Empreendedor brasileiro ainda investe pouco na educação

Empreendedor brasileiro ainda investe pouco na educação

Dia 28 é comemorado o dia da Educação e é essencial que todos os donos de negócios mantenham seus estudos em dia

Nesta quinta-feira, 28 de abril, comemora-se o dia da Educação. Você investe na sua? O estudo é um fator de grande importância no desenvolvimento da vida de uma pessoa e principalmente para os empreendedores, que devem se manter constantemente atualizados. 
Porém, segundo uma pesquisa da Endeavor, poucos empreendedores no Brasil priorizam o treinamento, praticamente todos afirmam conhecer o SEBRAE e o Sistema S (SENAC, SESI e SESC), mas apenas 46% dos proprietários de negócios formais já fizeram algum curso nestes locais. Para os negócios informais a taxa chega a 31%. 

Por que um fator tão importante é deixado de lado? Segundo Marcelo Veras, CEO da Unità Educacional e professor de Estratégia Empresarial, Planejamento de carreira e Life Design em cursos de MBA Executivo, a educação brasileira tradicionalmente não fomenta o empreendedorismo, e é um erro acreditar que não é necessário conhecimento na hora de abrir um negócio. "O Brasil ensina a ser empregado e não a empreender. Isso está mudando, mas muito lentamente. Como a educação empreendedora é pobre, o Brasil tem alta taxa de mortalidade de empresas”, completa Veras.

Diferentemente do que muitos pensam, há espaço para pequenos empreendedores investirem na educação também. Hoje existem muitos programas e possibilidades mais disponíveis e baratas, e é essencial que todos os donos de negócios se mantenham atualizados e informados. "Sempre defendo que educação deve ocupar um percentual do nosso tempo e da nossa energia. O conhecimento hoje tem prazo de validade. O mundo muda muito rápido e o que era verdade há 5 anos hoje pode não funcionar. Todos devem estudar sempre“, finaliza Veras.

De acordo com a vice-presidente da Associação Comercial, Adriana Flosi, a entidade tem se dedicado a aprimorar as atividades de educação empreendedora. “Para que um negócio se desenvolva é preciso que as pessoas ligadas estejam sempre se atualizando. Hoje não basta, fazer um determinado curso e ficar anos sem renovar o conhecimento. Essas atividades precisam ser frequentes", ressalta. Adriana acrescenta ainda que a entidade ampliou de 350 horas para 425 horas destinadas à educação empreendedora nas atividades da ACIC. 

Parceria entre ACIC e Portal Educação UOL

O Portal Educação da UOL, em parceria com a ACIC e a FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), já está fornecendo um desconto de 10% em seus cursos para quem se inscrever pela ACIC.
A parceria com o Portal Educação oferece mais de 1,5 mil cursos online de diversas áreas, são vários voltados ao empreendedorismo como Administração e Gestão, Contabilidade e Finanças, Marketing e Vendas e entre outros. Alguns são mais específicos, como o curso de Gestão e Treinamento de Pessoas.

Como usar o desconto ACIC

Entre no site do Portal Educação através deste link: 
http://www.portaleducacao.com.br/parceiro/acic1 e utilize o voucher promocional de código:DS15912VIM842016, adquirindo 10% de desconto em qualquer curso do site. 


Dia-Educação, ACIC, Educação, Empreendedorismo, 28-de-abril

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados