Guilherme Campos e Francis Flosi são homenageados com título de Cidadão Campineiro

Guilherme Campos e Francis Flosi são homenageados com título de Cidadão Campineiro

Guilherme Campos Júnior, presidente da Associação, recebeu o título em homenagem a seu pai

A Câmara Municipal de Campinas concedeu na noite desta terça-feira, 20 de dezembro, o Título de Cidadão Campineiro ao diretor Francis Magno Flosi e ao presidente Guilherme Campos (in memoriam). A sessão solene, que aconteceu na sede da Associação Comercial de Campinas, foi uma proposta do vereador Artur Orsi. O vereador representou o presidente da Câmara Municipal, o vereador Rafa Zimbaldi, e presidiu a reunião. Para compor a mesa foi chamado o ex-ministro do Trabalho Almir Pazzianotto, a vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi e o homenageado Francis Magno Flosi. A viúva de Guilherme Campos, Leni Terezinha Giudici Campos e seu filho Guilherme Campos Júnior, presidente da Associação Comercial e dos Correios, também compuseram a mesa e receberam o título em homenagem a Guilherme Campos, morto em 1992.

“É uma honra, satisfação e um prazer muito grande poder ter sido o autor, com ajuda de toda Câmara Municipal, desse título de cidadão Campineiro ao Guilherme Campos, em homenagem e em memória, por todo histórico, serviço e trabalho feito por ele em Campinas”, ressaltou Orsi em homenagem à Guilherme Campos.  "É muito importante a Câmara fazer esse reconhecimento por pessoas com essa relevância pelo tanto que contribuíram com a cidade. Hoje me sinto honrado em declarar que Guilherme Campos, in memoriam, e Francis Flosi são cidadãos honrados do município de Campinas”, finalizou o vereador. 

Francis Flosi lembrou o histórico de sua família e agradeceu. “Eu gostaria de agradecer a cidade de Campinas por ter me dado essa honra, a Câmara Municipal  de Campinas e especialmente ao digníssimo vereador Artur Orsi. Eu fiz de Campinas a minha cidade e a cidade da minha família, onde eu tive meus três filhos, que já estão contribuindo com o município e dando continuidade ao trabalho da família Flosi”.

Representando o homenageado Guilherme Campos, o filho Guilherme Campos Júnior recebeu o título e agradeceu ao reconhecimento do trabalho e contribuição de seu pai para a cidade de Campinas. "Ele viveu pouco, mas viveu intensamente e a sua história marca a história de Campinas. Ele fazia sempre tudo com muita paixão, muita dedicação e muita doação. Ele precisava desse título de Cidadão Campineiro, de uma cidade a qual ele se dedicava e gostava tanto. Em nome de nossa família, eu agradeço de coração essa oportunidade de tornar Guilherme Campos, cidadão campineiro”, discursou o presidente da Associação Comercial.

Almir Pazzianotto, que também possuí o título de cidadão campineiro, prestigiou os homenageados "Cumprimento Campinas e sua Câmara Municipal pelo título conferido a Guilherme Campos e Francis Flosi. Nessa época de mediocridade e corrupção, suas figuras ganham especial destaque como grandes personalidades da cidade", finalizou.

A vice-presidente da entidade, Adriana Flosi, que também já recebeu o título de cidadã campineira, ressaltou que as honrarias revelam o trabalho relevante da entidade. "A ação dessas pessoas junto à entidade não beneficia só a Associação, mas contribui para o desenvolvimento econômico de Campinas", acrescentou.

Cerca de 90 pessoas compareceram na cerimonia, entre autoridades de Campinas e região, além dos diretores da entidade Carlos Corrêa, Nina Perteli, Angela Segal, Dominique Mincarone, Gilberto Antonioli, Gilberto Bueno, Joaquim Dias, Celeste Diva, Fileto de Albuquerque, Marcelo Campos, Luiz Campos, Nivaldo Doro, Norimiti Higa e Ivan Santos. 

Clique AQUI e confira as fotos do evento. A sessão solene está disponível na íntegra e pode ser assistida AQUI.

Guilherme Campos (in memorium)

Os pais de Guilherme Campos, filhos de imigrantes portugueses do lado paterno e italianos do lado materno, eram da região de Olimpia, no interior de São Paulo. Seu pai era empacotador e depois se tornou gerente das Casas Pernambucanas, e em seguida a família se transferiu para Tanabi e São José do Rio Preto, antes de chegar a Campinas.

Formando em Direito pela PUC-Campinas, Guilherme Campos era incentivado pela família a se tornar Juiz de Direito mas a vocação para o comércio foi mais forte.  Incialmente os avós tinham a Casas Brasileiras. Com Guilherme à frente, foi criada a Casa Campos, em 1961, na avenida Campos Salles. Já casado com Leni Terezinha Giudici Campos, tiveram três filhos: Guilherme Campos Júnior, Marcelo Campos e Luiz Campos.

No início de 1967 Guilherme Campos assumiu interinamente a presidência da Associação Comercial de Campinas, foi o começo de um período marcado por importantes realizações da Associação. Campos era um empresário dinâmico, que desde o início estimulava a participação da ACIC como promotora do comércio local, através de campanhas ligadas a datas como o Dia das Mães e o Natal. Sempre se envolveu pessoalmente, por exemplo, na iluminação festiva da cidade para o final de ano. 

Guilherme Campos presidiu a Associação Comercial de 1966 até 1969, 1970 até 1971, 1974 até 1992, por 22 anos. Os últimos anos de Guilherme Campos à frente da entidade coincidiram com o período de redemocratização do país. À frente da instituição e da Guarda Noturna, Campos prosseguia em suas campanhas de promoção do comércio.

No dia 4 de julho de 1992, a tristeza geral em Campinas com a morte de Guilherme Campos, em pleno vigor e dinamismo à frente da Associação e da Guarda Noturna, além dos negócios na Casa Campos e outras atividades. Ele foi o presidente de maior longevidade no cargo. Décadas de dedicação ao comércio, à defesa do setor, a Campinas de modo geral. 

Francis Magno Flosi

Francis Magno Flosi é natural de Ribeirão Preto e formado na XIII turma de Medicina Veterinária pela Unesp, em 1980.  Pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing de Serviços pela Universidade São Francisco-SP; e em Clínica Médica e Cirurgia de Animais Silvestres pela Universidade Castelo Branco - RJ. É autor de livros sobre marketing na medicina veterinária. Foi vice-presidente e árbitro do Kennel Club de Campinas-SP. Em 1992 foi eleito conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo, onde foi membro e presidente de várias comissões, além de ter sido eleito diretor-científico. O professor é ainda sócio remido da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, ex-coordenador regional da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais - ANCLIVEPA - SP, fundador e ex-diretor de patrimônio da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens - ABRAVAS, ex-coordenador regional do Sindicato dos Médicos Veterinários de SP - SINDIVET e fundador e 1º presidente da UNIMEV - Cooperativa de Trabalho Médico Veterinário. Atualmente, é vice-presidente da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas - ABVET. 

Escolheu Campinas para fixar residência, montar seu próprio negócio e constituir família. Empreendedor de sucesso, fundou a DROGAVET e expandiu os negócios para três clínicas veterinárias em regiões distintas de Campinas. A partir de 1999 passou para área acadêmica, levando o conhecimento de suas especializações para os cursos de graduação das Faculdades UNIPINHAL, UNIABC, FACULDADES INTEGRADAS DE JAGUARIÚNA-FAJ e UNIP. Francis Flosi também atua em atividades de classe do setor comercial. Foi eleito conselheiro fiscal da Associação Comercial e Industrial de Campinas - ACIC e Diretor de Comunicação da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Campinas. Em 2002, fundou o Instituto QUALITTAS de Pós-Graduação em Medicina Veterinária junto de colegas com domínio de outras áreas da medicina veterinária. 


Cidadão-Campineiro, Guilherme-Campos, ACIC, Francis-Flosi, Artur-Orsi, Campinas, 2016, Leni-Campos, Homenagem, Título

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados