dos colaboradores traz maiores resultados no fim do mês, sendo entendido que ele não é mais um, na empresa. Também não se trata apenas de trazer os conhecimentos internos corporativos, é legal que ele absorva e que possa implementar de diversas maneiras na vida pessoal. 

Quando falamos na qualificação, ela deve começar desde o primeiro dia de emprego, geralmente é um momento de insegurança para quem está iniciando. Por isso, é muito importante a acolhida, podendo ser feita por um colega de empresa que já tenha experiência com o setor. O entendimento dos processos se tornam mais fáceis e evita erros que sejam prejudiciais à empresa.

Veja esse exemplo, imagina, um vendedor recém-chegado que não entenda do sistema da loja e no momento em que estiver uma negociação, ao invés de gerar um orçamento, é gerada uma venda. Isso causará um desconforto e má impressão para quem está sendo atendendo. Sendo esse, um fator decisivo para o cliente escolher se voltará a fazer negócio com sua empresa ou não. 

Outro meio, são as qualificações através de instituições e associações voltadas para o comércio. Os treinamentos devem ser direcionados para equipe de vendas, onde sejam abordadas e exploradas as competências de atendimento ao cliente, como contornar objeções e de se comunicar com o público. É muito importante ter o apoio e pessoas qualificadas para assessorar a equipe no momento de aprendizagem. 

Benefícios de investir em qualificação dos colaboradores 

Tratar o colaborador com um olhar para a educação, pode trazer bons frutos para o seu negócio, e alguns deles são, por exemplo: 

Aumenta a produtividade - potencializa a capacidades de todos, trazendo diversas vantagens para a empresa, agregando novos conhecimentos para toda a equipe. 

Redução de custos - é até estranho falarmos isso, mas sim, reduz despesas para a empresa, afinal, com boas qualificações, o funcionário enxerga que ele tem valor dentro de uma companhia que preza pelo conhecimento. Com essas iniciativas, a retenção de talentos aumenta e despesas trabalhistas e de rescisões tendem a diminuir. 

Treinar os líderes - é de extrema importância as capacitações a nível gerencial, principalmente em gestão de pessoas e também de negócios, com isso, a empresa terá um gestor apto a liderar uma equipe e a lidar com desafios. 

Para entender mais sobre varejo entre em contato conosco no e-mail: atendimento@acicampinas.com.br, telefone (19) 2104-9200 ou WhatsApp (19) 99607-7604 e veja mais sobre a gama de cursos voltados aos empreendedores desse segmento.


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados