ACIC destaca formas de crescimento para outras associações comerciais

ACIC destaca formas de crescimento para outras associações comerciais

Encontro regional de associações permite troca de experiências entre as entidades

As boas práticas de gestão da Associação Comercial de Campinas foram um dos focos da reunião da Região Administrativa 7 (RA-7) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, que reúne 37 entidades da região de Campinas, realizado em Holambra, dia 20.

O encontro mensal é uma forma de trocar experiências entre as associações comerciais para melhorar a performance das entidades e beneficiar empreendedores associados. Nos últimos 5 anos, a ACIC ampliou seu faturamento em mais de 75% e sua base de associados em mais de 70%. Para a vice-presidente da Associação Comercial de Campinas, Adriana Flosi, muito do que foi implantado na entidade nos últimos anos pode ser implementado também em outras associações. 

Pacote de produtos e serviços

Até 2011, o principal canal de relacionamento entre o associado e a entidade era o SCPC. Para ampliar esse contato, a ACIC começou um trabalho intenso de construção de novos produtos para a entidade, que é conduzido até hoje por uma equipe que os atualiza frequentemente de acordo com as preferências dos empresários. "As necessidades das empresas mudam, logo o portfólio que você tem em 2016 talvez não vá atender as empresas em 2020 e 2021, então a gente tem que ter esse dinamismo para se manter relevante na vida dos nossos associados e  empresários”, comentou o gerente geral Leandro Diniz.

O que um empresário busca ao entrar em uma entidade empresarial é o principal fator que a ACIC leva em conta para de criar serviços e produtos. As empresas de pequeno ou médio porte buscam geração de oportunidade de negócios, desenvolvimento por meio de qualificação e redução de custos. Essa demanda faz com que a ACIC disponibilize encontros e reuniões para networking, cursos de curta duração e workshops com conteúdo qualificado de educação empreendedora. Além disso,  o AC Celular, um serviço corporativo de telefonia móvel, é um dos destaques do portfólio para redução de custos das empresas. “Também implantamos um plano de saúde que o associado pode oferecer a seus funcionários com preços diferenciados. É uma maneira acessível das empresas reterem talentos com esse benefício essencial”, acrescenta Adriana Flosi.

Os eventos promovidos pela ACIC são voltados ao público empreendedor, e geram visibilidade para a associação. O Fórum Regional do Varejo foi um evento que começou pequeno, mas que agora em sua última edição conseguiu atrair quase mil participantes. Segundo a vice-presidente, ações como essa contribuem muito para o fortalecimento das entidades junto à sociedade.

Novas equipes e funcionários

A ACIC criou duas equipes que foram importantes para o crescimento da entidade ao longo dos anos, a equipe de Novos Sócios e a de Relacionamento. É um investimento na estrutura de captação de novos associados e também na fidelização e no relacionamento com eles. Segundo Diniz é importante que as associações tenham no mínimo um funcionário olhando para o mercado em busca de novos associados.

Na busca de jovens competentes que trabalhem nessas áreas, e em outras da entidade, a entidade de Campinas possui o Programa de Estágio e de Trainees, que busca jovens capacitados para as equipes. O programa gera formação e capacitação desses novos funcionários para o mercado de trabalho, além de gerar um retorno direto para a entidade.

Junta Comercial

O movimento do escritório regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), instalado na ACIC, é muito grande mesmo com a atual recessão econômica. A rapidez com a qual os procedimentos são realizados na Junta é um fator positivo de atração, principalmente dos escritórios de contabilidade de Campinas e região.


ACIC, Acicampinas, RA-7, Associação-Comercial, Associação-Comercial-Industrial-Campinas

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados