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Equipe ACIC
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Black Friday para pequenos negócios

5 dicas para a Black Friday, uma das datas comerciais mais importantes do ano, está chegando e os empreendedores já devem se preparar para as vendas.

A Black Friday, uma das datas comerciais mais importantes do ano, está chegando e os empreendedores já devem se preparar para as vendas. Nesse período, a atenção do consumidor é muito disputada, por isso, é preciso o planejamento das ações.

 

Apesar de a data neste ano estar inserida em um contexto agitado, com o pós-eleições e eventos esportivos, um levantamento mostra que 63% dos empreendedores estão otimistas em relação às vendas on-line na data.

 

É o que aponta a pesquisa Aquecimento Black Friday 2022, promovida pela Nuvemshop - plataforma de e-commerce líder na América Latina.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, para quase metade dos empreendedores, o aumento esperado no faturamento é de até 30% em novembro, em comparação  a outubro, enquanto apenas 5% aposta que não haverá aumento. (via https://economiasp.com)

 

Independentemente do tamanho da sua empresa, você deve aproveitar essa data para alavancar a suas vendas e, consequentemente, o seu faturamento. A pesquisa mencionada também identificou que a Black Friday é importante no faturamento anual de 60% dos pequenos e médios empreendedores on-line.

 

Por esses motivos, hoje, vamos listar 5 dicas para os pequenos e médios empreendedores aproveitarem de forma assertiva a Black Friday.

 

  1. Planejamento: Será o seu ponto de partida. Colocar tudo no papel o ajudará a ter uma visão ampla de quais ações deverão ser executadas. 

 

Antes de mais nada, inicie decidindo quais serão os produtos ofertados com descontos, os mais procurados e desejados pelo o seu cliente. Deixe seu estoque preparado e aposte alto na venda de alguns produtos selecionados, não se preocupe com variedade nessa data.

 

O planejamento não acaba por aí. Agora é o momento de decidir como será a sua comunicação. Para isso, identifique quem é o público-alvo do seu negócio, aquele que realmente vai se interessar pelos produtos. O próximo passo é  entender e estudar a melhor maneira de chegar até ele.

 

A divulgação é parte fundamental para que o seu planejamento seja certeiro. Comece a divulgar sua ação com antecedência. É hora de chamar a atenção do seu cliente, por isso, dispare e-mails, mensagens no WhatsApp, comunicação em mídias digitais e site.

 

  1. Não deixe durar apenas 1 dia: Por mais que a sexta-feira seja muito aguardada para a realização das compras, muitos clientes começam a pesquisar antes ou também compram depois. Desse modo, não ofereça desconto apenas na data, inicie as ofertas antes e termine depois. Deixe durar mais tempo para vender mais por vários dias.

  2. A experiência é fundamental: Melhor que vender nessa data é conquistar novos clientes para comprarem, novamente no futuro. Para essa atividade de recompra e fidelização do cliente, a experiência de compra e atendimento devem ser excelentes.

 

Por mais que o preço seja o principal atrativo na data, a qualidade de atendimento e das vendas não deve ficar de lado. Não é porque a compra oferece um desconto atraente que o cliente abrirá mão de ser bem atendido. Garantir a satisfação máxima é primordial para que o seu negócio consiga aproveitar a Black Friday.

 

Durante a venda e no processo de pós-venda é possível desenvolver diversas estratégias para conquistar o cliente, a partir de uma experiência única. Não pare na venda, pense em todo o processo.

 

  1. Vendas on-line: Independentemente do produto comercializado pelo o seu negócio, estar presente no ambiente on-line é indispensável.

 

Com o sucesso das transações via PIX, vender on-line ficou ainda mais fácil. Assim, oferecer descontos extras para essa modalidade de pagamento pode ser uma boa estratégia.

 

O conceito “omnichannel” é uma tendência no varejo e significa integrar todas as áreas de um empreendimento, on-line e off-line, para facilitar a vida do consumidor e proporcionar que ele tenha uma boa experiência junto à marca.

 

Use a tecnologia a seu favor. Ela pode ser uma aliada muito poderosa para que o seu negócio conquiste novos clientes.

 

  1. Cuidado com as promessas e descontos: Nesse período, são frequentes os casos de empresas que vendem, mas não entregam. Evite esse tipo de situação, que é extremamente prejudicial para a imagem da sua empresa. 

 

Acompanhe as vendas dos produtos e, se necessário, tire as ofertas do ar assim que acabarem os estoques dos produtos. Além disso, acompanhe se os descontos ofertados estão mesmo competitivos ou não. Preços muito baixos podem gerar dúvida no cliente.

 

Dica Extra: Para entender melhor como vender mais nessa data, não perca a oportunidade de acompanhar a Live que será promovida pela ACIC. No dia 17/11, quinta-feira, com transmissão direta do YouTube, serão evidenciadas as principais estratégias para vender mais durante essa data tão relevante do comércio.

 

Contaremos com a presença do empresário e especialista em vendas Alberto Marinho, que lidera marcas e equipes de vendas há mais de 13 anos, sendo considerado no meio empresarial como um dos maiores especialistas em estratégias de vendas do Brasil.

 

Se você está buscando vender mais e fechar o ano com ótimos resultados na sua empresa, acompanhe a live!

 

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