https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/319..png
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Como ficam as lideranças no mundo VUCA de 2020

É cada vez mais difícil acompanhar as mudanças do nosso mundo hoje em dia, principalmente levando em consideração os últimos acontecimentos, e o termo VUCA descreve bem essa disrupção.

VUCA é um termo em inglês que significa, volatility/volatilidade, mostrando a rapidez das mudanças, uncertainty, ou seja, incerteza, indicando a dificuldade de prever o futuro com exatidão. Complexity/Complexidade, refere-se aos vários fatores que devem ser considerados, suas variações e como se relacionam. Por fim, ambiguity/Ambiguidade, que aborda a falta de clareza na hora de interpretar um fato.

 

Independente do seu tipo de negócio, a agilidade e as atualizações dos processos, são características primordiais para uma liderança no mundo VUCA. Por exemplo, até alguns dias atrás algumas empresas nunca haviam permitido que seus funcionários trabalhassem de home office, hoje a maior parte delas já está se adaptando às novas condições. 

As metodologias ágeis estão em alta, exatamente por esse motivo, as equipes precisam ser divididas em grupos menores para que as atividades tenham retornos mais rápidos e consigam responder mais eficazmente às mudanças. 

 

O bom líder nesse cenário, é aquele que tem ideias e atitudes ágeis, mas que também treina sua equipe para a tomada de decisão, o líder vem como um facilitador e não apenas alguem que delega tarefas. A equipe e o líder devem trabalhar em conjunto, tendo objetivos muito bem definidos, assim como a função de cada um para o time. O líder facilitador é aquele que deve estar preparado para auxiliar sua equipe a se desenvolver, dando base para que realizem um bom trabalho, desde o equipamento até a qualificação necessária.

 

O conhecimento é palavra-chave para os novos tempos, quem não tem o costume de estudar e se atualizar, vai acabar perdendo muitas oportunidades. As mudanças são diárias, as notícias cada vez mais invadindo o ambiente de trabalho, isso inclui também os colaboradores, o bom profissional é aquele que está aberto a transformações, muitas vezes ele mesmo propõe essas mudanças. Estar a frente, inspirar e direcionar pessoas, requer muito estudo e pensamento no futuro.

 

Todas essas técnicas devem ser sempre utilizadas segundo o posicionamento do seu negócio, técnicas ágeis requerem experiência e assertividade, caso contrário podem acabar em ações mal planejadas. 

Por isso o líder do mundo de hoje tem que ter uma visão 360° do negócio, entender da empresa, dos meios, técnicas e principalmente como encorajar pessoas para um resultado de alta produtividade. 

Pensando nisso, a ACIC vai realizar um conteúdo especial em vídeo para falar sobre "Os desafios da liderança no mundo disruptivo". Para explicar sobre esse assunto, você vai contar com o especialista Rodrigo Fagundes, autor do livro "O poder da performance 360º". Desde 2013 atuando com o desenvolvimento de lideranças, através de treinamentos e consultorias, ajudando pessoas nos mais diversos contextos, a desenvolverem competências e criarem resultados. Já passou por organizações como Nike, Motorola, Sodexo, Ambev e Nestlé. O nosso encontro online será na segunda-feira, 23 de março, às 19h.

Clique aqui e receba o conteúdo!

 

Equipe ACIC| #mundovuca #vuca #liderança

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados