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Equipe ACIC
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Vale a pena investir em marketing de conteúdo para pequenas empresas?

O segredo do marketing de conteúdo é a organização

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que exige persistência e muito engajamento, pois, os resultados esperados começam a surgir a longo prazo, e podem ser necessárias várias ações, em múltiplos canais, para alcançar as metas traçadas.

Com orçamentos enxutos, pequenas empresas tem receio de realizar investimentos com resultados a longo prazo. Porém, é importante lembrar que, o investimento na publicação de conteúdos especializados reforça a autoridade da marca, atraindo possíveis clientes e estreitando as relações com o consumidor. 

Nesse sentido, a resposta é: sim, vale a pena investir em marketing de conteúdo independente do porte da empresa. 

Neste post, daremos um breve passo a passo sobre como começar a desenvolver uma estratégia e começar as publicações. Confira!

Tenha um objetivo: Toda estratégia precisa de um objetivo, sem isso, não será possível mensurar os resultados da campanha, pois, não será possível direcionar os conteúdos que serão publicados. 

Desenhe a persona: A persona é uma representação fictícia das pessoas reais que compõem a sua audiência. Quanto mais informações essa persona tiver, mais claramente você irá enxergar o seu público-alvo.

Os canais de divulgação: Será necessário escolher os canais certos para a divulgação de cada peça. 

Se o seu objetivo for atrair leads qualificados, e-mails marketing e conteúdo para blog podem ser uma boa opção. Caso queiram um contato mais informal com o público, as redes sociais podem outra opção eficaz. 

Um canal não exclui o outro, caso queira utilizar o mesmo tipo de comunicação para todos os canais, lembre-se de analisar bem se o seu público alvo se encontra em todos eles.

Crie: Essa é a parte em que a empresa deve planejar todo o conteúdo a ser divulgado, lembrando, sempre, de personalizar a comunicação de acordo com cada canal de divulgação. 

Também será necessário desenvolver um calendário editorial para que haja uma regularidade nas postagens e nenhuma rede fique desatualizada. 

Analise as métricas: Será necessário medir as métricas para conferir se as ações estão gerando resultado e se o investimento está valendo a pena. 

Confira as taxas de conversão dos leads e sua origem, número de interações nas publicações, como, por exemplo, comentários e curtidas. 

Viu só? São passos simples e possíveis de serem realizados por qualquer empresa, independente do tamanho da equipe, basta que seja bem organizado. 

O marketing de conteúdo é uma das maneiras de se construir a imagem da sua marca e se aproximar de seus consumidores, com materiais que sejam relevantes para os mesmos.
Agora mais que nunca, é importante se mostrar presente no ambiente online e não cair no esquecimento. Para trazer esse conteúdo até vocês, vamos contar com:

> Dik Cabral | Publicitário com MBA em Marketing Estratégico, Produtor de Conteúdo Estratégico na art.co, com mais de 20 anos de atuação na área de Comunicação Social, Publicidade e Marketing.

O vídeo será disponibilizado gratuitamente, Quinta-Feira, dia 23 de Abril, às 10h, no Youtube da ACIC.

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