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Equipe ACIC
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5 dicas para vender na Black Friday e alavancar os seus lucros

A Black Friday representa uma das oportunidades mais significativas do ano para as empresas aumentarem seus lucros e impulsionarem as vendas. 

Com a pandemia impulsionando a digitalização e o aumento das compras on-line, este evento adquire ainda mais importância, não apenas para os varejistas tradicionais, mas também para empresas de todos os portes e segmentos. 

Segundo dados do E-commerce Brasil, as vendas on-line na Black Friday de 2022 aumentaram em impressionantes 31% em comparação com o ano anterior, atingindo um total de 6,1 bilhões de reais. Para maximizar o potencial desta data e atingir o sucesso desejado, é fundamental que as empresas compreendam os anseios e comportamentos dos consumidores, oferecendo ofertas atraentes e honestas, ao mesmo tempo em que adotam estratégias criativas e inovadoras para se destacar da concorrência.

Para criar ofertas atraentes e personalizadas durante a Black Friday, é crucial compreender profundamente o comportamento e as preferências de compra de seus clientes. Isso implica analisar o histórico de compras e segmentar os leads mais promissores para oferecer promoções que se alinhem às suas necessidades. 

Empresas de todos os portes e segmentos podem adotar estratégias para vender mais na Black Friday e aproveitar a data para alavancar os seus ganhos. Veja abaixo 5 dicas para vender na Black Friday:
 

1. Entenda o que o seu cliente quer

O ponto de partida para criar uma promoção assertiva na Black Friday é entender o perfil dos seus clientes e o que eles esperam dessa data.

Comece analisando o histórico de compras deles, separando os seus leads (contato de possíveis clientes e o que despertou seu interesse) mais promissores para criar ofertas personalizadas.

Também é essencial investigar quais são os produtos ou serviços que despertam mais interesse para cada público e, ainda, como esses consumidores preferem comprar (pelo site, na loja ou em ambos os canais, por exemplo).
 

2. Planeje suas ofertas de Black Friday

Outro passo importante é definir quais produtos da sua empresa terão desconto na Black Friday.

Na hora de planejar as melhores promoções para a Black Friday, você deve considerar as preferências do consumidor e as suas condições para oferecer-lhe vantagens.

O foco será em um item que já figura na lista dos mais vendidos ou naquele sem giro no estoque?

E ainda: de quanto será o desconto oferecido para o consumidor?

Primeiro, considere os produtos ou serviços com maior procura nesta época ou em determinados grupos de clientes e crie ofertas específicas para os “carros-chefe”.

Depois, verifique se você tem estoque parado ou produtos de baixo giro que poderiam ser oferecidos com descontos atraentes ou mesmo combinados a outros itens em kits promocionais.

Também é uma boa ideia criar ofertas exclusivas para os seus clientes mais fiéis, afinal, eles merecem uma atenção especial nessa data.

Você não precisa reduzir todos os preços na Black Friday, o importante é focar nos produtos com maior potencial de venda.

E,ainda, é preciso calcular a margem de lucro para definir um valor viável, que não prejudique o seu resultado, ao mesmo tempo em que seja atraente para o consumidor.

Aproveite para pesquisar quais foram os preços praticados pelos seus concorrentes no ano anterior para ter uma base sobre a realidade do mercado.

 

3. Dê descontos reais e seja transparente

Não é à toa que algumas promoções de Black Friday são conhecidas por expressões pejorativas como “black fraude” e “tudo pela metade do dobro”.

Isso porque muitas empresas aumentam os preços dos produtos nas semanas anteriores à data para, no período dela, vendê-los pelo valor normal, como se fosse uma oferta atraente.

Essa é uma prática da qual você deve ficar longe. Com o acesso a informações e dados na internet, fica mais fácil os consumidores pesquisarem os preços, descobrindo rapidamente quem realmente está oferecendo alguma vantagem, evitando ser enganados por (pseudo) promoções. 

Ainda mais com o alcance e popularidade das redes sociais e plataformas como o Reclame Aqui. Evite a todo custo qualquer tipo de repercussão negativa.

Portanto, seja transparente e ofereça descontos reais.
 

4. Use a criatividade nas ofertas

Criatividade é um elemento fundamental para elaborar promoções atrativas, principalmente tendo em vista que os consumidores são bombardeados por informações de diferentes marcas no período.

O ideal é que, nessa ocasião, você direcione o olhar para os seus concorrentes, a fim de obter ideias de campanhas de vendas.

Quais estratégias eles usam em datas especiais que, de fato, funcionam perante o consumidor? E de que modo você pode se destacar da concorrência?

Seja criativo!

Mesmo que você não tenha condições de oferecer descontos agressivos, isso não é motivo para ficar de fora da Black Friday. Existem inúmeras estratégias para vender mais que podem ser bem interessantes para o seu público.

Você pode oferecer, por exemplo:

  • Kits de produtos: Agrupar produtos complementares e vendê-los juntos, como um pacote, geralmente por um preço mais baixo do que seria cobrado se fossem adquiridos separadamente. Por exemplo, um kit de cuidados para a pele que inclua um limpador facial, tônico e creme hidratante.

  • Sorteios: Estratégia de marketing pela qual os clientes têm a chance de ganhar prêmios ao participar de um concurso. Por exemplo, uma empresa de produtos de beleza pode realizar um sorteio entre os participantes para ganhar um conjunto completo de seus produtos mais populares.

  • Amostra grátis: Oferecer produtos gratuitos para os clientes experimentarem antes de comprar é uma iniciativa simpática e que demonstra segurança na qualidade daquilo que você comercializa. Por exemplo, uma empresa de alimentos pode distribuir amostras grátis de um novo sabor de biscoito em um supermercado local.

  • Pontos extras em um programa de fidelidade: Oferecer mais pontos do que o habitual em um programa de fidelidade incentiva compras e/ou engajamento contínuo. Por exemplo, uma loja de roupas pode dobrar os pontos para cada compra realizada durante a semana específica.

  • Vendas adicionais: Incentivar os clientes a comprar produtos adicionais relacionados ao item que eles já estão levando. Por exemplo, um varejista de eletrônicos pode sugerir a aquisição de um case e carregador extra ao vender um smartphone.

  • Garantia extra ou frete grátis: Oferecer uma garantia estendida ou eliminar as taxas de envio é uma estratégia para incentivar a compra. Por exemplo, uma loja on-line de móveis pode oferecer frete grátis em todos os pedidos acima de um determinado valor.

  • Cupons de desconto: Descontos atraentes e específicos aos clientes, geralmente através de códigos de cupom. Por exemplo, um restaurante pode distribuir cupons que dão aos clientes 20% de desconto em suas refeições.

  • Brindes: Presentes gratuitos para os clientes que compram um determinado produto ou gastam acima de um determinado valor. Por exemplo, uma loja de cosméticos pode oferecer um batom gratuito para gastos acima de um determinado valor em produtos.

  • Desconto progressivo: Descontos maiores para compras maiores. Por exemplo, uma loja de roupas pode oferecer 10% de desconto em compras acima de $50 e 20% de desconto em compras acima de $100.

  • Cashback: Oferecer aos clientes um reembolso em dinheiro ou crédito por uma porcentagem do valor gasto. Por exemplo, um cartão de crédito pode oferecer 1% de cashback em todas as compras realizadas com o cartão.

A ideia é aproveitar a data para proporcionar uma boa vantagem ao seu consumidor e promover o seu negócio, seja qual for o caminho ou estratégia escolhida.
 

5. Instigue o consumidor a adquirir mais itens com descontos

Principalmente para empresas pequenas, com poucos funcionários, destacar-se dos grandes concorrentes é um desafio, concorda?

Isso porque nem sempre o empreendedor consegue reduzir o preço dos produtos sem perder a margem de lucro.

Se esse é o seu caso, uma ideia promocional para vender mais é dar descontos para a compra de itens adicionais, os chamados “descontos progressivos”.

Esse é um tipo de promoção que incentiva a aquisição.

Quanto mais produtos o consumidor levar, maior será o desconto, o que o instiga a cogitar itens que já desejava e que, na hora, parecem ser mais vantajosos.
 

Quer conhecer mais 5 dicas para potencializar as suas vendas durante a Black Friday?

Baixe o manual completo elaborado pela ACIC: Black Friday sem Mistérios: Como Vender Mais e Lucrar Muito

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