Confiança do comerciante aumenta pelo terceiro mês seguido, diz CNC

Confiança do comerciante aumenta pelo terceiro mês seguido, diz CNC

O otimismo dos empresários do comércio é sustentado pelo crescimento das vendas. A expectativa da confederação é que elas avancem 1,7% no ano

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) cresceu 5,1% em junho na comparação com maio. Foi a terceira alta mensal seguida do indicador elaborado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que agora está em 122,4 pontos, maior patamar desde março de 2020.

Segundo a CNC, a melhora na confiança é sustentada pelo crescimento das vendas nos últimos meses. Com o bom desempenho nas comercializações, a confederação revisou para cima sua projeção de crescimento das vendas para o ano, que agora é de 1,7%.

“As medidas de suporte à renda, como o auxílio emergencial e os saques extraordinários do FGTS, seguem produzindo efeitos positivos no consumo e viabilizando o pagamento de dívidas. Com o ticket médio nas vendas correntes mais baixo, o comércio aposta na recorrência das compras e na substituição de marcas caras, o que também explica o bom desempenho das vendas no contexto de disseminação da alta dos preços aos consumidores”, informa a entidade.

Em junho, na comparação com maio, a confiança do empresário na situação atual subiu 9,9%, principalmente pelo aumento de 12,4% da avaliação sobre o momento atual da economia. As expectativas também cresceram (3,5%), puxadas pela melhor avaliação em relação à economia (4,5%).

As intenções de investimentos tiveram alta de 3,6%, puxada pelos investimentos na empresa (6%) e pela contratação de funcionários (4,2%).

Na comparação com junho de 2021, o Icec teve alta de 24,4%, com crescimentos de 57,2% na situação atual, 10,5% nas expectativas e 21,3% nas intenções de investimentos.

 

IMAGEM: Evandro Monteiro/DC


Pode lhe interessar


Notícias recentes


Assuntos relacionados