https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/303..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

O segredo dos maiores varejistas e como você pode aplicá-lo em sua empresa

Qualificação de funcionários deve ser visto como investimento, e não custo

Há alguns anos, treinar e qualificar funcionários era considerado como uma despesa para as empresas. 

Os empresários alegavam ter medo de capacitar a própria equipe, por acreditarem que os funcionários poderiam se desligar da empresa e então o investimento na qualificação seria inútil.

Levando em consideração algumas questões sobre a qualidade de trabalho da organização, é necessário se questionar sobre um assunto: se não houver investimento em qualificação, como você espera que o seu time tenha resultados positivos em relação à eficiência e excelência profissional prestada pela empresa?

Neste post, vamos abordar um pouco sobre treinamento e qualificação de colaboradores e por que se deve investir em mão de obra. Acompanhe!

Estudos comprovam que o investimento em capacitação dos colaboradores melhora gradualmente a qualidade do trabalho dos mesmos, e auxilia no comprometimento de grande parte da equipe. 

O investimento em capacitação também beneficia, principalmente, no aumento da produtividade da equipe, melhora o clima organizacional, auxilia na redução de custos, uma vez que haverá diminuição de erros e consequentemente de prejuízos e, por fim, eleva a competitividade. 

A realização de cursos, treinamentos, participação em workshops e eventos externos é uma excelente forma de ajudar tanto em networking, quanto em troca de experiências. 

Como qualificar seus colaboradores?

Existem empresas no mercado, especializadas em treinamento e aperfeiçoamento para áreas específicas, como, por exemplo, atendimento e financeiro, além das universidades que oferecem parcerias para cursos de graduação e pós-graduação com descontos, o que incentiva, e muito, o engajamento do funcionário. Seria interessante procurar por entidades que podem se tornar parceiras e contribuir nesse quesito.

Além disso, a evolução tecnológica e a novas ferramentas desenvolvidas nos últimos anos, contribuem para o melhor desempenho dos servidores, por exemplo, caso seja muito difícil deslocar os colaboradores para fazer um curso em outro local, há a possibilidade de fazer o mesmo curso, com o mesmo nível de qualidade, por meio de uma plataforma online. Dessa forma, será possível capacitar toda a equipe sem precisar sair da empresa.

Em Campinas, a ACIC oferece cursos de qualificação profissional, gratuitos para associados, por meio do programa AC Qualifica, o que facilita no desenvolvimento das empresas, além de contribuir para a redução de custos das mesmas, e o melhor: ainda conta com certificado.

Os associados têm acesso a uma plataforma online, onde poderão se qualificar acessando videoaulas com conteúdos exclusivos sobre vendas, atendimento, crédito e cobrança, entre outros temas. 

A entidade também oferece workshops com conteúdos "mão na massa" sobre temas específicos, como, por exemplo, Planejamento e Controle Financeiro, Liderança e Gestão de Pessoas, Transformação Digital e Marketing, também é gratuito para os associados.

Se você ainda tem dúvidas sobre se deve ou não começar a investir na qualificação dos seus colaboradores, saiba que grandes empresas do ramo varejista tem cases de sucesso após implementarem a cultura da educação profissional dentro de suas organizações. Um exemplo é a gigante brasileira Magazine Luiza, considerada uma das melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work.

A Magazine Luiza, encontrou na capacitação profissional, um mecanismo para fidelizar seus colaboradores e, consequentemente, reduzir drasticamente os índices de rotatividade em sua rede de lojas.

A varejista percebeu que fidelizar e educar seus colaboradores, sairia cerca de 56% mais barato do que contratar novos funcionários, além do fato de que esse processo engaja toda a equipe, fazendo com que não se sintam somente como empregados, mas também como parte importante da corporação. 

Acredita que a Magazine Luiza fez muito? Pois, saiba que a Amazon foi muito mais além. Em 2019, investiu cerca de US$ 700 milhões para treinar seus colaboradores de diversas áreas, e continuará investindo no processo de educação até 2025. 

Não é a toa que essas empresas são consideradas grandes exemplos e chamadas de gigantes do varejo, porque, sabem que aprimorar os conhecimentos de cada equipe de forma personalizada faz toda a diferença e, com toda a certeza, o consumidor final é sempre quem percebe essas mudanças positivas. 

Invista em educação qualificada para o seu time, você também. Se inscreva em nossos workshops gratuitos e acesse aos nossos conteúdos online do AC Qualifica, ambos os programas fazem parte da Escola de Negócios da ACIC. 

Faça a inscrição dos seus colaboradores clicando aqui.


Equipe ACIC| #acqualifica #varejo #qualificação

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados