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Equipe ACIC
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Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Qual é o papel de uma agência de publicidade?

Ser visto para ser lembrado. Essa é a grande máxima das empresas. No entanto, somente aparecer para o cliente não é sinônimo de ter uma boa imagem no mercado.

A boa comunicação com o público externo é parte fundamental do crescimento da empresa. E é aí que entra a agência de publicidade, formada por uma equipe de profissionais que sabem, mais do que tudo, como comunicar produtos, serviços e, principalmente, os valores que uma marca oferece.

Mas o que exatamente faz uma agência de publicidade?

Trata-se de uma empresa que planeja e coloca em prática, por meio de textos, áudios, vídeos e fotos, campanhas de marketing e publicidade para outras empresas. O objetivo é fazer isso de forma assertiva, comunicando-se com o público-alvo da melhor maneira possível para que ele possa entender a mensagem. E, não menos importante, com inteligência e criatividade.

A agência também fortalece a imagem da marca, fazendo um trabalho de branding bem consolidado, para que os consumidores tenham uma relação até mesmo emotiva com a empresa.

Mas o trabalho vai muito além de produzir comunicação. Antes disso, é necessária muita pesquisa de mercado e a respeito dos hábitos do público. A publicidade busca conversar com o consumidor de forma que ele entenda, sinta-se inspirado e conquistado. E, para isso, é preciso descobrir como ele próprio conversa. Só assim, é possível apresentar o valor que uma marca oferece.

Veja só este exemplo: um dos clientes da Bee é uma empresa que fabrica roupas e acessórios para bebês. Nas redes sociais e no blog da marca, muito além de falar sobre as vantagens dos produtos, os profissionais da agência se esforçam por estabelecer uma comunicação com as mães. E qual é a melhor forma de fazer isso? Estabelecendo com elas uma identificação, falando “de mãe para mãe”. Afinal, quem melhor do que uma mãe para entender a outra? Assim, toma-se a dor do público, expressando empatia e compreensão em relação a todos os seus medos, anseios, alegrias e expectativas.

E cada público demanda uma forma de conversar. Isso exige profunda imersão no universo do segmento, da marca, levantamento de dados da concorrência, planejamento e habilidade para transformar tudo em conteúdo, propaganda, comunicação.

Também vale lembrar que isso que se chama de comunicação tem várias vertentes. Para começar, uma mesma empresa tem vários públicos: consumidor final, fornecedores, parceiros, acionistas, representantes, lojistas e por aí vai. Não menos importantes são os colaboradores da empresa. Uma comunicação consolidada começa de dentro para fora. Por isso, uma boa agência de publicidade com certeza vai sugerir à sua empresa um trabalho de endomarketing – ou seja, ações de comunicação interna com o objetivo de engajar os colaboradores, estimular um sentimento de pertencimento à empresa, motivando a buscar os melhores resultados em seu trabalho.

Quais são as vantagens?

Pode ser desafiadora a ideia de investir na comunicação da sua marca. Mas o primeiro passo é entender que a empresa depende da comunicação para sobreviver, e nada melhor do que profissionais do ramo para te ajudar a chegar onde você deseja.

Confira abaixo algumas vantagens de contar com uma agência:

Profissionais que conhecem o mercado

Eles estão sempre atentos às mudanças nas preferências do público e em sua forma de reagir à comunicação das marcas. Mais do que o conhecimento, esses profissionais têm as ferramentas necessárias para levantar todos os dados mais atuais sobre o seu segmento, desenvolvendo uma comunicação que vá ao encontro dos seus objetivos.

Equipe multidisciplinar

Uma agência de publicidade conta com pessoas com habilidades específicas para criar peças de comunicação, como redatores, designers, estrategistas, entre outros.

Otimização de tempo

Enquanto a agência cuida da comunicação, você e seus colaboradores podem focar em outros aspectos do negócio que também necessitam de atenção.

Trabalho integrado

Você estará deixando nas mãos de uma só equipe todas as vertentes da comunicação da empresa, evitando desencontros e contradições entre informações.

Visibilidade

Um trabalho de comunicação, se feito com a melhor estratégia, torna sua marca conhecida pelo público. Hoje em dia, com tantos novos meios de comunicação (redes sociais, fóruns etc.), mais do que nunca é preciso saber como se comunicar. Se a publicidade for feita de forma integrada e inteligente em todos esses meios, você terá muito mais retorno para sua empresa.

Mas como tudo isso funciona?

As agências de publicidade costumam ter um certo padrão de funcionamento, apesar de terem as particularidades inerentes a todas as empresas.

Mas, para você ter uma noção de qual é o caminho das peças de comunicação de uma empresa dentro da agência, veja como funcionam os departamentos aqui na Bee.

Novos Negócios

Provavelmente, é o primeiro departamento a ter contato com você. Em uma reunião, ele se encarregará de te apresentar todos os serviços oferecidos pela Bee, além de fazer propostas vantajosas para sua empresa.

Atendimento

Uma vez firmada a parceria, o Atendimento é a equipe que se relaciona diretamente com o cliente. É atribuição dela conhecer o mercado da sua empresa, analisar seus concorrentes e pensar em estratégias para que você possa se destacar no seu segmento.

Além de analisar e interpretar os briefings das peças de comunicação que você solicitar, o Atendimento também é responsável por sugerir ideias e estratégias que vão ao encontro dos seus objetivos. Assim, sua empresa estará sempre se comunicando com o público. Não apenas para vender produtos e/ou serviços, mas também para manter vivo o relacionamento entre marca e consumidor.

Planejamento

O mundo é cada vez mais digital. Para que a sua marca sobreviva e continue se fortalecendo, é necessário se adaptar à avalanche de transformações trazidas pela internet. O Planejamento é o departamento responsável por transformar esses desafios em oportunidades.

Ao conhecer os objetivos e metas da sua empresa, a equipe desenvolve estratégias para que ela marque presença assertivamente nas redes sociais, além de planejar outras peças digitais, como e-mails marketing, vídeos, entre outras. O Planejamento entende de estratégia e está por dentro das ferramentas que utilizam o meio digital para conhecer o comportamento do seu público.

Também é responsável por monitorar os resultados dessa comunicação on-line, por meio de métricas oferecidas pelas redes sociais e dados disponibilizados por ferramentas do Google.

Criação

Esse é o departamento que dá forma às ideias, que transforma os objetivos da sua empresa em comunicação visual, através de elementos gráficos, imagens, cores e muito mais.

Você já ouviu falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? A equipe da Criação trabalha justamente com esse conceito, traduzindo ideias em cores e formas. E existe um grande estudo por trás disso – os profissionais buscam inúmeras referências para que tudo esteja de acordo com o segmento e os objetivos em relação ao público.

Redação

Se as imagens dizem mais do que as palavras, estas não deixam dúvida alguma sobre a mensagem. Por isso, o departamento de Redação utiliza o texto para expressar ideias de forma clara, criativa e persuasiva. Cabe a esses profissionais utilizar as palavras certas para que o público seja fortemente atraído ao que está sendo vendido.

Não menos importante do que a redação de textos publicitários para peças on-line e off-line, além das mídias sociais, os redatores também são responsáveis pela revisão de todos os textos. Essa é uma etapa seguida com muito rigor: nada sai da agência sem que cada palavra, ponto e vírgula sejam revisados.

Web

Os profissionais da Web são responsáveis pela criação e o desenvolvimento de sites. No entanto, esse processo envolve também o alinhamento entre redação, design, planejamento estratégico e tecnologia. Ou seja, é um verdadeiro trabalho em conjunto entre vários departamentos.

Depois de desenvolvido, o site também passa por um processo de otimização e performance, em que o departamento de Web trabalha para que ele tenha a maior velocidade de carregamento possível, melhorando a experiência do usuário. O site também precisa ser acessível, para que pessoas com limitações físicas ou cognitivas possam utilizá-lo sem dificuldade.

O caminho do job

É importante ressaltar que todos esses departamentos não existem de forma meramente independente, mas desenvolvem um trabalho integrado. A agência não é nem mesmo dividida em salas. Estão todos no mesmo espaço, para que possam se comunicar facilmente, cada um contribuindo com sua habilidade para que a comunicação seja atrativa e inovadora.

Chamamos de job cada peça de comunicação desenvolvida para uma empresa. E, dentro da agência, esse job – seja uma matéria de blog, um e-mail marketing ou um cartaz – segue um caminho muito bem definido. De você para o Atendimento, depois para o Planejamento, a Redação, a Criação, a Redação de novo para passar por revisão, a Criação para fazer alterações, para o Planejamento mais uma vez e, finalmente, para o Atendimento novamente, que vai enviar o trabalho para você aprovar ou não.

Nesse caminho, o job vai sendo estruturado, alinhado, enriquecido em detalhes, para que você receba o melhor resultado. Dificilmente as empresas, mesmo aquelas que tenham departamentos de marketing, vão conseguir dedicar tanto tempo à comunicação. Daí o grande motivo para contratar uma agência.

Mas qual é o seu papel nessa história?

Imagine que a agência é uma parceira em seus negócios. Quanto mais informações você puder trazer a ela, melhor ela vai conseguir trabalhar. Se você não conhece seu público-alvo e não tem ideia de quais são seus objetivos de Marketing, a agência terá mais trabalho em alcançar resultados, pois ela terá que fazer um trabalho de pesquisa e imersão no seu segmento muito maior antes de realmente produzir.

“A empresa deve buscar identificar e conhecer seu público-alvo para elaborar as melhores estratégias de marketing e vendas, sanando assim a necessidade do público final”, afirma Thiago Toledo, do departamento de Novos Negócios da Bee. De acordo com ele, uma vez que a empresa cumpriu com esse papel, a agência vai “buscar as melhores estratégias para comunicar o cliente (empresa, serviço/produto), deixando-a em evidência, gerando o interesse e despertando o desejo do público final pelo produto e/ou serviço oferecido. Seu papel é analisar junto com o cliente o seu planejamento de marketing e definir a comunicação (canais/meios/veículos), indo do planejamento, passando pela criação, até a execução da comunicação”.

Uma boa agência de publicidade pode ser o que está faltando para a sua marca se tornar conhecida e se destacar da concorrência. Entretanto, é preciso saber escolher, pois existem inúmeras agências no mercado. Você não terá arrependimentos se optar por uma agência “proativa, que busca sempre entender da melhor forma o negócio para produzir as melhores ideias de comunicação”, descreve Thiago.

Se você sabe que precisa investir em comunicação e quer as melhores estratégias para alcançar grandes resultados, você pode entrar em contato com a Bee, para juntos produzirem ideias.

www.beecreative.com.br


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