Vice-presidente da ACIC modera debate no BR Week 2016

Vice-presidente da ACIC modera debate no BR Week 2016

Adriana Flosi discutiu o diferencial de empresas que cresceram em meio à crise

A vice-presidente da Associação Comercial de Campinas e da FACESP / RA 7, Adriana Flosi, moderou nesta quarta-feira, 29, o debate debate “Pelo Brasil: quem são e o que estão fazendo as redes que têm crescido” durante o BR Week 2016.

Na abertura, ela ressaltou que a crise reduziu, mas não eliminou totalmente o dinheiro do mercado. O consumidor, com menor poder de compra, fez uma seleção mais rígida de onde comprar e foi mais racional em suas escolhas. "Empresas recorrem a recursos em várias áreas para superar os efeitos de uma crise, é uma sinergia que as fazem ter um desempenho positivo e ser a escolha do cliente em detrimento da concorrência. Por isso há redes que performam com excelência mesmo em um cenário desfavorável. Pessoas que superam a crise”, disse Adriana.

Além da vice-presidente da Associação Comercial, participaram do debate, a diretora de marketing do Carrefour, Silvana Balbo; o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro; Vito Chiarella, diretor comercial da Total Express e Davi Holanda, diretor de Inovação, Produtos e Marketing da PagSeguro.

Para Silvana Balbo, além de falar da crise, é importante dizer que o momento que a rede vive hoje teve início em 2012. “Foi um movimento que melhorou a experiência de compra nas lojas, mudou a comunicação e reformando alguns pontos. A partir daí, nós redefinimos a estratégia ao colocar o cliente como foco das decisões. Conseguimos crescer acima do mercado em alguns formatos, principalmente no hiper, estamos reformulando os supermercados e teremos a retomada do nosso e-commerce”, destacou.

Para Honório Pinheiro, a confederação tem uma matriz com 450 mil empresários e segundo ele, 2015 foi um ano de muito desafio para todos que fazem varejo. “Temos ainda dificuldades com a legislação nacional, que criam travas . É algo ainda a ser superado”, disse. Eles destaco ainda a importância do varejo para os consumnidores. “Quando uma empresa como o Carrefour coloca mais modelos, ela quer se aproximar das pessoas, tentando fazer com que elas vivam melhores.”

Acompanhando o ritmo do crescimento, a Total Express cresceu 20% no ano passado em entrega de revista, segundo Vito Chiarella. “A capacitação dos empregados é primordial. As pessoas que trabalham são o principal fator, porque não adianta chegar com o pacote estragado, amassado. Logística tem que ter processo, automação e gente. São cerca de 80 mil entregas dia. Tem que ter treinamento, suporte, tecnologia. São operações diárias, quando falha, precisa ser rápido na solução do problema”, justifica.

Quando o assunto é meio de pagamento, Davi Holanda afirma que a PagSeguro é uma empresa que quer prover um serviço para o varejo, o usuário e o consumidor final. “A moderninha foi resultado de um estudo de caso, pesquisamos, estudamos e lançamos. Em relação a pessoas, quando contratamos um funcionário, fazemos uma seleção rigorosa e treinamentos exaustivos para prepará-lo pra o futuro”.

Adriana ressaltou que as iniciativas apresentadas vão servir de inspiração para que varejistas de todos os portes possam captar os conceitos dessas empresas e adaptá-los à realidade de cada um. “Por isso, eventos como esse, que aproximam varejistas permitem uma troca de informações que se reflete na experiência de compra e na eficiência dos negócios”, concluiu a vice-presidente da ACIC.  


ACIC, Adriana-Flosi, BR-Week, ACICampinas

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados