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Equipe ACIC
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Como o engajamento pode impactar financeiramente na sua empresa?

Neste artigo trouxemos para você alguns dados e pesquisas que demonstram a importância do engajamento nas empresas e como isso impacta nos resultados financeiros.

 

Para a Pulses, “engajamento é um fenômeno mutável e dinâmico, que contempla aspectos cognitivos, emocionais e físicos, empregados de maneira alinhada aos propósitos organizacionais e pessoais, proporcionando um envolvimento ativo, dedicado e persistente no desempenho dos papéis, com senso de eficácia, confiança e realização.”

Neste conceito, é importante destacar principalmente a questão de alinhamento de propósitos organizacionais e pessoais, pois quando isso ocorre e o colaborador passa a desejar genuinamente fazer parte da história da empresa, ele desenvolve um senso de pertencimento, confiança e dedicação. Mas, de modo geral, o engajamento é afetado pelas experiências de trabalho, relações e questões estruturais, e cabe à empresa reconhecer e dar atenção a isso. 

Por mais que este seja um tema em alta atualmente, sabemos que, no fim das contas, um dos aspectos essenciais para a sobrevivência de um negócio são seus resultados financeiros. 

Então, se pudermos aliar mudanças que melhoram a vida dos colaboradores, aumentem o engajamento, e, ao mesmo tempo, potencializem os resultados da empresa, podemos ter um prato cheio para o sucesso!

É difícil, senão impossível, para uma organização alcançar o sucesso sem o apoio de uma equipe dedicada de colaboradores. É por isso que cada vez mais as empresas procuram adotar uma cultura de People First, afinal, seus clientes são humanos e as pessoas se conectam com outras pessoas, não com empresas.

 

Mas se você dedicar tempo e recursos ao engajamento dos colaboradores, qual será o seu impacto na empresa?

Engajamento do colaborador e seus resultados:

Segurança

  • Segundo dados da pesquisa da Gallup de 2016, as empresas com pontuação superior de engajamento dos colaboradores têm 70% menos incidentes de segurança do que aquelas no quartil inferior.

 

Absenteísmo e Turnover

  • Um estudo da Gallup comparou as pontuações de engajamento superior e inferior de 23.910 unidades de negócios, e descobriu que aqueles com baixa pontuação tiveram uma média de 31% a 51% mais rotatividade de colaboradores;

  • Colaboradores ativamente desengajados relatam mais dias "não saudáveis", ou dias em que problemas de saúde limitaram suas atividades. Eles têm, em média,  2,17 dias insalubres, em comparação com 1,25 dias para os funcionários engajados.

 

Receita e Lucro

  • De acordo com pesquisa realizada pela Towers Perrin, empresas com trabalhadores engajados têm margens de lucro líquido 6% maiores;

  • Segundo pesquisa da Qualtrics XM, três quartos dos colaboradores que trabalham para empresas com desempenho financeiro significativamente acima da média, são moderadamente ou altamente engajados;

  • Organizações com funcionários altamente engajados obtêm um retorno anual total para os acionistas 7 vezes maior em 5 anos do que organizações com funcionários menos engajados (IBM Kenexa);

  • Em uma pesquisa preparada para o governo do Reino Unido, David MacLeod e Nita Clarke encontraram que empresas com baixa pontuação de engajamento obtêm uma receita operacional 32,7% menor do que empresas com funcionários mais engajados.

  • Globalmente, 67% da força de trabalho não está engajada. Em uma empresa de 10.000 funcionários com um salário médio de U$ 50.000 cada, o custo de seu desengajamento é de U$ 60,3 milhões anuais (Gallup).

São diversos os estudos, principalmente de consultorias globais, que buscam identificar o impacto do engajamento nas organizações, bem como sua relação com o retorno financeiro. Assim, não há números oficiais, o que pode dificultar a compreensão do tema, mas nem por isso eles deixam de ser significativos!

É possível observar que sim, o engajamento tem influência em vários aspectos e se não fosse um assunto importante, não existiriam tantos esforços e ações para trabalhá-lo da melhor forma possível nas empresas, principalmente no que diz respeito à cultura.

Empresas com maior envolvimento dos colaboradores criam uma cultura bem definida e intencional que valoriza as opiniões de todos e promove uma comunicação aberta. Confira o infográfico com dados da Pesquisa de Clima e Engajamento da Pulses, realizada de janeiro de 2020 à fevereiro de 2021, e veja como é o Engajamento de colaboradores em empresas do Varejo e Atacado!

 

Referências:

Engaged Workplaces Are Safer for Employees: https://news.gallup.com/businessjournal/191831/engaged-workplaces-safer-employees.aspx

Gallup Q12® Meta-Analysis: https://www.gallup.com/workplace/321725/gallup-q12-meta-analysis-report.aspx

Engaged Employees Less Likely to Have Health Problems: https://news.gallup.com/poll/187865/engaged-employees-less-likely-health-problems.aspx

What Is Employee Engagement: https://www.forbes.com/sites/kevinkruse/2012/06/22/employee-engagement-what-and-why/?sh=198f44da7f37

The Global State of XM, 2020: https://www.qualtrics.com/xm-institute/

Engaging for Success: enhancing performance through employee engagement: https://engageforsuccess.org/wp-content/uploads/2015/08/file52215.pdf

Increase Productivity at the Lowest Possible Cost: https://www.gallup.com/workplace/321743/increase-productivity-lowest-possible-cost.aspx

 

 

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