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Adriano Pedro Bom
Adriano Pedro Bom
Sócio-diretor da Propter Desenvolvimento Gerencial

O poder da referência

Você é parte do que referencia

Nossa rede de contatos é um dos ativos mais preciosos que construímos ao longo da vida. E, a bem da verdade, compara-se a um organismo vivo em alguns pontos: nasce, se desenvolve, necessita de energia e cuidados para sobreviver, e pode também se extinguir. A forma como administramos essa rede demonstra muito do que valorizamos.

É certo que não é viável manter contatos frequentes e aprofundados com todas as pessoas que conhecemos. Diz-se que conseguimos ter interação mais próxima com no máximo 150 contatos (sejam profissionais ou não). Hoje dispomos de tecnologia que facilita esse processo, mas, ainda assim, esse limite permanece.

Resta-nos compreender que é necessário priorizar determinados relacionamentos e ter foco. Nossa energia e atenção mantém viva a rede de contatos que cultivamos. Podemos fazer um exercício para compreender esse fenômeno. Vamos considerar sua rede de contatos profissionais: pense em pelo menos 20 pessoas dessa rede que sejam mais próximas. Responda sinceramente: quantas dessas pessoas já o referenciaram para alguma oportunidade profissional? Quantas dessas pessoas já foram referenciadas por você? Em uma rede ativa e produtiva esse número estaria razoavelmente equilibrado, e seria crescente. Como você se saiu?

Para ter mais êxito com seus contatos profissionais, seguem algumas dicas:

1) Referencie sempre aqueles que comprovadamente são de sua confiança. Quando você indica alguém para uma oportunidade de trabalho ou para atender a um cliente, está também referenciando a si mesmo como uma fonte de soluções. E, quando sua indicação não corresponde ao esperado, além de você mesmo, todos os seus contatos perdem com isso. É fácil entender o motivo: você perde credibilidade, e suas indicações não serão mais confiáveis.

2) Pessoa interessante é pessoa interessada. A velha máxima é muito bem-vinda aqui. Como você pode indicar alguém que não conhece? Interessar-se genuinamente pelo que seus contatos fazem é fundamental para ter sucesso em networking.

3) Dê o primeiro passo. Esperar receber primeiro para contribuir depois é uma das maiores falhas em desenvolvimento de relações profissionais. Conheço profissionais que pensam assim. E, a despeito de sua grande competência técnica, perdem oportunidades o tempo todo porque estão dedicados apenas a vender sua imagem ou produtos/serviços, e não a construir relacionamentos.

4) Uma jabuticabeira leva de 10 a 15 anos para frutificar. Uma rede de contatos profissionais não leva tanto tempo, fique tranquilo. Mas se está começando a investir em sua construção a partir de agora, saiba que os melhores frutos serão colhidos em cerca de 6 meses, pelo menos, segundo a literatura especializada. E desde que siga os três passos anteriores.

Sua rede de contatos tem o poder de lhe proporcionar oportunidades, prosperidade, amizades e a chance de transmitir seu legado. Interessado?

Abraço, e sucesso!


Adriano Pedro Bom| comportamento, adriano pedro bom

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