Encontro de varejo discute o comportamento do consumidor

Encontro de varejo discute o comportamento do consumidor

Rogério Novaes, consultor e especialista em marketing coordenou a reunião

Você sabe o que leva o cliente a comprar o seu produto? O processo de compra é muito complexo e é importante entender isso para descobrir qual o comportamento do seu consumidor. Conseguir entender como ocorre esse processo de decisão do consumidor é muito importante para o seu negócio, pois só assim permitirá que você se organize e saiba onde aplicar seus esforços de uma maneira que atenda melhor e mais precisamente os seus clientes. Esse foi o tema do Encontro de Varejo que aconteceu quinta-feira, 13, na Associação Comercial de Campinas, coordenado pelo consultor e especialista em marketing Rogério Novaes.

A análise do comportamento do consumidor tem como objetivo identificar como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos. “O que leva uma pessoa que já tem vários sapatos comprar mais um par de sapato? O que leva o consumidor a sentir essa ansiedade para comprar?”, questiona Novaes. Ele ainda explica que o comportamento do consumidor pode ser visto como um processo de estímulo e resposta, e a tarefa do profissional de gestão é entender o que acontece com o consumidor entre o estímulo externo e a decisão de compra.

Mais quais são esses estímulos que levam o consumidor a compra? O especialista explica que existem os estímulos de marketing que são promoções, preço baixo, etc, e existem outros que podem ser econômicos, tecnológicos, políticos e culturais. Uma dica que Novaes passa, é estar atento aos fornecedores do seu negócio, e cobrar uma variedade maior, exigir tendências, ou seja, diversificar e se atualizar sempre. 

Além disso, existem outros fatores que interferem no comportamento do consumidor, como: fatores culturais, por exemplo: religião ou regiões geográficas (pessoas de diferentes regiões do Brasil pensam diferente); fatores sociais como por exemplo indicação de familiares, vizinhos ou grupo de trabalho; ou fatores pessoais como a idade, o estilo de vida, personalidade e circunstância econômica. 

Novaes também explica, que o público da terceira idade é um bom investimento “Eles possuem um fundo financeiro interessante e eles também compram para outros públicos como filhos e netos”, diz. Por outro lado, existem os millennials, que são um público em transição, com novos comportamentos e novas vontades; é fundamental que o empresário estude sobre esses consumidores, pois será o comportamento deles que determinará as tendências futuras do mercado.

Quer saber mais sobre os millennials? Compareça ao 5º Fórum Regional do Varejo e assista a um painel exclusivo dedicado à decifrar esse público com os maiores especialistas. Entre os nomes confirmados para este painel está Guilherme Cavalcante, diretor de mídia da unidade brasileira da Wieden & Kennedy, uma das maiores agências de publicidade do mundo, que atende clientes globais como Nike, P&G e Coca-Cola; além de ser parte dos millennials, Guilherme irá discutir como as empresas podem compreender esse público, para assim se comunicarem de forma mais efetiva. Para falar sobre o impacto dos millennials no setor varejista, está confirmado Edmour Saiani, fundador e idealizador da Ponto de Referência, empresa exemplo em implantar a cultura de excelência em atendimento a clientes como estratégia de marca. Ronald Heinrichs, CEO da Meu Móvel de Madeira e autor do livro "Muito Mais que Móveis”, participará do painel compartilhando o case de sua empresa, referência em atendimento humanizado e um dos melhores lugares para se trabalhar no varejo. Saiba mais sobre como participar AQUI.


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