Mário Gazin defende investimento em funcionários para crescimento

Mário Gazin defende investimento em funcionários para crescimento

O fundador das lojas Gazin teve um painel especial no 4º Fórum Regional de Varejo

O Grupo Gazin é um dos 15 maiores varejistas do país, com 225 lojas espalhadas pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, e conta também com uma financeira e seis fábricas, que produzem de móveis a colchões. Com uma experiência de 50 anos no mercado, Mário é uma referência valiosa para empreendedores de todos os portes, em especial para aqueles que estão iniciando. O empresário foi uma das atrações do 4º Fórum Regional do Varejo, no dia 31 de Março.

Segundo Gazin, atualmente os empreendedores em início de carreira se deparam com a "fartura de oportunidades". Há 50 anos, lembra ele, era muito mais difícil. "Não havia educação, dinheiro, crédito e mercadorias como nos dias de hoje.” Para o veterano experiente, os jovens empreendedores deveriam ser mais comprometidos e empenhados. "Muitas vezes, por ansiedade, acabam desistindo de seus projetos muito cedo, e acabam desistindo de ideias muito boas", analisa.

E foi com uma ideia muito boa que a Gazin surgiu. Aos 17 anos, ele era funcionário de uma loja de móveis cuja filial de Douradina, onde atuava, estava prestes a fechar. Então, convenceu seu pai a vender o carro da família, um jipe, para comprar o estabelecimento. Foi assim que surgiu a Móveis Gazin, que 6 anos depois já vendia eletrodomésticos e bicicletas.

O crescimento e a expansão foram rápidos e logo já havia lojas no Mato Grosso, Rondônia e Acre. Gazin lembra que a expansão foi natural, a empresa precisava crescer, mas foi também baseada em muita pesquisa de mercado levando em consideração população, incentivos fiscais e facilidades logísticas.

O empresário procurou sempre se manter atualizado em relação à tecnologia, para ele isso era muito importante e nunca foi uma dificuldade, o que garantiu pioneirismo da empresa em vários aspectos. A Gazin foi a primeira empresa do norte do Paraná a utilizar computador e a primeira a usar carreta de 30 metros. 

Empreender e educar
O verdadeiro obstáculo que enfrentou foi a sua escolaridade. "O mais difícil mesmo foi tocar uma empresa sem mesmo ter ido em uma escola, pois precisava ajudar a família. Porém fui atrás do aprendizado, sempre procurei ler, estar antenado nas noticiais, e procurar aprendizado”, completa. Sua sede por conhecimento não o deixou ficar para trás e reforçou a importância dos estudos para os jovens. Há 20 anos fundou uma universidade corporativa em sua empresa, a Unigazin, que significou uma arrancada para o crescimento da Gazin.

Qualidade de trabalho
A Gazin preza pelo bem-estar de seus funcionários, chamados carinhosamente de "filhos" pelo empresário. Foram eles, que transformaram a empresa na 4ª melhor para se trabalhar no Brasil de acordo com o Instituto Great Place to Work. Para o empresário, a posição no ranking é consequência de um sistema de recompensas e encorajamento para o alcance de metas que, para ele, é fundamental para uma gestão eficiente.

"Acho que é um grande pecado os empreendedores não investirem nesse sentido, isso acontece não só no Brasil, a grande maioria dos empresários monta suas empresas para si próprios e sua família. O certo é pensarmos, sim, em nossa família, mas também na sua cidade, comunidade, estado e país", ressalta.

Fórum Regional do Varejo
Mário Gazin foi um dos palestrantes presentes na 4ª edição do anual Fórum Regional do Varejo, no dia 31 de Março. Realizado pela ACIC em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL) e o Parque D. Pedro Shopping, o evento reuniu cerca de mil pessoas na Expo D. Pedro. As fotos do evento podem ser acessadas aqui.


Mário-Gazin, Fórum-Regional-Varejo, ACIC, Gazin

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados