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Jornal das Associaçōes Comerciais do Estado de São Paulo
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Como usar o Google para aumentar a visibilidade da empresa e vender mais

A ferramenta de busca é um dos principais meios para o consumidor chegar a um produto. A empresa que usa adequadamente o buscador tem uma vantagem estratégica sobre os concorrentes.

Diante da necessidade de as empresas se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo, muitos empresários perceberam que ter uma presença digital sólida não se limita a ter um site. Vivemos uma era em que a tecnologia permeia a cultura, a economia e o relacionamento entre as pessoas. E tudo isso tem passado por um mesmo lugar: as mídias sociais.

Mas não basta criar um perfil e lançar algumas postagens para gerar resultado. Criar uma comunicação entre empresa e cliente é um processo que passa por muitas estratégias.

Pense bem: quando um cliente deseja comprar um celular novo, por exemplo, pesquisa sobre as melhores opções na internet e compara as opções na internet. Neste caso, qual é a importância de uma empresa aparecer entre as quatro primeiras no Google?

Existem várias estratégias que podem aumentar essa relevância, segundo Sarah Façanha, especialista em tráfego pago e fundadora da Auror Digital, que possui status de Google Partner. Convidada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Sarah detalhou como atuar de forma eficaz na internet para aumentar a base de clientes e impulsionar as vendas. Confira as dicas:

ESTUDE SEO

A sigla SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para motores de busca e seu objetivo é ter bons resultados de ranqueamento no Google. É por meio de um conjunto de técnicas que os usuários chegam até determinado site de maneira orgânica, ou seja, sem o uso de mídias pagas.

Isso ocorre porque existem elementos presentes nas estruturas dos textos que são identificados pelos motores de busca. Esses elementos determinam a ordem de relevância em que são exibidos sites, blogs e páginas nos resultados das buscas on-line.

Portanto, a otimização desses textos com a presença de tais elementos melhora os resultados orgânicos dos sites. Na prática isso significa que, quando alguém buscar pelo termo "dentista em São Paulo", por exemplo, a marca melhor otimizada em SEO irá aparecer primeiro nos resultados. E, em seguida, serão listados seus principais concorrentes.

A mecânica pode até parecer simples, mas há muita estratégia envolvida nesse processo. Por isso, é importante entender como trabalhar essa técnica.

ENTENDA SOBRE MÉTRICAS IMPORTANTES

Nas palavras de Sarah, um dos baús de ouro do tráfego pago é ter métricas bem analisadas para otimizar suas campanhas em andamento. São elas que possibilitam observar com detalhe como está o andamento e performance do investimento em mídias pagas. Veja algumas métricas importantes para acompanhar:

LEAD - Trata-se de uma oportunidade de negócio em que alguém dá informações de contato, como nome, telefone ou e-mail, em troca de uma oferta da empresa, como uma newsletter, e-Book, um cupom de desconto ou ainda de forma espontânea.

ROI - É a sigla para "Retorno sobre Investimento" e que considera a relação entre o valor e a venda, o custo do produto vendido e seus gastos em marketing (equipe, mídia e ferramentas).

ROAS - É uma sigla para o termo em inglês "Retor on Advertsing Spend", que significa retorno sobre os gastos em anúncios. Ou seja, o custo da mídia patrocinada.

CPL - Trata-se da métrica de desempenho e custo por lead. Ou seja, qual é o valor que as campanhas estão pagando para cada lead adquirido.

CTR - A sigla para meta de desempenho "Click Through Rate", também conhecida como taxa de cliques, é um indicador importante para qualquer estratégia. O CTR mostra a relação entre o número de cliques e o número de visualizações em um anúncio. Na prática, essa métrica é a porcentagem de usuários que clicaram no seu link após visualizá-lo. Portanto, uma métrica bem importante para avaliar o desempenho de um anúncio.

TURBINAR PUBLICAÇÃO

Criar conteúdos diferenciados, inteligentes e em diferentes formatos - lives, reels, stories, posts - é o começo de tudo. Mas a forma como esse material será distribuído é o que realmente faz a diferença.

Existem muitas maneiras de turbinar uma publicação no Instagram e alcançar um público mais amplo. Investir baixas quantias em patrocinados usando o "impulsionar" do Instagram para os conteúdos que melhor performaram no perfil, analisando as métricas após um período de postagem, quando não houver mais interações com ele. Aquele conteúdo que teve melhores números pode atingir mais e novas pessoas que ainda não o conhecem e gerar mais alcance.

Também é possível distribuir o conteúdo em uma ferramenta de anúncios profissional, como o Ads, e ter total controle sobre o que acontece com o investimento, assim como o retorno de cada campanha e outros detalhes.

TRABALHE DE CNPJ PARA CNPJ

Ainda que estudem bastante sobre o tema, muitos empresários não se sentem confiantes para trabalhar com as plataformas e suas ferramentas. Nesse caso, o melhor é assumir que falta domínio sobre o assunto e optar por ajuda profissional. Mas, atenção:

"Não peça ajuda e nem favores. É preciso ser profissional e sempre se alinhar a outros profissionais com certificação. Contrate um gestor de tráfego com CNPJ que garanta resultados precisos, e escale seus ganhos", diz.

De acordo com Sarah, por menor que seja um negócio, uma hora ele vai crescer e isso só acontece se for algo profissionalizado com investimento em organização e processos.

 

IMAGEM: Freepik


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