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Equipe ACIC
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O Poder e Impacto da Sustentabilidade na Indústria da Moda

A sustentabilidade não se trata de uma tendência passageira na indústria da moda, mas sim de uma necessidade imperativa para a sobrevivência e o sucesso no longo prazo.

A indústria da moda tem sido historicamente marcada por sua rápida evolução, tendências passageiras e padrões de consumo intensivos. No entanto, nos últimos anos, uma nova perspectiva surgiu, trazendo mudanças significativas relacionadas à sustentabilidade. Podemos notar que, à medida que a conscientização da indústria da moda aumenta a respeito do seu impacto ambiental e social, constatamos que esse tema não é apenas uma questão de escolha ética das empresas e sim uma estratégia de negócios

 

A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo, sendo responsável por uma significativa parcela das emissões de carbono, consumo de água e resíduos gerados. De acordo com o relatório da Ellen MacArthur Foundation, a produção global de vestuário consome cerca de 98 milhões de toneladas de recursos não renováveis por ano e as emissões de carbono do segmento devem aumentar 50% até 2030, a menos que medidas significativas sejam tomadas para evitar isso.

 

A conscientização dos consumidores em relação à sustentabilidade vem se refletindo no comportamento de compra. Atualmente, grande parte dos consumidores estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para ajudar a reduzir impactos no meio ambiente. Outro ponto positivo em prol disso é a força das novas gerações, que defendem, em sua maioria, que as empresas se responsabilizem também pela situação, ajudando e investindo na minimização desses impactos ambientais. Essa busca por transparência e responsabilidade tem levado as marcas a repensarem suas práticas.

 

O empenho social pela causa da sustentabilidade vem também impulsionando a inovação na moda. Materiais alternativos, como tecidos orgânicos, reciclados e biodegradáveis, estão sendo desenvolvidos para substituir os tradicionais. Além disso, a economia circular ganha cada vez mais força, fazendo com que marcas adotem modelos de negócios que priorizem o reúso, reparo e reciclagem de produtos. A colaboração entre marcas, ONGs e governos também está promovendo o avanço das práticas sustentáveis.

 

Contrariando a noção de que a sustentabilidade é apenas um custo adicional, evidências demonstram que a adoção de práticas sustentáveis pode ser financeiramente interessante. Estudos apontam que negócios que priorizam a sustentabilidade podem esperar um crescimento em suas margens de lucro de 1,5 a 2,0 pontos percentuais até 2030.

 

Logo, podemos concluir que a sustentabilidade não se trata de uma tendência passageira na indústria da moda, mas sim de uma necessidade imperativa para a sobrevivência e o sucesso no longo prazo. A conscientização crescente dos consumidores, juntamente com os benefícios financeiros tangíveis, está impulsionando as marcas a adotarem práticas sustentáveis em todas as etapas da cadeia produtiva. A colaboração, inovação e responsabilidade estão moldando a nova face da moda, de modo que ela passe a considerar, para além dos quesitos estéticos e financeiros, o significativo impacto ambiental e social produzido pelo segmento.

 

Sabemos que este tema não é tão simples quanto aparenta ser. Para executar de forma correta as ações de sustentabilidade dentro do seu negócio, é imprescindível conhecimento, orientação e planejamento adequados e focados em sua realidade.

 

Exatamente por esse motivo que a ACIC montou uma equipe de curadoria especializada em detectar os principais desafios atuais desse mercado e apresentar as possíveis soluções para eles.

 

Esse trabalho de pesquisa possibilitou, a realização do Retail Meeting Moda, durante a Semana de Negócios e Empreendedorismo. 

 

 

Junte-se à ACIC para entender os segredos por trás desse mercado que fatura mais de R$208 bilhões por ano no Brasil. Vamos tecer uma rede de conexões, vestir a sua mente com inspiração e mostrar que o sucesso está na ponta da agulha.

 

Serão mais de 15 palestrantes para falar sobre as principais tendências do mercado da moda. Clique no link abaixo para garantir o seu lugar!

 

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Equipe ACIC| impacto, sustentabilidade, industria, moda, evolucao, tendencias, consumo, ambiental

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