Diretor de negócios da IPSOS orienta MPEs a investir em mídia digital

Diretor de negócios da IPSOS orienta MPEs a investir em mídia digital

Para especialista, a criatividade é mais importante do que o valor a ser investido

Cerca de 65 empresários e gestores participaram nesta quarta-feira na sede da Associação de uma palestra sobre investimento de pequenas verbas e potencializarão do alcance de mídias digitais e TV. Diego Pagura, diretor de negócios da IPSOS, a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, abordou investimentos e deu dicas para pequenos e médios empreendedores que querem investir mas possuem muitas dúvidas sobre o assunto.

Pagura disse que o Brasil passa por um momento histórico, que contém também oportunidades que devem ser aproveitadas. Os veículos de comunicação acompanham as mudanças à sua volta e o relacionamento do consumidor com as mídias sofre transformações constantes rapidamente. Há uma fragmentação dos formatos de mídia, mas a TV aberta e a Internet são os meios de maior alcance e que possuem maior equilíbrio nos quesitos afinidade e penetração de audiência. “Com os dois você tem maior influência para comprar produtos e contratar serviços”, orienta Pagura.

O especialista destaca, porém, que entre essas mídias, a motivação para o consumo se difere em alguns aspectos. A Internet é ampla, democrática e atualizada constantemente, enquanto a TV é focada em notícias, esportes e não é atualizada tão rapidamente o que a fez ter uma abordagem diferente em relação ao seu conteúdo.

Pensando nessas características, o desafio é omitizar o retorno de investimentos em campanhas de pequenas verbas nos veículos de comunicação. Pagura diz que a quantia de dinheiro investido não vai importar se não há criatividade no investimento: “A criatividade explica 75% da publicidade para gerar recall”, acrescenta. Segundo ele, é necessário ter uma “Big Idea”, uma ideia que crie uma conexão forte entre a marca e o consumidor, algo que seja novo e que gere engajamento.

Pagura ainda deu dicas para os empreendedores que querem investir: entenda o seu cliente, busque alternativas para o entendimento do público, não generalize seu público, entenda suas possibilidades e saiba usar a combinação da TV com a Internet. Ele ainda acrescenta que não existe uma fórmula secreta, cada negócio se difere: “Não existe uma receita, provavelmente existe uma resposta diferente para cada um”, finaliza.

A palestra de Pagura fez parte de um evento da EPTV na ACIC que contou também com o gerente de mercado da EPTV, Regis Lotumolo, que projetou para os convidados o funcionamento da publicidade na emissora. “Essa palestra já seria importante em outros tempos, mas é mais ainda na crise que estamos agora”, disse Lotumolo. 


Diretor, IPSOL, Pagura, ACIC, Associação, Comercial, Campinas, Empreendedorismo

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados