Bares e restaurantes projetam crescimento de 30% com festas de final de ano

Bares e restaurantes projetam crescimento de 30% com festas de final de ano

A movimentação por reservas começou a se intensificar no início da segunda quinzena.

As festas de final de ano, como eventos corporativos e confraternizações, já movimentam o setor de restaurantes e bares da região de Campinas. A expectativa para novembro e dezembro é de um crescimento médio de 30% em público e faturamento, segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Região Metropolitana de Campinas.

A movimentação por reservas começou a se intensificar no início da segunda quinzena. E para atender a esse aumento de demanda sazonal, um terço dos estabelecimentos pretende contratar novos funcionários, segundo pesquisa realizada pela entidade.

Matheus Mason, presidente da Abrasel Regional Campinas, explica que a procura por informações e reservas já começa a se intensificar. “A expectativa para esta época do ano já é esperada, com uma sazonalidade muito positiva que todo ano se realiza no setor”, explica. “Nossa expectativa é de um aumento em torno de 30% sobre os meses anteriores, o que pode até aumentar, com a onda de calor, quando as pessoas saem mais de casa”, acrescenta.

Para mostrar o impacto dessa época o ano para o setor, Mason conta que pesquisa realizada pela Abrasel com empresários da região de Campinas aponta que 32% pretendente fazer contratações de temporários neste final do ano para dar conta da demanda.

“A consulta e efetivação de reservas para grupos e empresas começou no meio do mês e nossa expectativa é de um aumento de 20% de público sobre o mesmo período do ano passado”, conta Camila Coratti, gerente do Banana Café Campinas. Além do cardápio tradicional, a casa vai disponibilizar neste período pacotes fechados para eventos de confraternização, almoço e jantar para grupos de pessoas e empresas.

No Rancho Colonial Grill as reservas tiveram início efetivamente no começo do mês. “Temos uma boa expectativa para esse ano e vamos trabalhar com pacotes fechados ou individuais para grupos”, conta Sérgio de Simone, proprietário da casa. “Temos capacidade para receber até 280 pessoas por dia e montamos quatro tipos de cardápios fechados ou o sistema à lá carte, para escolha”.

Rodrigo Porto, Diretor de Alimentos e Bebidas da Rede Vitória Hotéis, que tem sob sua bandeira o Bellini Ristorante e Kindai (Campinas), Vitorino e Maria Azeittona (Paulínia), Vick Pizza e Cozinha e Maria Azzeitona (Indaiatuba), explica que a expectativa de aumento de público é de 10% sobre o ano passado. “Muitas empresas e grupos de amigos ainda estão pesquisando preços e pacotes, mas o movimento já começou a partir do dia 15”.

No caso dos restaurantes, as opções disponibilizadas são para pacotes fechados (no Bellini, por exemplo, o pacote inclui vinhos e presença de sommelier). No caso do kindai e bares da casa, os grupos também contam com a opção de happy hour.

No Restaurante Vila Paraíso, no distrito de Joaquim Egídio, a estimativa é de um incremento de 50% no fluxo de pessoas nos meses de novembro e dezembro em relação aos demais meses e de 15% sobre o mesmo período do ano passado.


bares, restaurantes, crescimento, festas, final-de-ano

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados