Reunião plenária da diretoria da ACIC tem palestra sobre futuro e inovação

Reunião plenária da diretoria da ACIC tem palestra sobre futuro e inovação

Luis Rasquilha e diretores adjuntos da Associação refletem sobre tendências e a influência da tecnologia

A Associação Comercial e Industrial de Campinas recebeu as diretorias Executiva e Adjunta da entidade nessa sexta-feira, dia 21, para uma reunião plenária. O encontro contou com uma palestra sobre inovação e futuro de Luis Rasquilha, CEO da Inova Consulting e da Inova Business School. 

"Estamos vivendo no mercado a maior transformação da realidade, mas dessa vez os problemas não são políticos ou econômicos, são comportamentais", acredita Rasquilha. Para ele, a partir do final do século XX o mundo passou de ser linear para se tornar exponencial. Com a consolidação da tecnologia as pessoas passaram a se tornar cada vez mais conectadas. “Atualmente o celular virou uma extensão do corpo, ninguém consegue viver sem”, diz o especialista. 

 
As pessoas acessam e compram pela internet de forma rápida e constante. Apenas em um minuto no mundo a Amazon ganha cerca de 200 mil dólares em vendas, o Netflix tem 69 mil visitas e o Google realiza 2,4 milhões de pesquisas. "Isso tudo acontece em apenas 60 segundos. O mercado não está parado, está muito mais rápido!”, diz Rasquilha. Porém, ele comenta que a tecnologia é um acelerador, mas não é o resultado. O que resulta dela, depende do que é feito com ela.
 
 Atualmente as pessoas são separadas em dois grandes grupos, os imigrantes digitais que são nascidos antes dos anos 90 e os nativos digitais que nasceram depois dos anos 90. Os consumidores atuais são nativos da tecnologia e do mundo conectado, então entender suas mudanças comportamentais é essencial para acompanhar o mercado, vender e fazer negócios. Mas, Rasquilha acredita que não é tão fácil acompanhar essas mudanças, pois tudo acontece muito rápido e o tempo médio de duração de um negócio caiu de 30 para 5 anos. “Até o conhecimento tem validade, é preciso se manter constantemente atualizado e se preocupar com o futuro e a inovação”. Segundo o especialista, é necessário se preparar e atentar para os novos negócios que surgem do dia para a noite. 
 
“O que você tem que mais ninguém no mercado tem?” Ele acredita que essa é a grande pergunta que todo negócio deve fazer e também é um desafio. Portanto, os empreendedores devem sempre olhar para o futuro, tendências e tecnologia, pois tudo isso junto transforma o comportamento dos consumidores. Rasquilha acredita que é possível ter ideias e criar insights que podem mudar o futuro de um negócio e, para isso, ele tem algumas dicas:

1 - Definir um propósito para a empresa

2 - Vender sonhos mais do que produtos ou serviços

3 - Achar um foco. Como muita coisa acontece ao mesmo tempo, perder o foco é comum
 
4 - Criar ecossistemas 

5 - Interagir com o cliente

6 - Se arriscar e falhar rápido

7 - Olhar sempre para o futuro


ACIC, Diretoria, Campinas, Inovação, Futuro, Luis-Rasquilha, Inova-Consulting, Inova-Business-School, Mindeset

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados