Conhecer seu público alvo é fundamental para o sucesso do negócio

Conhecer seu público alvo é fundamental para o sucesso do negócio

Especialista defende que saber o que o cliente precisa torna a gestão mais segura

De acordo com o coordenador do MBA em marketing e vendas da Inova Business School, Renato Cecchettini, a concepção de negócios mudou. No passado, uma empresa era concebida com o pensamento exclusivo em seu produto ou serviço, porém hoje, é o cliente que está no foco. O negócio deve ser elaborado com o pensamento no consumidor e no que ele quer ou precisa. Portanto, ouvir um feedback de um cliente, além de ser a visão de um terceiro, é algo essencial para sustentar um negócio atualmente.

Além da importância do feedback do cliente, existe outro conceito importante relacionado que o empreendedor deve estar ciente, a pesquisa de público.

Existem duas perguntas básicas que o empresário deve levar em conta ao pensar em feedback: "eu continuo sendo relevante na vida do meu cliente?” e "eu continuo participando da vida dele como eu deveria?” Já na pesquisa de público, as perguntas básicas são: "o que o cliente precisa?” e “de que forma vou entrar na vida dele?” Portanto, os conceitos estão relacionados.

Conseguir identificar o público alvo de um negócio é um desafio, mas os resultados são satisfatórios. O empreendedor corre menos risco de errar, pois conhece seus consumidores, já sabe o que esperar deles e o que fazer para eles. Ao conhecer bem o consumidor, cria-se uma condição muito mais segurança para tomar decisões, investir ou mudar de estratégia.

Cecchettini cita o exemplo da desavença entre taxistas e a plataforma Uber. Segundo ele, nesse caso, os taxistas pensaram apenas na concorrência e ignoraram totalmente seu público alvo. "Alguns taxistas dizem que Uber não pode operar porque vão prejudicá-los com a perda seus clientes. Mas na verdade o raciocínio deveria ser sobre o que esses clientes precisam."

O que aconteceu foi que na verdade o Uber entendeu melhor esse mercado de mobilidade, descobriu o que seu público alvo precisava e forneceu isso melhor que o concorrente.

O especialista ainda diz que se o empreendedor está começando e não consegue identificar seu público, a melhor forma de fazer isso é investir pouco, pois o risco é alto. "Se ele errar, vai errar rápido, aprender rápido e tomar uma decisão rápida, perdendo pouco dinheiro. Não dá para fazer um teste com um investimento caro”, pondera.

Mas afinal, como eu identifico meu público alvo? Formulários online são uma forma, porém para Cecchettini, nada é melhor do que a simples observação. Seus consumidores alvo são aqueles que entram na sua loja e compram. Então observe seu cliente, as características dele e tente entendê-lo. “Quais seus hábitos? É casado ou não? Entrou na loja com filho ou sem filho? Faça essa análise", explica o especialista. Para ele, a vantagem da observação sobre as pesquisas formais é que nem sempre as pessoas respondem a verdade, e acabam dizendo o que acham que está certo, e não o que realmente sentem.

Encontro de Varejo

Cecchettini foi o palestrante do Encontro de Varejo sobre a importância do feedback do cliente, nesta quinta-feira, 23, na Associação Comercial. Clique AQUI e leia sobre o tema da palestra.

Pesquisa de Mercado

Quer saber mais sobre pesquisa de mercado? Confira no programa Minuto ACIC sobre pesquisa de mercado com o especialista Alcidney Sentallin: 

Ou ouça no Podcast ACIC: 

 


Pesquisa, Mercado, ACIC, ACICampinas, Feedback, Cliente, Consumidor

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados