Neuromarketing, a neurociência do consumo, é tema do Encontro de Marketing e Vendas

Neuromarketing, a neurociência do consumo, é tema do Encontro de Marketing e Vendas

Assunto será apresentado dia 18 de julho pela especialista e professora de neurociências aplicadas na Inova Business School, Eliane El Badouyi

“As pessoas compram emocionalmente e depois justificam as suas decisões com argumentos racionais”. A afirmação, feita pelo assessor técnico do SEBRAE-SP, Alexandre Robazza, no 5º Fórum Regional do Varejo, ressalta o que os empresários de varejo e serviços já sabem: as marcas precisam ser capazes de produzir sensações agradáveis para o seu público-alvo, despertando sentimentos como, por exemplo, autocompensação ou busca da admiração por parte dos outros. Esse é um grande diferencial que impulsiona as vendas e garante à empresa permanecer à frente da concorrência.

Gerar essa conexão emocional depende, primordialmente, de compreender o que se passa na cabeça do consumidor. Somente a partir desse ponto é possível estruturar mecanismos de marketing capazes de ativar gatilhos mentais que cheguem ao nível subconsciente da pessoa e despertem as emoções. É aí que entra o Neuromarketing. Chamado de “neurociência do consumo”, o tema será abordado no Encontro de Marketing e Vendas, que ocorre em 18 de julho, a partir das 8h30, na Associação Comercial de Campinas. As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.acicampinas.com.br/eventos-inscricao:codigo-334

Para explicar de que forma as técnicas de Neuromarketing podem apoiar na negociação e nas vendas de serviços, a ACIC convidou a especialista Eliane El Badouyi, publicitária pós-graduada em Marketing pela ESPM e sócia-diretora da Badu + COP. Eliane é pesquisadora do comportamento, comunicação, mecanismos de atenção e do consumo de mídia do jovem contemporâneo, coautora do livro Inovação em sala de aula: Métodos de ensino para nativos digitais, além de professora de neurociências aplicadas na Inova Business School, patrocinadora do Encontro de Marketing e Vendas.

O estudo das preferências e das necessidades do consumidor é necessário para desenvolver as estratégias de qualquer campanha de marketing.  No entanto, o Neuromarketing dá um passo adiante. Ele é resultado da união de técnicas de marketing com estudos neurocientíficos e tem por objetivo descobrir as reações que ocorrem no cérebro quando uma pessoa é exposta a anúncios, marcas ou produtos.

Por meio de exames da medicina neurológica o Neuromarketing possibilita analisar reações inconscientes da pessoa exposta, por exemplo, a um determinado produto. É possível acompanhar o movimento dos olhos, medir reações musculares ou outras que nem sempre seriam perceptíveis sem o uso desses recursos. 

Aos resultados dos estudos são aplicadas técnicas de interpretações de dados e, dessa forma, as marcas conseguem entender melhor o que se passa no cérebro do consumidor.  A partir daí, basta elaborar suas estratégias de marketing, sejam elas voltadas ao ambiente físico, ao digital, ou a ambos, de modo o mais preciso possível, para gerar a conexão emocional com o público-alvo. Equivale a dizer que o Neuromarketing interpreta as reações humanas para ajudar a aumentar as vendas.

Há inúmeras maneiras de criar estratégias de marketing capazes de gerar empatia e despertar sentimentos no público-alvo, como os anúncios visuais, com utilização de fotos de pessoas fazendo uso do seu produto, ou os anúncios textuais, com expressões que retratem situações positivas, até mesmo já vivenciadas pelo cliente, e que motivam para que este siga em frente em sua jornada de compra. 


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