Entenda o eSocial, a ferramenta unificada de registro de eventos trabalhistas

Entenda o eSocial, a ferramenta unificada de registro de eventos trabalhistas

Encontro Contábil irá explicar e esclarecer todas as dúvidas sobre esse recurso

Uma plataforma digital que unifica todos os dados trabalhistas que antes deveriam ser informados a cada órgão público separadamente e em datas diversas, essa é uma breve descrição do eSocial. Mas como essa ferramenta funciona e quais suas vantagens? 

O Encontro Contábil realizado pela Associação Comercial de Campinas irá explicar e esclarecer todas as dúvidas sobre o eSocial no dia 7 de março, na sede da entidade. A palestra será realizada pelo diretor da TOZO Consultoria Empresarial, Gustavo Tozo, das 8h30 às 10h30 e as inscrições devem ser feitas AQUI.

"O eSocial é parte do sistema de escrituração digital que exigirá que todos os empregadores enviem ao Fisco, de forma unificada, ou seja, em um único documento digital, todas as informações trabalhistas, previdenciárias, fundiárias e tributárias relativas aos seus trabalhadores, sejam eles empregados, avulsos, contribuintes individuais etc”, explica Tozo. 

A ferramenta vai unificar todos os dados dos trabalhadores, ou seja, tudo desde o momento da contratação até a rescisão contratual. Dessa forma, constituem informações a serem enviadas ao eSocial: o registro de empregados; concessão de férias; 13º salário; pagamento de remunerações e demais verbas não integrantes desta, estabilidades concedidas; afastamentos do trabalho; acidentes sofridos; recolhimento de contribuições previdenciárias; depósitos fundiários; retenções e; exames médicos etc.

Porém, o especialista explica que apesar das empresas terem uma simplificação nos seus processos de cumprimentos das obrigações, isso exigirá também a sua centralização nos departamentos responsáveis pela inserção de dados no sistema. "Dessa forma, para que os dados sejam captados de forma correta e em tempo hábil, é imprescindível que a comunicação entre os vários departamentos envolvidos (recursos humanos, departamento de pessoal, jurídico, contábil etc.) seja transparente e efetiva”, explica. 

As vantagens da implementação da ferramenta são muitas, com o eSocial os trabalhadores poderão vir a ter acesso às suas informações relativas ao contrato de trabalho, ciência do recolhimento das suas contribuições previdenciárias e ciência dos depósitos relativos ao FGTS. Ficou com alguma dúvida ou quer saber melhor sobre o eSocial? Compareça ao Encontro Contábil e se informe sobre essa importante ferramenta. 


eSocial, ACIC, Associação-Comercial-Campinas, Gustavo-Tozo, Tozo-Consultoria-Empresarial, Encontro-Contábil

Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados