https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/755..png
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Está pensando em abrir uma empresa? Saiba as diferenças entre MEI, EI, EIRELI e SLU.

Antes de abrir a sua empresa, é necessário conhecer as diferenças de cada nomenclatura para saber a qual modalidade o seu negócio irá pertencer.

A escolha é muito importante e impacta diretamente a empresa. Caso tenha o desejo de empreender sozinho, sem um sócio, deve escolher entre estas quatro opções, sendo que cada uma delas tem as suas particularidades.

 

Primeiramente, é imprescindível saber o significado de cada sigla. MEI é a sigla para Microempreendedor Individual. EI se refere a Empresa Individual. Eireli é para uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada e SLU, Sociedade Limitada Unipessoal.

 

Agora que já sabe o significado das siglas, vamos entrar com mais detalhes sobre cada termo.

MEI

 

O MEI, Microempreendedor Individual é um modelo empresarial simplificado, criado pela Lei Complementar nº 128/2008, com o objetivo de facilitar a regularização de pessoas que trabalham por conta própria.

 

Com isso, quem antes trabalhava na informalidade, conseguiu abrir o próprio CNPJ e, desse modo, obter uma série de benefícios, tais como auxílio-doença, auxílio-maternidade e aposentadoria. Entretanto, apenas podem fazer parte desse regime jurídico as empresas que estão descritas na tabela de atividades permitidas.

 

Além disso, a empresa MEI tem um limite de faturamento de R$ 81 mil ao ano, o proprietário não pode participar de outra empresa como sócio, administrador ou titular, é permitida a contratação de apenas um empregado e o salário pago deve ser o piso da categoria ou 1 salário mínimo.

Abra e gerencie seu MEI com quem é especialista no assunto.

 

EI

É aquela na qual o titular empreende sem a necessidade de contar com um sócio. Bastante indicada para quem não pode ser MEI, seja devido ao faturamento ou à atividade exercida.

 

Das características que definem uma EI estão: a razão social da empresa deve ser formada pelo nome do titular, completo ou abreviado; o patrimônio particular do proprietário fica atrelado ao do negócio, podendo, inclusive, ser utilizado em casos de pagamento de dívidas e o faturamento anual não pode ultrapassar R$ 360 mil.

 

EIRELI

A EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) foi extinta em agosto de 2021. Dessa forma, todas as empresas registradas nessa categoria empresarial foram transformadas automaticamente em SLU (Sociedade Limitada Unipessoal).

 

SLU

A SLU pode ser vista como uma mescla das principais vantagens dos outros tipos de empresa. Isso porque ela dispensa sócios, não exige valor mínimo para a abertura, abrange diversas profissões, permite a adesão ao Simples Nacional e separa o patrimônio pessoal do empreendedor do patrimônio da empresa.

 

A Sociedade Limitada Unilateral foi criada por meio da MP 881/2019, que ficou conhecida como “MP da Liberdade Econômica”, sendo convertida na Lei 13.874/2019.

 

Por todos esses motivos é tão importante saber a diferença entre cada tipo de empresa, visto que a escolha da modalidade vai determinar quais impostos devem ser pagos pela empresa e ainda outros fatores que vão garantir a legalidade do seu negócio.

 

Além das categorias citadas acima, também existem: a Sociedade Limitada (Ltda.), Sociedade Simples e Sociedade Anônima. 

 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com um especialista pelo nosso WhatsApp.

 

Tire a sua empresa do papel, conheça o Espaço Mei, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), que unifica todas as soluções que um microempreendedor individual precisa dentro de um único lugar, acompanhando e dando suporte em todos os passos do seu negócio.


Equipe ACIC| MEI, EI, EIRELI, SLU, abrir empresa, nomenclatura, modalidade do negócio, empreender, Microempreendedor Individual, Empresa Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados