Sinfac-SP realiza VI Encontro Regional dos Empresários de Fomento Comercial em Campinas

Sinfac-SP realiza VI Encontro Regional dos Empresários de Fomento Comercial em Campinas

Evento homenageou presidente e vice-presidente da ACIC

Com a participação de empresários do setor de factoring de todo o Estado, o Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo (Sinfac-SP) realizou no último dia 15 de julho o VI Encontro Regional dos Empresários de Fomento Comercial em Campinas, com apoio da ACIC. Foi a primeria vez que o evento foi realizado fora de São Paulo e a escolha por Campinas mostra a força da cidade no cenário nacional.

Políticos convidados também participaram do evento. A deputada estadual Célia Leão destacou a importância do setor de fomento comercial para a economia do País durante a abertura do encontro. Na sequência, o presidente do Sinfac-SP, Hamilton de Brito Júnior (Credere Consultoria e Fomento Mercantil) enfatizou o papel decisivo dos parlamentares presentes ao evento para a inclusão do setor no novo Código Comercial e relembrou toda a trajetória desta luta, empreendida ao longo dos últimos quatro anos.

Brito Júnior destacou ainda que o artigo 73-A, inserido no Estatuto das Micro e Pequenas Empresas, e que proibiu a vedação do pagamento de títulos em poder de factoring, além da criação da Empresa Simples de Crédito (ESC), que está em tramitação no Congresso Nacional.

Homenagens

Em seguida, Brito Júnior enfatizou que o setor de factoring é reconhecido atualmente no mercado devido ao trabalho do presidente dos Correios e da ACIC, Guilherme Campos Júnior, que recebeu um troféu em reconhecimento ao apoio sempre dado ao setor. “Quem merece essa homenagem são vocês”, disse Campos Júnior, em alusão à persistência do fomento comercial ao lutar por seus legítimos interesses no Legislativo.

A entidade também homenageou o deputado federal Walter Ihoshi, outro membro do Congresso Nacional que trabalhou pelo Sinfaco-SP em Brasília.

A vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi, também foi homenageada. “Ficamos muito honrados de receber este evento aqui em Campinas”, disse ela.

Retomada do crescimento eonômico

A jornalista da rádio Jovem Pan e do SBT Denise Campos de Toledo deu início às palestras do evento e analisou o atual cenário politico e econômico do Brasil, bem como o que se pode esperar em curto, médio e longo prazo.

De acordo com ela, o país já tem um horizonte de recuperação, após os erros sucessivos do governo Dilma, dentre os quais o artificialismo na contenção de preços, o estímulo exagerado ao consumo como única estratégia para alavancar o crescimento e ter deixado de lado a competitividade da indústria brasileira, assim como o estímulo aos investimento e à produção.

Mesmo com um quadro pouco otimista, Denise prevê uma recupração do Produto Interno Bruto (PIB) per capita em cinco anos, com uma meta fiscal positiva a partir de 2019, devendo o mercado de trabalho ser o ultimo a reagir.

Novo Código Comercial

O novo Código Comercial, Projeto de Lei 1572/2011, está em discussão na Comissão Especial da Câmara, criada para proferir parecer a esta proposta e foi tema do painel do VI Encontro. A apresentação foi feita pelo deputado federal Laércio Oliveira, presidente da Comissão Especial da Câmara Federal que analisa o projeto.

Segundo ele, uma das grandes preocupações desde o início foi o diálogo com todas as esferas do empreendedorismo. “Viajei pelo Brasil inteiro, ouvindo desde o microempresário até o grande industrial, passando pelo comércio, agronegócio, instituições financeiras e mercado marítimo”, lembrou.

O deputado disse também que o novo Código Comercial é uma revolução nas relações, proporcionando finalmente aos empresários um ambiente de maior conforto e segurança jurídica. “Nós precisamos ter um único instrumento no lugar das leis esparsas que hoje vigoram, a reboque do Código Civil”, observou.

O jurista Hermann Dantas, confirmou a importância econômica do novo Código e mostrou indicadores internacionais que colocam o Brasil entre os últimos colocados em rankings sobre ambiente de negócios. Dantas, que faz parte da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados para o novo Código Comercial, diz que os princípios do novo documento são a autonomia da vontade entre as partes e a mínima intervenção do Estado, condições básicas para que a economia do Pais realmente se recupere.

Em relação ao fomento comercial, que é um capítulo do novo Código Comercial, o consultor jurídico da Anfac, José Luis Dias da Silva, explicou que dentre os pontos favoráveis, o destaque é a definição da atividade, bem como de sua forma de remuneração e o mercado por ela atendido. O presidente da Anfac, Luiz Lemos Leite, abordou as origens do foment commercial e sua trajetória no Brasil e no mundo. Os participantes ainda puderam assistir a uma peça montada pela Companhia Te-Ato, que apresentou a comédia Factoring: Mitos e Verdades, que retrata as agruras de um empresário que escapa da falência ao descobrir o setor.

 


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