https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/795..jpg
Prefeitura Municipal de Campinas
Prefeitura Municipal de Campinas

Campinas sobe duas posições e é a 7ª cidade mais competitiva do País. Sobre o funcionamento da máquina pública, Campinas subiu 65 posições. Já na sustentabilidade fiscal, foram 48 posições

Paes está entre os destaques para o crescimento de Campinas no ranking

Campinas subiu duas posições no Ranking de Competitividade dos Municípios 2022, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade agora é a sétima mais competitiva do Brasil. Na região Sudeste, a cidade também ganhou duas posições e está na quarta colocação. Qualidade da Educação, inovação e dinamismo econômico, funcionamento da máquina pública e sustentabilidade fiscal são os itens que mais contribuíram para a melhora de Campinas no ranking, em comparação com 2021.

O CLP analisou dados de 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. O ranking completo está disponível no https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/SP/campinas/geral/ranking-geral .

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, disse que a implantação do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes) e o trabalho em busca de desburocratização da máquina pública municipal foram fundamentais para esta melhora da cidade no ranking. "Este resultado mostra a evolução que nosso trabalho já proporcionou. E isso nos motiva ainda mais a seguir em frente. Vamos continuar trabalhando e buscando melhorar a vida das pessoas que vivem em Campinas", afirmou Saadi.

O maior crescimento da cidade no ranking foi na área fiscal. Campinas subiu 65 posições no quesito funcionamento da máquina pública, e 48 na sustentabilidade fiscal.

 “Este crescimento demonstra que estamos no caminho certo. Temos feito o dever de casa mantendo o equilíbrio entre despesas e receitas, sem prejuízo nos serviços prestados à população”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, destacou as potencialidades de Campinas para a atração de novos negócios. “Ficar em sétimo entre as cidades mais competitivas do País é a coroação do trabalho que temos feito. Campinas tem muitos atrativos e isso tem se destacado com as ações do Paes e com todo o trabalho que temos feito para que o município se destaque cada vez mais, tornando a cidade um ambiente cada vez mais propício para negócios”, disse.

 Na região Sudeste, Campinas ocupa a 4ª posição no ranking, ficando atrás de Barueri, São Caetano do Sul e São Paulo.

 Ranking

 A terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 415 cidades brasileiras com população acima de 80 mil habitantes. O levantamento é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares técnicos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.

O objetivo do estudo é incentivar a competição positiva entre os municípios; permitir a obtenção do amplo mapeamento dos fatores de competitividade e fragilidade de cada cidade; valorizar os casos de sucesso; ser uma ferramenta para os cidadãos avaliarem e cobrarem seus gestores; possibilitar a comparação simples, direta e concisa ente localidades; construir e disponibilizar uma ferramenta prática para a formulação de políticas públicas; ser uma ferramenta de fomento e apoio à qualificação do ambiente de negócios dos municípios.

Os pilares do ranking são: Inovação e Dinamismo Econômico, Educação, Saúde, Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Telecomunicação, Saneamento, Capital Humano, Segurança, Inserção Econômica e Meio Ambiente.

 

Prefeitura Municipal de Campinas|

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados