Entender o comportamento do consumidor é essencial para o sucesso do varejo

Entender o comportamento do consumidor é essencial para o sucesso do varejo

Omnichannel, conteúdo digital e lojas físicas com experiências conectadas ao mundo digital, são as principais tendências do varejo em 2018. As causas e consequências de cada uma dessas tendências serão abordadas por Ricardo Alarcon - diretor comercial e de trade marketing da Grendene - no 6º Fórum Regional do Varejo, no dia 26 de abril de 2018, na Expo D. Pedro, em Campinas.

Para o executivo, a disponibilização de conteúdo no mundo digital é o principal meio de padronizar a experiência do consumidor junto às lojas físicas, pois o cliente entra na loja já sabendo mais que o lojista. “A transformação do atendente de loja em um consultor digital também faz sentido, esse deve dominar o que acontece no digital para influenciar no mundo físico”, reforça.

Segundo Alarcon uma das marcas da Grendene, a Melissa, é líder do segmento atuando somente na mídia digital. Isso se dá também, pelo acesso às informações que os consumidores têm sobre as marcas nas redes sociais, uma vez que elas terão, cada vez mais, um papel importante na decisão de compra. “O Facebook já declarou que quer se tornar uma plataforma de negócios, onde além de obter conteúdo, iremos fazer compras na plataforma”, acrescenta.

Ao ser questionado sobre o futuro do varejo nacional, Alarcon adverte que o varejo de moda no Brasil vai mudar profundamente. “A sapataria como a conhecemos não existirá mais. No lugar teremos lojas vinculadas diretamente ao estilo de vida do consumidor e como ele se relaciona com o meio em que vive”.

Alarcon destaca também que o foco do varejista este ano é investir de acordo com o comportamento de seu consumidor, o que ele espera receber e o que ele terá de informação sobre o que deseja consumir. “Cada vez mais o varejo se tornará um complemento na decisão de compra, podendo influenciar essa decisão por meio de conteúdo”.

O empresário acrescenta que esse é o caminho para o sucesso do varejo e que o erro mais comum das empresas que não conseguem crescer é fazer exatamente o contrário, ou seja, querer oferecer tudo para todos, o tempo todo. Não possuindo assim uma personalidade de marca, com um objetivo claro do que é, sendo apenas mais um player no mundo de muitos.

Por fim, Alarcon adianta alguns dos planos de expansão da marca. “Estamos focando nossa expansão para o exterior, já estamos em mais de 90 países, somos há mais de 10 anos os maiores exportadores de calçados do Brasil, contudo, ainda temos que estar em mercados importantes como Índia e China de forma mais atuante. Internamente estamos consolidando a marca Ipanema e com uma forte expansão de acessórios e não calçados”, conclui.

Grendene: A Grendene comercializa os seus produtos para o mercado interno e externo e conta com mais de 24 mil funcionários e seis unidades. Além de duas lojas exclusivas da Melissa, uma em São Paulo e uma em Nova Iorque (EUA).

FRV: Ricardo Alarcon é palestrante confirmado no 6º Fórum Regional do Varejo, principal evento de varejo do interior de São Paulo, que ocorrerá no dia 26 de abril, em Campinas. O especialista vai se apresentar o painel Tendências para o Varejo.


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