https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/932..jpg
Jarib B D Fogaça
Jarib B D Fogaça
Sócio na JFogaça Assessoria e conselheiro independente.

Por um melhor desenvolvimento humano

Há um índice criado há muitos anos denominado IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, no original em inglês HDI – Human Development Index. Esse índice é mantido e acompanhado pela unidade das Nações Unidas denominada: United Nations Development Programme (UNDP) - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

Esse programa é e se integra à rede [que promove] de desenvolvimento global da ONU, defendendo a mudança [melhoria] e conectando os países ao conhecimento, experiência e recursos para ajudar as pessoas a construir uma vida melhor.

 

Dentre uma série de indicadores que existem para medir o mundo, as nações, as pessoas e suas condições de vida, esse índice se torna muito interessante. O próprio site das Nações Unidas na seção UNDP nos provê mais detalhes.

 

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.

 

Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim.

 

É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano. Como o próprio propósito do índice é ser uma medida resumida do progresso a longo prazo, destaco “a longo prazo”, então também devemos ler esse índice dessa forma.

 

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. O IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.

 

A leitura desse índice para o Brasil nos últimos 30 anos nos mostra um progresso enorme; um progresso de longo prazo avaliado em: uma vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e um padrão de vida decente.

 

O valor do IDH do Brasil para 2021 é de 0,754 – o que coloca o país na categoria de Alto Desenvolvimento Humano – posicionando-o em 87º lugar entre 191 países e territórios. Entre 1990 e 2021, o valor do IDH do Brasil passou de 0,610 para 0,754, uma variação de 23,6%.

 

Nesse contexto há sempre a pergunta, de como promover a melhoria contínua do desenvolvimento humano. Não faltam iniciativas e instrumentos de medidas na busca dessa melhoria.

 

Temos, por exemplo, a ISO 9000:2015 que descreve os conceitos e princípios fundamentais da gestão da qualidade e que são universalmente aplicáveis. Se estamos tratando do IDH de forma análoga, estamos tratando da qualidade de vida do ser humano em nosso planeta. E, estamos certamente buscando melhorar o IDH da população a partir de um entendimento comum e contínuo daquilo que melhor representa a qualidade de vida e bem-estar da população.

 

Com uma massa infinita de estudos e inovação que temos visto o observado, notamos que talvez a conjugação dos propósitos de melhoria do IDH com os conceitos e princípios fundamentais da ISO 9000 [e outras] seria uma boa opção a ser buscada; teríamos ferramentas que nos permitissem entender e determinar como promover a melhoria contínua do IDH de forma mais assertiva e rápida.

 


Jarib B D Fogaça|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados