https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/1040..png
Jornal das Associaçōes Comerciais do Estado de São Paulo
Jornal das Associaçōes Comerciais do Estado de São Paulo
Jornal das Associaçōes Comerciais do Estado de São Paulo

Vai abrir um negócio em 2024? Conheça os segmentos mais promissores

Saúde e bem-estar, tecnologias inovadoras, alimentação saudável e negócios digitais são algumas das opções que o Sebrae destaca como tendências.

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros que buscam maior flexibilidade, estabilidade e, claro, melhorar as finanças pessoais. Mas, diante da complexidade do mercado, há muitas dúvidas sobre quais são as melhores oportunidades para empreender no país.

O cenário econômico é relativamente positivo. O país deve crescer em torno de 3% em 2023, mas desacelerar neste ano para algo em torno de 1,5%. Nas palavras de Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, o empreendedor precisa aproveitar as oportunidades disponíveis, "pois o bom momento da economia dá mais segurança tanto para os que querem investir em seus negócios, quanto para aqueles que querem começar a empreender."

Avanços tecnológicos, mudanças nas expectativas dos consumidores e preocupações crescentes com questões sociais e ambientais surgem como as tendências mais promissoras que definirão o cenário empreendedor, segundo o Boletim de Tendências Multissetorial 2024 produzido pelo Sebrae.

O material traz também oportunidades que estão em alta ao redor do mundo, mas são pouco exploradas no Brasil, como soluções tecnológicas para pequenas e médias empresas, soluções sustentáveis na agricultura e a oferta de serviços de saúde e bem-estar para populações de baixa renda em comunidades carentes. 

 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Um dos segmentos mais antigos e tradicionais, o ramo de alimentação se reinventa para se adaptar aos novos hábitos de consumo dos brasileiros. Sem gordura, sem conservantes, sem glúten, sem lactose, sem origem animal, sem açúcar são algumas das personalizações que as redes de alimentação estão mirando para a formatação de modelos de negócios.

Opções que estejam o mais próximo possível de uma alimentação natural, como os orgânicos, por conta da preocupação com a saúde e bem-estar, têm se tornado cada vez mais importantes.

 

ESTÉTICA

Em busca de uma aparência mais saudável e jovem, as clínicas de estética têm se tornado cada vez mais populares com serviços como tratamentos faciais, corporais e capilares para mulheres e homens.

Com a pandemia, a tendência se intensificou, e os empreendedores precisam estar atentos a essa demanda. O mercado de saúde e bem-estar é muito amplo e oferece diversas oportunidades.

Vale lembrar que a demanda por serviços de beleza em domicílio tem aumentado, e este é um excelente negócio para começar com pouco dinheiro. Serviços como manicure e pedicure, maquiagem, cabeleireiros, personal styling, entre outros, podem funcionar sem grandes investimentos, pois se economiza no aluguel de um espaço físico já que os clientes recebem os serviços de beleza no conforto da própria casa.

 

NEGÓCIOS DIGITAIS

Amazon, Mercado Livre, Netshoes, Amaro e tantos outros. A lista de negócios que começaram na internet e hoje são um sucesso é gigantesca. Mas, não são só esses exemplos que merecem destaque quando se fala de empreendedorismo digital.

Embora seja dominado por nomes até globais, o mercado digital ainda oferece oportunidades para os pequenos. O empreendedorismo digital se refere a um modelo de negócio em que grande parte dos processos, transações e relacionamento com o consumidor são realizados em um ambiente on-line.

Geralmente, ele envolve várias ferramentas e tecnologias. E o objetivo é levar escalabilidade ao crescimento, criando uma integração entre todas as áreas do negócio e facilitando a interação entre consumidor e vendedor.

Entram neste nicho tudo o que pode ser desenvolvido como marketing digital. Altamente procurado por todos os tamanhos de empresas, engloba SEO (Search Engine Optimization), gerenciamento de mídias sociais, criação de conteúdo, e-mail marketing, entre outros.

Com o aumento do comércio on-line, as empresas buscam especialistas em marketing digital para aumentar sua visibilidade e alcançar um público mais amplo. Além disso, há o desenvolvimento de sites - item obrigatório como plataforma para a empresa se comunicar com seus clientes, exibir seus produtos ou serviços e até mesmo realizar transações comerciais.

 

 

EDUCAÇÃO ON-LINE

O impacto da tecnologia na educação presencial é algo que tem aumentado a cada ano. Com muitas aulas já acontecendo de forma remota, cursos on-line e plataformas de ensino a distância estão se tornando cada vez mais comuns por oferecerem uma maneira conveniente e acessível para as pessoas se atualizarem e adquirirem novas habilidades.

Essa tendência reflete um cenário cada vez mais digital, no qual a educação presencial precisa se adaptar a essas novas realidades. A educação e a capacitação on-line permitem que as pessoas aprendam no seu próprio ritmo e no momento que for mais conveniente para elas. Por isso, a oferta de níveis diferentes de carga horária e modalidades - básico, intermediário e avançado - constrói uma experiência diferenciada para o cliente.

Mas, atenção, é importante oferecer cursos de qualidade com informações atualizadas e relevantes.

 

SUSTENTABILIDADE

Assim como a responsabilidade social, empresas que adotam práticas sustentáveis e éticas de negócios têm mais chances de ganhar a lealdade dos consumidores, aumentar sua reputação e contribuir para um mundo mais sustentável e justo.

Para se adaptar é importante adotar práticas sustentáveis, como reduzir o consumo de energia, utilizar materiais recicláveis, investir em tecnologias limpas, reduzir a emissão de gases de efeito estufa, além de adotar práticas socialmente responsáveis, como apoiar causas sociais e comunitárias, promover a diversidade e a inclusão.

Mais do que seguir essas práticas, também é possível empreender neste ramo. Apostar em soluções sustentáveis para a indústria e agricultura pode fazer um pequeno negócio ser notável em pouco tempo.

 

TECNOLOGIA

Nos últimos anos, muitas startups deram um salto em seu plano de negócios ao vender serviços e recursos tecnológicos para pequenas e médias empresas que oferecem uma experiência diferenciada para o cliente.

Criar sistemas capazes de aprender e tomar decisões de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana, que permitam a realização de tarefas repetitivas de forma automática, reduzindo o tempo gasto em atividades manuais, têm grande valor comercial.

Pode ser uma ótima oportunidade para empreendedores que desejam lançar novos negócios, visando oferecer serviços mais acessíveis e sustentáveis, reduzir erros e custos e aumentar a eficiência, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, ajudar na identificação de padrões e tendências de mercado, permitindo que as empresas se adaptem mais rapidamente às mudanças do ambiente digital.


Jornal das Associaçōes Comerciais do Estado de São Paulo | Abrir-negócio, segmentos, promissores, empreendedorismo

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados