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Jarib B D Fogaça
Jarib B D Fogaça
Sócio na JFogaça Assessoria e conselheiro independente.

Marca e Valor: um desafio constante

O surgimento dos telefones celulares é de certa forma recente. No mundo em que a idade média geral supera os 70 anos de idade, qualquer pessoa em torno dos 35 anos viveu o início de sua vida sem telefone celular.

Outra parte da história no mundo da tecnologia e dos negócios é que as supostas vantagens competitivas são sempre um desafio a serem provadas realmente como vantagens. No auge do início da telefonia celular, a marca Blackberry se consagrou com o melhor e mais seguro aparelho da época.

Mas, de repente surge o famoso iPhone! Com uma ideia até então inconcebível, a partir de um aparelho que armazenava música - o iPod - e com conexão na internet, o iPhone, na expressão de Steve Jobs, até fazia ligações! Ah, esse aparelho já de início tinha um formato nada similar ao um telefone na sua concepção original e, admiravelmente, não tinha teclado. O resto da história, a maioria de nós já sabe, que a Apple tem um domínio mundial atualmente nesse setor de tecnologia nunca pensado.

Dois outros produtos são de extrema popularidade no mundo: as Havaianas e a Crocs.

Pelo site da Havaianas, sabemos que o design das legítimas sandálias Havaianas foi inspirado em uma sandália japonesa, conhecida como Zori: calçado formado por um fino solado de palha de arroz e tiras de tecido. Em 1962, a São Paulo Alpargatas utilizou a borracha como matéria-prima e adaptou a sandália japonesa ao mercado brasileiro. O formato do grão de arroz foi utilizado para a textura da palmilha e remete à sua inspiração.

Ainda pelo site, sabemos que em 2007, começou uma importante fase da expansão internacional da marca: a Havaianas fincou definitivamente sua bandeira nos EUA, com escritório próprio em NY, e, em 2008, foi a vez da Europa, que ganhou sede em Madri.

Com respeito à Crocs, pelo site sabemos que foi fundada em 2002, em Boulder, Colorado (EUA) se identifica como “líder mundial em calçados casuais inovadores para homens, mulheres e crianças”. Também sabemos que está presente no Brasil desde 2007e que conta com mais de 70 modelos de calçados, além da linha de Jibbitz e acessórios.


A Crocs expõe no site que todos os seus calçados são produzidos com uma resina de célula fechada chamada Croslite, que representa uma inovação substancial em calçados. Esse material permite produzir calçados macios, confortáveis, leves, antimicrobiais, resistentes ao odor e que não marcam o piso, disponíveis em uma grande variedade de cores e estilos para usos recreativos e profissionais. Finalmente, a empresa cita que desde sua criação, a Crocs já vendeu mais de 300 milhões de pares de calçados em mais de 125 países ao redor do mundo. No Brasil a marca conta com mais de 90 lojas.

Estamos falando e comparando duas empresas admiráveis - Alpargatas e Crocs e, ao mesmo tempo, do desafio constante que cada empresa enfrenta na competição a partir do conceito de produtos substitutivos, de inovação e crescimento e, finalmente, de lucratividade.

Notamos ainda que após muitos anos, a Alpargatas continua sendo uma empresa admirável, competindo com a Crocs que chegou depois ao mercado, pois ambas disputam de forma semelhante e nobre, espaço de marca e valor. Um desafio constante neste mundo de competição mundial!

 

Fonte: Jarib B D Fogaça
Imagem: Freepik


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