https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/809..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Varejistas da RMC debatem, em Campinas, maneiras de se adaptar para sobreviver no pós-pandemia

No próximo dia 4, mais de 2000 empresários do setor participarão do 10º Retail Conference para conhecer estratégias e tendências, tais como um robô que atende o público e um braço robótico que faz trabalho de barman. O evento será realizado pela ACIC, na Expo D. Pedro.

Após amargar prejuízos devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o varejo busca novos formas de se adaptar para sobreviver nesse momento de retomada da economia. Uma avaliação da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) mostra que existem na cidade 22.628 estabelecimentos varejistas, que representam 31,62% dos setores produtivos e são responsáveis por um faturamento de R$ 15,3 bi no acumulado do ano (base de dados de dezembro de 2021). Deste total, 75% se enquadram como Pequenas e Médias Empresas (PME), Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI). Para ajudar na perpetuidade desses negócios, de modo que eles possam criar mais vagas de emprego e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade, a ACIC realizará o 10º Retail Conference, no próximo dia 4 de outubro, das 8h às 18h, na Expo D. Pedro (Avenida Guilherme Campos 500, Bloco II, Jardim Santa Genebra). Ingressos e informações pelo site: https://retailconference.com.br.

O evento, cujo tema é "Adaptabilidade: o motor para a transformação do varejo", trará a Campinas nomes de peso do cenário varejista nacional, tais como Bruno Bragancini, diretor-presidente no Enxuto, Ubirajara Pasquotto, diretor-presidente na Cybelar e Mauro Friedrich, diretor de Logística na Arezzo & CO, para que compartilhem a sua experiência e o seu conhecimento com o público, formado majoritariamente por empresários e gestores da área, provenientes de todo o Estado de São Paulo. A expectativa da organização é receber cerca de 2.200 pessoas, o equivalente a 10% a mais do que o registrado na edição de 2019, a última realizada no formato presencial, antes da pandemia. Ao todo, serão nove palestras e dois debates, totalizando seis horas de conteúdos sobre gestão de conflitos de gerações, sucessão familiar, gestão de pessoas, inclusão, diversidade, ESG (governança ambiental, social e corporativa) e outros temas que impactam os negócios de diferentes portes, em especial os pequenos e médios.

A presidente da ACIC, Adriana Flosi, explica que o propósito do Retail Conference é fazer com que os participantes saiam do evento inspirados a realizar as mudanças necessárias para garantir a perenidade dos seus negócios. Serão apresentadas desde estratégias simples para melhorar a gestão e os processos da empresa, até inovações tecnológicas disruptivas, capazes de elevar a experiência de compra a outro patamar. “Nos últimos dois anos todos nós tivemos que aprender a nos adaptar rapidamente às mudanças e não foi diferente com o varejo, um setor que gera cerca de 85 mil postos de trabalho em Campinas”, diz Adriana. 

De acordo com ela, o consumidor foi obrigado a mudar os seus hábitos e isto o tornou mais exigente. Ele aderiu às facilidades do comércio eletrônico, do autoatendimento e das experiências de compra híbridas e sem atrito, e não está mais disposto a abrir mão delas. “Cabe aos empresários atender às novas demandas e oferecer o melhor dos dois mundos – o físico e o digital –  a fim de atrair e reter o cliente. Às vezes, um detalhe já adotado por um varejista pode fazer a diferença para outro. Por exemplo, disponibilizar cestas para compras com cores diferentes, uma se o cliente desejar ser atendido por um vendedor e outra caso prefira o autoatendimento, ou, instalar um ponto para a retirada de itens adquiridos online, logo na entrada da loja, são estratégias simples, mas que podem melhorar a jornada de compra”, explica a presidente da ACIC.

Tecnologias disruptivas

Adriana Flosi destaca algumas tecnologias que o público poderá conferir no evento. Uma delas é o robô que circula pelo ambiente e interage com as pessoas, cumprindo a vez de anfitrião. Outra, é um braço robótico que funciona como barman, servindo bebida aos convidados no happy hour, e há, também, uma ação imersiva com óculos de realidade aumentada. “A união de conectividade, inteligência artificial e infraestrutura alterou a ordem do jogo em todos os segmentos e, hoje, realidade virtual, realidade aumentada, metaverso e outros, fazem parte da estrutura dos negócios em todo o mundo, inclusive no Brasil.  As lojas autônomas, os meios de pagamento sem atrito e os provadores inteligentes são exemplos do emprego desses recursos como forma de melhorar a experiência do consumidor. Vale lembrar que as aplicabilidades das tecnologias são infinitas. O robô e o braço robótico, por exemplo, podem cumprir inúmeras outras funções, desde que sejam programados para tal”, afirma Adriana Flosi. No entanto, ela lembra que nenhuma inovação tecnológica substituirá o capital humano: “a tecnologia é uma aliada para garantir mais agilidade, segurança e praticidade nos processos das empresas e, assim, liberar as pessoas para as tarefas que somente elas sabem fazer: criar conexões emocionais”, finaliza.

Aplicativo ACIC digital

A 10ª edição do Retail Conference marcará, também, o lançamento do aplicativo ACIC Digital, criado com o objetivo de facilitar o desenvolvimento do comércio e do varejo, e que trará um guia comercial das principais empresas da região. O app será fundamental para a experiência do público, durante e após o evento. Por meio dele, será possível interagir com os palestrantes, ter acesso a sorteios, visualizar o mapa do espaço e a programação completa e, ainda, ter a oportunidade de garantir presença na próxima edição da conferência.

Rodadas de negócios

Além das palestras, dos debates e das trocas de experiências, os participantes do evento terão a oportunidade de ampliar a rede de contatos e gerar negócios. Ao longo do dia, serão realizadas três rodadas de negócios, às 13h30, 15h30 e 17h, por meio do programa AC Networking, da ACIC. Os interessados em participar deverão realizar a inscrição gratuitamente, uma vez que as vagas são restritas a 30 empresários por rodada. Antes de cada uma delas, haverá orientação sobre como montar um pitch de vendas (discurso objetivo e breve usado para fazer com um potencial cliente se interesse pelo produto ou serviço oferecido). 

A conferência também contará com um espaço dedicado às mulheres empreendedoras, onde será lançado o programa Empreenda Mulher, além de um espaço home office, para que o público possa trabalhar remotamente, uma cabine 360 graus para gravação de vídeos dos participantes, e diversas outras experiências, inclusive gastronômicas, proporcionadas por meio de ativações de marcas.

Programação

Manhã 

Painel: As pessoas do varejo

Tema: A experiência do cliente em empresas inovadoras

Palestrante: Brunno Carone, co-fundador da Arte de Atender e gerente de customer experience (experiência do cliente) sênior da Nubank.

 

Tema: Liderança em ação no varejo 

Palestrante:  Bruno Bragancini, diretor-presidente do Enxuto.

 

Tema: O Varejo inclusivo: ESG (governança ambiental, social e corporativa) e DEI (diversidade, equidade e inclusão)

Palestrante: Andrea Tavares, CEO  da DesrupDiva, embaixadora XP e palestrante da TEDx 

 

Tema: Como solucionar desafios de gestão: Governança e sucessão familiar

Palestrante: Nelson Cury, sócio-proprietário da Cedar Tree Family Business Advisors e da Consilium Family Office Advisors.
 

Debate: O Conflito de gerações no mercado atual 

Palestrantes: Carolina Takada, CEO da Weme (mediadora), Guilherme Lippert, co-fundador e gerente de Contas Estratégicas na V4 Company, Luiz Felipe Massad, diretor de Recursos Humanos na Omie e Ubirajara Pasquotto, diretor-presidente na Cybelar.

 

Tarde
 

Painel: As atuais e futuras tendências de varejo
 

Tema: A Importância dos dados e da análise das informações

Palestrante: Marcos Coque, diretor de Analytics na Boa Vista Serviços.

 

Tema: Conteúdo digital: Como essas estratégias de Marketing estão impactando o mercado varejista

Palestrante: Ivan de Souza, editor-chefe da Rock Content e CEO da agência Henshin.

 

Tema: Agilidade no varejo: Como um processo logístico veloz se tornou indispensável. Palestrante: Mauro Friedrich, diretor de Logística na Arezzo & CO.

 

Painel: Tecnologia remodelando o varejo

Tema: O varejo otimizado através do digital.

Palestrante: Felipe Dellacqua,  vice-presidente de Commerce e sócio na Adventures.

 

Debate: Como aliar a experiência do cliente com soluções digitais

Palestrantes: Tatiana Veiga, consultora e mentora de pequenas e médias empresas (moderadora); Renata Mello, diretora executiva com foco em Digital e Inovação na CI&T; Luiz Piovesana, CMO (diretor de Marketing) na NuvemShop; Elói Prado, diretor executivo para Varejo e Distribuição na TOTVS e Michel Jasper, fundador da Web Jasper e Top Voice LinkedIn 2020.

 

Case final: Inspirado no Livro “De Propósito” de João Branco

Palestrante: João Branco, vice-presidente de Marketing na MC Donalds (Arcos Dorados).

 

Serviço:

10º Retail Conference

Quando: 4/10/2022, das 8h às 18h

Onde: Expo D. Pedro, em Campinas (Avenida Guilherme Campos 500, Bloco II, Jardim Santa Genebra)

Ingressos e informações: https://retailconference.com.br

 

Setor varejista em Campinas (Base de dados dezembro de 2021)

22.62 estabelecimentos; 

31,62% dos setores produtivos;

R$ 15,3 bi de faturamento;

84.050 postos de trabalho; 

75% são PME, ME e MEI;

38% (8.600) estão instalados em shoppings centers;

35% (7.920) estão instalados na região central; 

27% (6.108) estão instalados na periferia;

7.788 empresas abertas de janeiro a dezembro;

3.919 empresas abertas de janeiro a dezembro.

 


Equipe ACIC|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados