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5 tendências de vendas e marketing para 2024

Neste artigo, apresentaremos uma análise abrangente dessas tendências e os cargos que ganham destaque a partir delas.

Manter um negócio relevante no mercado vai além de simplesmente vender um bom produto ou serviço. Para garantir que seu empreendimento não seja ofuscado pela concorrência, é fundamental estar sempre atualizado sobre as últimas tendências em vendas e marketing.

 

Quando você se empenha em estudar e implementar essas mudanças, assegura que seu negócio mantenha estratégias inovadoras e eficazes. Além disso, consegue fornecer um atendimento otimizado e personalizado ao cliente, o que fortalece sua posição competitiva e a satisfação do usuário.

 

Contudo, se você não faz ideia de por onde começar, não se preocupe. A Foursales, consultoria de Executive Search especializada em recrutar profissionais de vendas e marketing, mapeou as tendências que moldarão estes setores nos próximos anos.

 

Neste artigo, apresentaremos uma análise abrangente dessas tendências e os cargos que ganham destaque a partir delas, proporcionando insights valiosos para aprimorar suas estratégias profissionais. Confira:

1. Intersecção entre vendas e marketing

 

Há alguns anos, as áreas de vendas e marketing trabalhavam separadamente. No entanto,  o surgimento do modelo de Receita Previsível comprovou que integrá-las resulta em um compartilhamento mais efetivo de informações e processos.

 

Como consequência, a crescente integração entre vendas e marketing está gerando funções que requerem habilidades equilibradas em ambas as áreas. Dessa forma, em 2024,  aumentará a demanda por líderes qualificados capazes de visualizar o funil de vendas de maneira holística.

 

Isso leva à criação de cargos como Head/Gerente de Growth, Head/Gerente de Revenue e Sales & Marketing Operations Manager. Ainda, essas funções demandam dos profissionais habilidades tanto na geração, nutrição e qualificação de leads quanto no fechamento de vendas.

2. Conhecimento em T

 

Automatizações estão revolucionando as vendas, transformando vendedores em agentes estratégicos focados em relacionamento com os clientes e soluções personalizadas.

 

Tal mudança impulsiona o “Conhecimento em T” como uma das tendências de vendas e marketing. Ele nada mais é do que uma competência técnica voltada para um setor específico em um produto ou serviço.

 

Assim, posições como Account Manager demandam profundo conhecimento não apenas do produto, mas também em um determinado nicho do mercado. Essa especialização crescente entre os profissionais de vendas também reflete em remunerações mais altas, devido à demanda por suas habilidades.

3. Jornada do cliente

 

Investir em experiência do consumidor tem se tornado cada vez mais importante para fidelizar os usuários ao seu negócio. Quando você acompanha todas as etapas da jornada do cliente, consegue identificar eventuais insatisfações, dúvidas e problemas.

 

Ainda, as chances de aumentar o Lifetime Value do consumidor são maximizadas, gerando impactos positivos nos resultados da organização.

 

Por fim, devido a essa tendência de vendas e marketing, há um aumento significativo na demanda por cargos como Customer Success, Customer Engagement e CRM Manager. Ademais, posições como UX Designer e UI Designer, também ligadas à jornada do cliente, estão em ascensão em 2024.

4. Conteúdo gerado pelo usuário

 

Quando você compartilha suas experiências sobre um produto ou serviço na internet, contribui para criar conteúdo para a marca. Essa iniciativa é chamada de User Generated Content, também conhecida como conteúdo gerado pelo usuário.

 

Pode parecer confuso no começo, mas é verdade. O UGC se refere ao material produzido de maneira voluntária pelos próprios consumidores, seja por meio de avaliações, comentários ou vídeos.

 

Essa tendência de vendas e marketing parte do pressuposto de que os usuários da internet constantemente influenciam outras pessoas. Nesse contexto, as marcas identificaram uma oportunidade poderosa para promover, fidelizar e estabelecer relacionamentos autênticos com os consumidores.

 

Por essa razão, nos próximos anos, espera-se que essa tendência tenha um impacto direto nos cargos de Vendas e Marketing. Os profissionais de marketing precisarão adotar estratégias mais focadas em transformar os clientes em defensores da marca, incentivando o UGC.

 

Assim, funções como Content Manager, Community Manager e Social Media Manager serão ainda mais essenciais na produção de conteúdo próprio e na curadoria e amplificação do UGC.

5. Inteligência Artificial (IA)

 

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial tem demonstrado inovações notáveis, e sua integração no cenário empresarial está transformando a operação de diversos setores.

 

Apesar de ainda estarem em estágios iniciais, já é possível vislumbrar algumas tendências de aplicação dessa tecnologia que impactarão significativamente as áreas de vendas e marketing em 2024. Dentre elas, pode-se destacar:

 

  • As estratégias de personalização avançarão ainda mais com o auxílio de algoritmos capazes de analisar grandes volumes de dados, identificando padrões e preferências individuais dos clientes;

 

  • A automação do processo de vendas será amplamente adotada para otimizar tarefas como a qualificação de leads e a gestão de pipeline, permitindo que as equipes comerciais dediquem mais tempo ao relacionamento com o consumidor;

 

  • A análise preditiva impulsionada pela IA oferecerá insights mais avançados sobre o comportamento do cliente, antecipando necessidades e identificando oportunidades de vendas de forma mais precisa.

 

Ademais, é preciso enfatizar que a introdução de automações destinadas a substituir funções anteriores da equipe comercial não implica necessariamente na imediata eliminação de cargos.

 

Por outro lado, isso levará a uma expansão na procura por especialistas em áreas como: Business Intelligence, Automação de Vendas & Marketing, Customer Insights, Data Analyst/Cientista de Dados, Machine Learning Engineer, entre outras.

Saiba mais sobre as tendências de vendas e marketing para 2024

 

Na Pesquisa de Cargos e Salários 2024, desenvolvida pela Foursales em parceria com o Salesjobs, você descobre quais outras tendências de vendas e marketing são imprescindíveis para o sucesso do seu negócio nos próximos anos.

 

Além disso, outras questões valiosas também são abordadas, tais como:

 

1. Análise Abrangente: Explore o cenário salarial de mais de 460 cargos de Vendas e Marketing, nos 28 principais segmentos e subsegmentos do mercado. Uma visão completa para embasar suas decisões estratégicas.

 

2. Política Salarial Competitiva: Tenha acesso a dados para estabelecer uma política salarial competitiva, atraindo e engajando os melhores talentos do mercado.

 

3. Plano de Cargos e Salários: Implemente um plano atrativo e alinhado ao seu mercado, garantindo uma estrutura que promova o crescimento e a satisfação dos colaboradores.

 

Não perca a oportunidade de estar atualizado em como as tendências e salários em Vendas e Marketing devem evoluir a curto e longo prazo.

 

Foursales| tendencias, vendas, marketing, 2024

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