https://atualiza.acicampinas.com.br/ADMblog/thumbs/339..jpg
Equipe ACIC
Equipe ACIC
Tradicional instituição empresarial de Campinas, fundada em 1920 e com mais de 2.500 empresas associadas, a ACIC apoia o desenvolvimento das empresas por meio de seus 3 pilares para soluções empresariais: Redução de Custos, Oportunidades de Negócios e Educação Empreendedora.

O desafio de inovar em tempos de crise

Historicamente temos vários exemplos de empresas que surgiram ou cresceram em momentos de dificuldades, pois souberam trazer propostas de valor alinhadas com o momento econômico. Posso citar alguns casos recentes como a Zoom (Plataforma de videoconferências), e diversas outras empresas de comunicação digital que aproveitaram a crise para ajustar e alavancar seus negócios.

Quando há uma crise, temos de colocar todas as forças na inovação, porque a única resposta agora é criar novas soluções. Não podemos usar ferramentas antigas para solucionar problemas novos. Por isso precisamos inovar!

Falando em inovação, algumas dicas podem te ajudar a acelerar os resultados em tempos de incerteza econômica:

 1) Defina a estratégia de inovação da empresa – É preciso avaliar as áreas mais promissoras para inovar e priorizar os esforços de desenvolvimento. Nesse ponto vale destacar os diferentes tipos de inovação, buscando elementos como design, experiência de consumo, reduções de custo ou ajustes na cadeia de fornecimento.

2) Use a filosofia da inovação enxuta – crise é momento de eliminar os desperdícios e aumentar a velocidade dos desenvolvimentos. O processo de gerar um produto mínimo viável e testa-lo para reduzir as incertezas e fazer os ajustes necessários o mais rápido possível deve ser o mantra para os empreendedores.

3) Busque apoio externo – o conceito de inovação aberta tem várias vantagens, entre elas a redução do risco, do prazo e do custo dos desenvolvimentos. Conectar a empresa com fornecedores e universidades requer um esforço de gestão dos parceiros, mas pode trazer ótimos resultados para identificação e execução dos projetos inovadores.

4) Busque recursos e auxílio para as iniciativas e projetos – além do orçamento próprio da empresa, diversas outras fontes podem complementar o financiamento necessário para executar os projetos de inovação.

5) Garanta tempo dedicado à inovação – nossa capacidade de inovar está diretamente relacionada ao tempo que dedicamos ao tema. Quanto mais colocarmos a inovação na nossa pauta e da empresa, maiores os resultados alcançados. É preciso combinar descoberta, execução e desenvolvimento do negócio.

 Seguindo esses passos, você estará no caminho da inovação. Mas é natural que surjam dúvidas na identificação de soluções que se aplicam especificamente ao seu modelo de negócio.

 Pensando nisso, amanhã (16/04), às 11h, iremos transmitir um workshop online sobre inovação, que vai te mostrar como aplicar os melhores processos para o cenário atual e fazer com que a sua empresa não pare de entregar os resultados necessários, sendo ágeis e assertivos. Faça a sua inscrição, clicando aqui!


Equipe ACIC| #inovação

Pode lhe interessar


Colunistas


Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Posts recentes


Assuntos relacionados