Dia dos Namorados: Faturamento na RMC chegará em R$ 376,2 milhões

Dia dos Namorados: Faturamento na RMC chegará em R$ 376,2 milhões

Avaliação feita pelo Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) prevê uma expansão de 2,10% em relação ao ano passado

O Dia dos Namorados de 2019 deverá superar levemente o do ano passado, que atingiu 1,80% de expansão. A leve melhoria nos indicadores de confiança da economia alimenta essa expectativa de expansão, conforme avaliação feita pelo Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

O efeito no faturamento de Campinas ficará em R$ 178,5 milhões, um crescimento de 2,12%. Na RMC, o faturamento chegará em R$ 376,2 milhões, uma expansão também de 2,10%.

Outro fator a considerar foi o aumento do valor do presente médio, que subiu em 4,50%, atingindo R$ 116,30. “Os itens mais procurados devem ser: perfumes, jóias e bijuterias, floricultura e celulares, assim como os restaurantes, devido às comemorações em torno da data”, explica o economista da ACIC, Laerte Martins.

Com base nos dados do ano passado, observa-se que houve uma expansão no e-commerce pelos "namorados", que pode atingir este ano, 8,50% das vendas físicas, o que pode melhorar o faturamento final.

A presidente da ACIC, Adriana Flosi, destaca a importância da data para o comércio e enfatiza a necessidade de o empresário do setor criar estratégias para atender o consumidor especificamente nessa demanda. “Um estudo da Google avaliou que, este ano, 62% dos internautas estão em algum tipo de relacionamento, desses, 87% estão namorando ou casados. E mais, 52% deles pretendem presentear o(a) parceiro(a) na data, e 34% pretendem comprar o presente pela internet”, explica Adriana.

Ainda de acordo com o estudo, entre os casados, o frete grátis e o prazo de entrega são os diferenciais mais importantes. Já para os namorados, parcelamento e facilidade de troca são serviços que fazem a diferença. "Conhecer o comportamento do consumidor é um diferencial imprescindível para o comerciante proporcionar uma jornada de compra personalizada, o que contribui para impulsionar as vendas", analisa a presidente da ACIC.


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