Dia do Consumidor: o desafio do varejo para garantir as melhores experiências ao cliente

Dia do Consumidor: o desafio do varejo para garantir as melhores experiências ao cliente

O Dia Mundial do consumidor é comemorado no próximo dia 15

Na era da informação, o perfil do consumidor atual é mais informado, mais exigente e mais consciente sobre os produtos que compram. O cliente deixou para trás antigos hábitos para dar lugar a um novo comportamento. Hoje sua principal necessidade é a eficiência do varejo no momento da compra. Diante desse cenário, o desafio do varejo é acompanhar essa mudança, procurando maneiras de atender e respeitar o perfil cada vez mais exigente do consumidor.

O varejo está acompanhando o perfil desse novo consumidor e criando novas formas de melhorar a experiência dele com a marca. Conduta essa que se confirma com a recuperação do mercado, no qual o poder de compra do consumidor começa a dar pequenos passos, movimentando a economia.

Um ponto a ser observado pelos varejistas é que o cliente tem o poder em suas mãos e ele sabe disso, sabe da importância de sua voz, especialmente com as redes sociais. Se a experiência foi muito boa ou desagradável, o cliente vai espalhar na internet e vai exigir retorno rápido da marca. Por isso, a relação entre empresa e consumidor deve ser amigável, a comunicação entre ambos deve ser bilateral e as marcas devem sempre responder o mais breve possível.

Afinal, cliente satisfeito é redução de custos para a empresa. A empresa que tem como foco o cliente não busca “vender a qualquer custo” e arriscar sua imagem perante o seu público-alvo.

É importante gerenciar a jornada do seu cliente e buscar responder seus anseios. Diante da concorrência acirrada por qual o varejo passa, a prática é uma obrigação para as corporações que buscam ser sustentáveis em seus mercados.

A vice-presidente da Associação Comercial de Campinas, Adriana Flosi, reforça que é preciso estar atento ao consumidor. “Melhorar cada vez mais a experiência de compra do consumidor é um dever da empresa que busca não apenas atrair clientes, mas fidelizá-lo. Nós ofeceremos todo o apoio para que o comércio invista em cursos, eventos e capacitação da mão-de-obra de sua equipe, visando melhorar a qualidade do atendimento ao consumidor em todos os setores.”, explica.

Consumidor Positivo

Criado pela Boa Vista SCPC, o site Consumidor Positivo, permite que qualquer pessoa possa realizar uma autoconsulta, conhecer seu score, verificar se há dívidas em seu nome com informações dos credores, se cadastrar no Radar Pessoal para receber periodicamente informações sobre seu CPF e aproveitar as dicas financeiras para sair do vermelho e organizar um orçamento doméstico que possibilite cumprir com todos os compromissos financeiros sem se endividar. É possível também fazer a adesão ao cadastro positivo e ver a relação de balcões de atendimento pessoal.

Ao propiciar ao cidadão a consulta de seus dados, o Consumidor Positivo segue à risca o que diz o artigo 43, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece que “o consumidor terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes”.


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