Conheça o Design Thinking, abordagem que garante soluções eficientes e inovadoras para as empresas

Conheça o Design Thinking, abordagem que garante soluções eficientes e inovadoras para as empresas

O tema foi apresentado na 17ª reunião do Future Advisory Board (FAB) pela professora e consultora Erika Pozzetti Judice

A professora e consultora da Inova Business School, Erika Pozetti Judice, apresentou um estudo sobre Design Thinking aplicado à gestão, durante a 17ª reunião do Future Advisory Board (FAB), realizada hoje, 12, pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

O Design Thinking é uma abordagem, e não uma ferramenta. Não existe uma fórmula precisa de como aplicá-lo, pois cada empresa é diferente. Ele permite identificar um problema em uma empresa e buscar uma solução para isso de forma coletiva e colaborativa, com o foco total no usuário do produto. Erika diz que o Design Thinking é um estudo profundo do usuário, ou consumidor, baseada no estudo do design. “Design é valor; e vende mais porque é algo que foi pensado”, diz.

Existem quatro ordens do Design, segundo a especialista: o gráfico, o industrial, o de planejamento e, por fim, o Thinking, que atua também com as outras ordens. Marcas como Itaú, Claro, Coca-Cola e Apple trabalham com a abordagem baseada na experiência do usuário, e isso é observado em suas campanhas publicitárias sempre de sucesso. 

Mas de que forma a marca pode entender seu consumidor de maneira profunda? Erika acredita que os questionários já não são eficientes para esta finalidade, pois as pessoas dificilmente conseguem ser 100% sinceras na hora da resposta e, muitas vezes, não levam realmente a sério ou não entendem a proposta da marca. 

A especialista sugere que seja criada com o usuário a chamada empatia.  Para tal, são adotadas várias técnicas, como entrevistas, observação, dinâmicas e até simulações para grandes grupos de pessoas, como forma de gerar empatia e assim, um estudo de imersão do usuário. Normalmente isso tudo pode durar um dia inteiro, para que haja muito material e uma análise realmente profunda para detectar problemas e entender o que o consumidor deseja.

Após a imersão, existe uma cocriação de soluções para os problemas detectados, e por fim, há um teste que mais uma vez é aplicado a pessoas e negócios.

A professora explica que o Design Thinking pode ser dividido em quatro etapas: descobrir, definir, desenvolver e entregar. As etapas não são lineares. Após a entrega, volta-se à descoberta e começa tudo de novo, é um ciclo que sempre se renova, e também, inova. Afinal, a inovação no mercado atual é necessidade para se destacar.

O FAB

O FAB (Future Advisory Board) é um grupo de discussão sobre futuro. Formado pela ACIC em parceria com a Inova Consulting e a Inova Business School, seu objetivo é reunir empreendedores para debater inovação, tendências e visão de futuro.


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