https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/285..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

Como acabar com as dívidas

Um estudo da Trevisan Escola de Negócios informa que o endividamento das pequenas empresas costuma acontecer logo no primeiro ano de operação, um dos principais motivos para que isso ocorra é que, na grande maioria das vezes, o proprietário é um entusiasta, porém, sem qualquer conhecimento financeiro.

Os empresários acabam acumulando muitas dívidas, pois, fazem compras acima do necessário sem estudar a capacidade de venda daquele produto, consequentemente vendem pouco além de investir sem planejamento ou fazer má administração dos recursos. Tudo isso prejudica, e muito, a capitalização do negócio.
    
Se por algum motivo você perdeu o controle das finanças da sua empresa, saiba que é possível se recuperar com algumas dicas fáceis de serem aplicadas. Leia a seguir 5 dicas que podem te ajudar a sair do sufoco:
 

1 - Analise débitos pendentes

    Analise absolutamente todas as contas que ainda estão em a ver. Após isso, coloque no papel qual a média de faturamento da empresa atualmente menos os custos normais, ou seja, as despesas básicas e o resultado será seu lucro. Esse lucro te dará uma ideia de quanto tempo, aproximadamente, você levará para quitar tais dívidas, por exemplo, se você deve 10 mil reais e gera 1 mil reais de lucro por mês, levará aproximadamente pouco mais de 10 meses para quitar essas dívidas.
 

2 - Renegocie

    Entre em contato com o credor e procure renegociar as dívidas, com parcelamento sem juros ou desconto no pagamento a vista, por exemplo.
 

    Você também pode pensar na possibilidade de trocar de credor, por exemplo, caso deva um banco que cobre 20% de juros, é mais interessante pegar um empréstimo com juros a 10% ao ano e quitar aquele banco de 20% e dever somente uma instituição. Lembre-se que isso não soluciona a dívida, mas melhora os prazos. 
 

3 - Cumpra com os compromissos

    Não assuma compromissos no ato da renegociação que não poderá honrar. O ideal é que cerca de 80% do lucro da empresa seja destinado à quitação das dívidas e o restante para investimento em reserva de emergência. 

 

4 - Crie uma reserva de emergência 

    Todo o dinheiro que você conseguir poupar deve ser voltado para uma reserva de emergência e quando todas as suas dívidas já estiverem sidos quitadas, você já estará educado à se resguardar para qualquer situação que possa te pegar desprevenido.
 

5 - Organize as suas contas.

    Organize as suas finanças por meio de um sistema que possa permitir o compartilhamento de dados e salvamento dos mesmos em nuvem, para que não ocorra nenhum problema que possa fazer com que você os perca. Seja uma planilha ou qualquer outro sistema. O importante é que isso te auxiliará a ter um controle básico do que pode gastar ou não e também, quais dívidas ainda faltam para serem quitadas. 

 

A educação financeira do empreendedor é essencial para garantir um bom gerenciamento de seu fluxo de caixa. Dessa forma será possível focar na expansão e na condução do negócio, que deve ser, antes de tudo, financeiramente saudável.
 

Visando a capacitação dos empreendedores da região, a ACIC, em parceria com o SEBRAE lançam a programa Surpreenda Varejo. 

 

Neste curso, você terá a oportunidade de aprender sobre marketing digital, engajamento e motivação de equipe, ganho de mercado e principalmente educação financeira, adequados à sua realidade. 

 

Para saber mais sobre o Surpreenda Varejo, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (19) 9 9607 7604 ou pelo telefone (19) 2104 9200 e fale com um de nossos especialistas.

 

Para mais dicas sobre educação financeira, assine a nossa NewsLetter.

 

Equipe ACIC| dividas, finanças, planejamento financeiro, organização financeira

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados